Apresentação e Programação
APRESENTAÇÃO
Vivemos em sociedades cada vez mais digitais, onde parte significativa das nossas interações são mediadas por algoritmos. As novidades sobre o mundo e sobre as pessoas chegam através da Internet, as compras são feitas com poucos cliques, os livros se digitalizaram e as emoções são simbolizadas por emojis. Até mesmo aqueles que nunca navegaram na Internet, aproximadamente 25% da população brasileira, tem suas dinâmicas afetadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), afinal, seus dados são armazenados em servidores de governos, bancos e outras instituições.
Essa inevitável informatização, impõe a nós educadores, o desafio de compreendermos o mundo em que vivemos, as dinâmicas sociais e humanas, explorando as possibilidades e também problematizando as opressões que surgem das nossas apropriações tecnológicas. No Instituto Federal de São Paulo – Campus Capivari temos, já há alguns anos, caminhado na construção sistêmica de espaços para problematizarmos as relações entre TIC e Educação e, dessa forma, compreender o espaço escolar como território essencial na formação integral do ser humano, permitindo que sejamos capazes de ler o mundo e atuar ativamente em sua transformação. Foram diversos os projetos de extensão e pesquisa com os quais buscamos contribuir para a formação tecnológica de jovens e adultos de nossa região. Como resultado de um esforço coletivo de nossa comunidade escolar, em diálogo com a comunidade das cidades da região, elaboramos nos anos de 2017 e 2018 nosso primeiro curso de Pós-Graduação lato sensu: Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação. Em 2019 iniciamos nossa primeira turma! Desde então, sedimentando um importante espaço de diálogo e construção sobre as relações entre educação, tecnologia e sociedade.
A pandemia chegou e, com ela, as limitações que tem transformado cada vez mais profundamente a maneira com que nos relacionamos e fazemos educação. Temos experimentado o ensino remoto emergencial e, em alguns casos, o ensino híbrido. Para muitos, contudo, esse novo universo ainda não chegou, seja por falta de acesso à Internet ou ausência de condições sociais e de infraestrutura mínimas. Em tempos de pandemia tivemos o crescimento exponencial do uso de videoconferências, plataformas educacionais, compartilhamento de arquivos online e outros serviços.
Tendo em vista essa realidade e inquietos de celebrar esse percurso que já há alguns anos trilhamos no IFSP Capivari, convidamos a todos para o nosso I Seminário TIC e Educação que será realizado nos dias 16 e 17 de julho, de maneira online. Este evento será um espaço aberto e gratuito de diálogo, aprendizagem, construção coletiva e compartilhamento, no qual todos e todas são muito bem-vindos!
Comissão organizadora do I Seminário TIC e Educação – IFSP Capivari
1Disponível em <https://www.internetworldstats.com/south.htm#br>. Acesso em 08 de junho de 2021.
PROGRAMAÇÃO
Abertura (16/07)
16 Julho | 19h30: CERIMÔNIA E PALESTRA DE ABERTURA
Participe enviando suas perguntas através do chat!
Para acompanhar diretamente pelo nosso canal da Eduplay, clique aqui.
Palestra de Abertura: NEUROCIÊNCIA E TECNOLOGIA NA EDUCAÇÂO.
Prof. Me. Michel Vicentine Martins
A abertura do I Seminário TIC e Educação acontece nesta sexta-feira, 16/07 as 19h30. Contamos com a presença de nossa diretora geral, Letícia Pedroso, do diretor adjunto educacional, Carlos Roberto Paviotti e dos coordenadores de pesquisa, Alexandre Carmargo Maia e extensão, Gustavo Baptistella.
A palestra de abertura, com o tema Neurociência e Tecnologia na Educação será proferida pelo Prof. Me. Michel Vicentine Martins(Centro Sul Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, CENSUPEG).
PARTICIPE ATRAVÉS DO CHAT!
Comunicações Sala 1 (17/07)
17 DE JULHO
09h00: SEÇÃO 1: TIC E METODOLOGIAS ATIVAS
10h30: SEÇÃO 2: NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
TRANSMISSÃO VIA EDUPLAY
SEÇÃO 1: TIC E METODOLOGIAS ATIVAS
1. Práticas pedagógicas: Aprender a ensinar
Autor: Fabrício Matias Pires
2. Discussões sobre saúde do idoso: uma proposta de gamificação no grupo maturidade do IFSP-Campus Capivari
Autores: Daniel Ramos de Souza, Juliana Rodrigues, Telma Stein Rodrigues, João Batista de Medeiros e Valéria Scomparim
3. Uso da ferramenta Kahoot na aprendizagem dos alunos do Ensino Médio
Autores: Erika Aparecida Piazza, Caroline Aparecida Marturano, Valéria Scomparim, João Medeiros
4. Reutilizar o lixo para proteger através do protagonismo estudantil: lixo “reuticiclável”
Autores: Carlos Henrique Catuaba de Oliveira, Jessica Laiane Dos Santos, Aline Maria Rodrigues da Rocha Forte, Dildo Pereira Brasil, João Batista Medeiros
SEÇÃO 2: NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
1. Os multiletramentos nas aulas de língua portuguesa de ensino médio integrado ao técnico sob a visão do professor
Autores: Joana de São Pedro Inocente, Rodrigo Ramalho Souza
2. Gamificação e jogos digitais como potencializadores no ensino da arte: o resgate da memória artística de Tarsila do Amaral
Autora: Rúbia Bachiega Baptistella
3. Uso do celular inteligente (smartphone) nos processos de ensino e de aprendizagem de geometria espacial: avaliando possibilidades e limitações
Autores: Esther Vanessa do Nascimento Santos, William Vieira, Roberto Seidi Imafuku, Emanoel Fabiano Menezes Pereira
4. Explorando o papel dos parâmetros no gráfico de funções trigonométricas com o auxílio do Geogebra
Autores: Jean Lucas Acelino de Aguiar, Roberto Seidi Imafuku, William Vieira, Emanoel Fabiano Menezes Pereira
PARTICIPE ATRAVÉS DO CHAT!
Comunicações Sala 2 (17/07)
17 DE JULHO
09h00: SEÇÃO 1: TECNOLOGIAS E PANDEMIA; EDUCAÇÃO FINANCEIRA
10h30: SEÇÃO 2: TECNOLOGIAS INCLUSIVAS, FORMAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA CRÍTICA E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
TRANSMISSÃO VIA EDUPLAY
SEÇÃO 1: TECNOLOGIAS E PANDEMIA; EDUCAÇÃO FINANCEIRA
1. Aprendizagem de línguas e recursos digitais: o que diz a comunidade interna do IFSP Capivari?
Autoras: Mariana Nunes Alves e Fernanda Tonelli
2. A ação das mídias e tecnologias na educação em tempo de pandemia
Autoras: Pricila Fabiana Borim e Valéria Scomparim
3. Aulas em Ambiente Virtual: ferramentas que mais incentivam a participação dos alunos para além do chat
Autora: Daniela Terenzi
4. Educação Financeira: Uma proposta de implementação das TICS no contexto da aprendizagem baseada em projetos
Autores: Alexandre Galetti e Rayane Caroline Pereira Amaral
SEÇÃO 2: TECNOLOGIAS INCLUSIVAS, FORMAÇÃO DOCENTE, PEDAGOGIA CRÍTICA E COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
1. A importância das tecnologias inclusivas na formação acadêmica
Autores: Bárbara Lemos, Claudiner Mendes de Seixas e Clenio Bruno da Fonseca
2. O papel dos parâmetros no gráfico de funções trigonométricas com auxílio do Geogebra
Autores: Lucas de Brito Costa, Roberto Seidi Imafuku, William Vieira, Emanuel Fabiano Menezes Pereira
3. RETRATO: Quem eu sou? Quem eu quero ser?
Autores: Gustavo Baptistella Leite da Silva, Caroline Serafim de Oliveira, Eliane Aparecida Garcia, Leandro da Silva Pinheiro de Oliveira
4. Internet e Educação: Os benefícios da utilização de meios digitais na construção coletiva de conhecimento no ambiente pedagógico
Autores: Valdomiro Aparecido Dos Santos Júnior e Bruna Lammoglia
PARTICIPE ATRAVÉS DO CHAT!
<
Trabalhos Assíncronos
TRABALHOS ASSÍNCRONOS
Uma playlist especial foi criada em nosso Canal no Eduplay contendo todas as apresentações assíncronas. Vocês podem acessá-la clicando aqui!
LISTA DE TRABALHOS
1. Aprendizagem baseada em desafios: Uma proposta engajadora para um ensino ativo
Autores:Alexandre Galetti; Beatriz Sotopietro; Carolina Ferraz; Gabriel Rocha; Henrique da Silva Santos; Rafael de Oliveira Macedo; Rayane Caroline Pereira Amaral
Assistir ao vídeo!
2. Metodologias Ativas: Oficina para professores
Autores: Diego Ribeiro de Almeida; Jéssica Madureira Leite de Almeida; Cibele de Almeida e Silva; Mara Rodrigues da Cruz; Denilton Rocha dos Santos; Renata Santos Lopes; Maria Aparecida Valelongo Cunico
Assistir ao vídeo!
3. Aprendizagem baseada em desafios: teorizando e praticando
Autores: Caroline Serafim Oliveira; Eliane Aparecida Garcia; Juliana de Lima Lapera Batista; Fabricio Matias Pires; Leandro da Silva Pinheiro de Oliveira; Marco Antônio Pereira Junior
Assistir ao vídeo!
4. ABD: Eu te desafio
Autores: Cherowlly Jussara Ribeiro; Elvis Rodrigues; Gustavo Baptistella Leite da Silva; Henrique Gomes Silva; Jannyffer Jussara Ribeiro Barroso; José Carlos de Oliveira; Robson Bueno de Camargo
Assistir ao vídeo!
5. Inteligência Artificial no ensino de história: possibilidades e benefícios
Autores: Lívia Estéfani Cardoso, Guilherme de Oliveira da Silva
Assistir ao vídeo!
6. A criação de um blog enquanto metodologia ativa no ensino de história
Autores: Lívia Estéfani Cardoso, Guilherme de Oliveira da Silva
Assistir ao vídeo!
7. Ferramentas digitais no ensino de ciências da natureza
Autor: Anderson Oliveira Santos
Assistir ao vídeo!
8. Produção de adubo orgânico para utilização em hortas
Autores: Juliana de Lima Lapera Batista; Edivaldo Antonio de Jesus Fabiano; Denilton Rocha dos Santos
Assistir ao vídeo!
PLAYLIST
Assista abaixo a playlist completa dos trabalhos ou acesse no Eduplay clicando aqui!
Encerramento (17/07)
17 Julho | 14h00: MESA DE ENCERRAMENTO DO I SEMINÁRIO TIC E EDUCAÇÃO
MESA DE ENCERRAMENTO DO I SEMINÁRIO TIC E EDUCAÇÃO: SÍNTESES E ENCAMINHAMENTOS
Comissão organizadora do I Seminário TIC e EDUCAÇÃO
Nesta mesa de encerramento, os membros da comissão organizadora do I Seminário TIC e Educação, juntamente com os demais participantes, farão uma síntese do evento, buscando traçar os devidos encaminhamentos para essa tão importante área.
PARTICIPE ATRAVÉS DO CHAT!
Comissão Organizadora
COMISSÃO ORGANIZADORA
Inscrições eCertificados
O período de submissão dos trabalhos foi encerrado em 30 de junho de 2021.
Para participar como ouvinte não é necessária inscrição prévia. O controle de presença para posterior emissão de certificados será feito mediante preenchimento de formulário disponibilizado durante a realização do evento.
Atenção! O registro de presença dos participantes ouvintes somente será considerada válido se for realizada durante a transmissão do evento.
As instruções para download dos certificados estarão disponíveis nesta seção após a realização do Seminário.
Comissão organizadora do I Seminário TIC e Educação – IFSP Capivari
Redes Sociais