Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > DRG – Novo curso do IFSP CPV: Técnico em Alimentos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

DRG – Novo curso do IFSP CPV: Técnico em Alimentos

  • Publicado: Segunda, 10 de Outubro de 2022, 09h02
  • Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2022, 09h02

O IFSP Câmpus Capivari contará a partir do 1º semestre letivo de 2023 com um novo curso: Técnico em Alimentos. O curso foi aprovado pelo Conselho Superior do IFSP (CONSUP) no dia 04/10/2022. Assista aqui o vídeo com a aprovação.


O Técnico em Alimentos será ministrado no período vespertino (das 13h20 às 17h00), terá duração de 2 anos (4 semestres) e ofertará anualmente 40 vagas. Poderão cursar o Técnico em Alimentos os alunos que estejam cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio ou os interessados que já tenham concluído o Ensino Médio (antigo colegial). 

O objetivo do Curso é formar Técnicos em Alimentos capazes de compreender e atuar nas diferentes áreas da produção, manipulação, conservação, distribuição e inspeção de alimentos. Além disso, o Curso visa estimular o desenvolvimento dos alunos como cidadãos críticos, propositivos e dinâmicos na busca de novos conhecimentos, por meio da integração entre teoria e prática, que sejam capazes de se inserir no mundo do trabalho de modo ético e comprometido com o desenvolvimento regional sustentável, interagindo e aprimorando continuamente seus aprendizados; e incentivar a integração entre ensino e o mundo do trabalho, oportunizando o desenvolvimento das condições para a vida produtiva.

O egresso do Curso Técnico em Alimentos possuirá formação integral e estará habilitado com base científica, tecnológica e cultural orientada por valores éticos e humanísticos, reconhecimento das diversidades étnico-raciais, de gênero, culturais, de orientação sexual, etária e social, do respeito aos direitos humanos e à pluralidade de ideias. Atuará como cidadão responsável, combativo às diversas desigualdades e crítico na sociedade e no mundo do trabalho. Como profissional criativo e com autonomia intelectual, promoverá sustentabilidade e inovação em prol dos arranjos socioprodutivos e da inclusão social. 

Em sua formação profissional o Técnico em Alimentos será habilitado para:

  1. Coordenar, conduzir, dirigir e executar o processamento e a conservação de matérias-primas, ingredientes, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, da agroindústria e do comércio de alimentos.
  2. Realizar análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais de controle de processos.
  3. Implantar e coordenar procedimentos de segurança de alimentos em programas de garantia e controle da qualidade.
  4. Supervisionar a instalação e a manutenção de equipamentos, controlando e corrigindo desvios nos processos manuais, automatizados e indústria 4.0.
  5. Aplicar soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolver produtos e processos.
  6. Responsabilizar-se pela elaboração e execução de projetos.
  7. Promover assistência técnica na compra, venda e utilização de produtos, equipamentos e maquinários. 
registrado em:
Fim do conteúdo da página