Apresentação
Olá! Com alegria apresentamos o III Seminário de Pós-Graduação do Instituto Federal de São Paulo - Campus Capivari.
Desde 2019, o IFSP Capivari tem se destacado na oferta de cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização voltados para a formação continuada de professores e outros profissionais interessados na área de educação. Nos anos de 2020 e 2021, realizamos o Seminário TIC e Educação, então uma iniciativa do curso de Especialização em TICs na Educação.
Atualmente, contamos com cinco cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu em nível de Especialização: Educações e Tecnologias Digitais; Educação em Ciências e Matemática; Ensino de Línguas; Desenvolvimento de Sistemas Web e Aplicativos Móveis; e Atendimento Educacional Especializado, estes dois últimos tendo iniciado suas atividades em 2025.
Nas edições de 2023 e 2024, focamos nossas atenções no debate acerca dos desafios para a educação e a pesquisa em ciências, linguagens e tecnologias.
Agora, apresentamos a terceira edição do Seminário de Pós-Graduação do IFSP - Campus Capivari que será realizado entre os dias 21 a 23 de outubro de 2024 tendo como tema central Inclusão e diversidade na educação na era digital. O objetivo é articular o debate sobre temas emergentes na educação e na sociedade como um todo que perpassam diferentes áreas e contextos de atuação, inclusive espaços de educação não-formal.
O evento, totalmente gratuito, acontecerá em um formato online e contará com mesa-redonda, apresentações de trabalhos, oficinas e minicursos. Assim, convidamos educadores, estudantes e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e níveis de formação a participarem deste III Seminário, compartilhando resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, materiais didáticos, projetos de intervenção, bem como relatos de experiências práticas. Acesse a aba Chamada de Submissões e veja mais informações sobre as modalidades de participação.
Programação
21/10 (terça-feira)
19h00 _ Solenidade de abertura (online)
19h30 _ Mesa redonda (online)
Tema: Inclusão e diversidade na educação na era digital
22/10 (quarta-feira)
19h00 às 21h _ Oficinas e minicursos (online)
Em breve a programação completa de oficinas e minicursos.
23/10 (quinta-feira)
19h00 às 21h _ Apresentações de trabalhos (online)
Em breve a programação completa de trabalhos.
Chamada de Trabalhos
A participação no seminário poderá ocorrer nas seguintes modalidades:
1) Projetos de intervenção e sequências didáticas
2) Relatos de pesquisa teórica ou aplicada
3) Relatos de experiências práticas
2.Apresentações em Simpósios Temáticos: Nessa modalidade, um grupo de participantes poderá propor trabalhos dentro de uma linha temática em comum sugerida pelo/a coordenador do grupo (Exemplo: metodologias ativas). Cada simpósio temático poderá ter de 3 a 5 trabalhos com o objetivo de apresentar e discutir dados de pesquisas teóricas e empíricas concluídas ou em andamento, relatos de experiência, bem como sequências didáticas sobre temas correlatos.
O/a coordenador/a proponente do simpósio temático deverá submeter um resumo de até 300 palavras apresentando e relacionando os trabalhos dentro da temática proposta através do formulário: https://forms.gle/7paZb3WCFaBzUueEA. Além disso, o/a coordenador/a deverá submeter os resumos de todos os trabalhos que comporão o simpósio temático em um único arquivo. O/A coordenador/a proponente do simpósio temático será responsável pela mediação do mesmo. O prazo limite para envio de trabalhos é 25/08. O modelo de resumo de trabalho se encontra disponível AQUI.
As apresentações orais acontecerão no formato online síncrono no dia 23/10 das 19h às 21h. As apresentações orais terão tempo de apresentação aproximado de 15 minutos. Posteriormente, os trabalhos apresentados no seminário poderão ser submetidos para publicação na Revista Ciência em Evidência do IFSP - Capivari.
Após a avaliação de todos os trabalhos submetidos (apresentações orais individuais e grupos temáticos), a Comissão Organizadora poderá, eventualmente, remanejar os grupos e trabalhos a fim de realizar ajustes na programação. Qualquer mudança será comunicada com antecedência aos/às proponentes.
3.Oficinas. Nessa modalidade, participantes poderão apresentar propostas de oficinas práticas a serem desenvolvidas durante o evento com as pessoas inscritas. Por natureza, uma oficina apresenta uma metodologia mais prática, que envolve atividades e dinâmicas de experimentação, criação e troca colaborativa. As oficinas devem dialogar com o objetivo e a linha temática do evento. As oficinas acontecerão no formato online síncrono no dia 22/10 das 19h às 21h. As oficinas terão duração de 2 horas.
A submissão de propostas de oficinas deverá ser feita através do envio de um resumo de até 300 palavras através do formulário: https://forms.gle/7paZb3WCFaBzUueEA. O prazo limite para envio de propostas de oficinas é 25/08. O modelo de resumo de oficina se encontra disponível AQUI.
4. Minicursos. Nessa modalidade, participantes poderão apresentar propostas de minicursos teóricos a serem desenvolvidos durante o evento com as pessoas inscritas. Os minicursos devem dialogar com o objetivo e a linha temática do evento. Os minicursos acontecerão no formato online síncrono no dia 22/10 das 19h às 21h. Os minicursos terão duração de 2 horas.
A submissão de propostas de minicursos deverá ser feita através do envio de um resumo de até 300 palavras através do formulário: https://forms.gle/7paZb3WCFaBzUueEA. O prazo limite para envio de propostas de oficinas é 25/08. O modelo de resumo de oficina se encontra disponível AQUI.
Datas importantes:
Data limite para a submissão de resumos (trabalhos orais, oficinas e minicursos): 25/08
Data limite de divulgação dos trabalhos, oficinas e minicursos aceitos: 19/09
Data limite de envio da versão final do resumo: 30/09
Evento: de 21 a 23/10
Para mais informações, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Modelo para a submissão dos resumos de apresentações orais ou em simpósios temáticos:
https://docs.google.com/document/d/1HR4nhVNd5HQo8QsWGE_nw1azf_kF0huv/edit?usp=sharing&ouid=103592185574808206988&rtpof=true&sd=true
Modelo para a submissão dos resumos de oficinas:
https://docs.google.com/document/d/1COaCVlpXbGa2HmxeigqYuWK62MlWbw7m/edit?usp=sharing&ouid=103592185574808206988&rtpof=true&sd=true
Modelo para a submissão dos resumos de minicursos:
https://docs.google.com/document/d/1qJMoZdINMf8WYKz3G6Bb_qf4CV1yrH_Q/edit?usp=sharing&ouid=103592185574808206988&rtpof=true&sd=true
Redes Sociais