Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > INTEGRADO: Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (antigo)
Início do conteúdo da página

Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

Publicado: Segunda, 04 de Fevereiro de 2019, 16h30 | Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2024, 15h03 | Acessos: 10238

Objetivos Gerais do Curso:

Formar profissionais cidadãos técnicos de nível médio competentes com técnica, ética e politicamente, com elevado grau de responsabilidade social e que contemple um novo perfil para saber fazer e manipular tecnologias da informação e da comunicação (TIC), aspectos organizacionais e humanos, visando a aplicações na produção de bens, serviços e conhecimentos, bem como a formação humana e cidadã, alicerçada na articulação entre ciência, tecnologia e cultura.

Desenvolver conhecimentos, saberes e competências que os habilitem efetivamente para analisar, questionar e entender os fatos do dia a dia com mais propriedade, dotando-os, também, de capacidade investigativa diante da vida, de forma mais criativa e crítica.

 

Objetivos Específicos do Curso:

Formar profissionais aptos a propor, projetar e desenvolver softwares e aplicativos para empresas, bem como desenvolver sistemas de informação e administração;

Proporcionar a formação teórica e prática em informática, focada em TI, abrangendo a compreensão do campo científico da computação, especificamente na área de administração de bases de dados, permitindo a sua aplicação na solução de problemas do contexto no que estão inseridos;

Formar profissionais com conhecimentos em redes de computadores, análise, projeto, implementação e gerência de banco de dados, assim como em tratamento, transferência e recuperação de informação;

Capacitar para atuar no desenvolvimento de sistemas administrativos, financeiros e industriais, apoiados na internet, intranets e extranets e até montar a sua própria empresa.

Preparar profissionais por áreas específicas de conhecimento, com seus respectivos conteúdos, que podem ser distribuídos em diversas matérias, dentre as áreas de conhecimento que caracterizam a computação, algoritmos e programação, linguagens de programação, sistemas operacionais e redes de computadores, engenharia de software, sistemas de informação e banco de dados.

 

Perfil do Egresso:

Segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o Técnico em Informática é um profissional apto que desenvolve programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação; utiliza ambientes de desenvolvimentos de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados; executa a manutenção de programas de computadores implantados.

O perfil profissional é definido pela identidade da formação integrada, considerando o nível de autonomia e responsabilidade do técnico formado, os ambientes de atuação, os relacionamentos necessários, os riscos a que está sujeito, e a necessidade de continuar aprendendo e se atualizando.

O profissional é habilitado com bases científicas, tecnológicas e humanísticas para o exercício da profissão, com perspectiva crítica, proativa, ética e global, considerando o mundo do trabalho, a contextualização sócio-político-econômica e o desenvolvimento sustentável, agregando valores artístico-culturais.

 

Coordenador do Curso: Everton Pereira Barbosa

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Horário de Atendimento:

Quartas-feiras, das 08h45 às 09h45

 

Plano Pedagógico do Curso (PPC): clique aqui.

Fim do conteúdo da página