Programação
OFICINAS DE MARÇO / 2024
Abaixo você encontra nossa programação e os links para inscrição!
Por favor, inscreva-se somente se realmente irá participar! As vagas são limitadas e caso você se inscreva e não compareça, pode ocupar a vaga de alguém que gostaría de estar conosco!
27.03 (Quarta) - 19h00 às 21h00 (Próximo evento)
TEMA: Criando um chaveiro com a máquina de corte a Laser
Entre as diversas máquinas no Lab IFMaker-MindHacker do IFSP Capivari, uma das que mais chamam atenção é a máquina de corte a laser DuoFlow, com a qual é possível cortar, gravar e fazer preenchimento em materiais como MDF, Papelão, Acrílico e Couro. Nesta oficina, os participantes terão seu primeiro contato com o processo de corte a laser na DuoFlow, desde o desenho até a execução, criando um chaveiro para levarem para casa!
Responsáveis: Denner Garcia e Estephane Galdino
Público: Estudantes e servidores do IFSP.
Local: Laboratório 1 + IFMaker - MindHacker
Inscrição - Online
Venha fazer parte da comunidade do nosso Lab IFMaker no Telegram clicando aqui !
Horário de Funcionamento
Nos dias e horários abaixo o IFMaker ficará com as portas abertas para receber a comunidade.
Segunda-Feira: 12h00 às 15h30 e 19h00 às 21h00
Terça-Feira: 14h30 às 17h00
Quarta-Feira: 14h30 às 17h00 e 19h00 às 21h00
Quinta-Feira: 14h30 às 17h00
Agendamento
O agendamento dos recursos do IFMaker se dará por ilhas, ou seja, cada pessoa poderá agendar o uso de uma determinada ilha em um determinado horário.
Clique aqui para acessar o sistema de agendamento!
Protocolo de Uso
Protocolo de uso do Laboratório IFMaker-MindHacker – Campus Capivari
OBS: Esse protocolo está em processo de aprovação pelo Conselho de Campus do IFSP.
Aqui buscamos estabelecer alguns protocolos de uso do nosso Laboratório IFMaker-MindHacker, para que possamos manter, cuidar e explorar o máximo que esse espaço tem a proporcionar para a comunidade interna e externa do IFSP Capivari.
1) Os pressupostos que orientam o IFMaker-MindHacker são os seguintes:
a) Este espaço não é de uso exclusivo de um único grupo por vez, mas sim, um espaço de uso compartilhado, a exemplo de uma biblioteca;
b) Este laboratório é um espaço de criação e prática e não passividade e descanso.
2) Os recursos do IFMaker-MindHacker estão organizados em 6 ilhas:
a) Ilha de troca de ideias: espaço com mesas e cadeiras para encontros, diálogos, debates, entre outros.
b) Ilha de Impressão 3d: onde estão as impressoras 3d.
c) Ilha de Corte a Laser: onde está a máquina de corte a laser.
d) Ilha do trabalho pesado: onde estão ferramentas como morsa, furadeiras, serras, martelos, etc.
e) Ilha da eletrônica: onde estão os componentes eletrônicos, equipamentos de solda, placas com microprocessadores, entre outros similares.
f) Ilha da fresadora: onde está a fresadora com torno.
3) Passaporte IFMaker-MindHacker
O uso das máquinas do laboratório somente será permitido por pessoas que tenham passado pelo devido processo de certificação, que consistirá na obtenção de "selos" específicos para o uso de cada máquina. Para obter os selos, as pessoas passarão por um processo formativo através de cursos e oficinas. Aqueles(as) que não tiverem ainda o selo de determinada máquina poderão usá-la apenas com a tutoria de uma pessoa certificada.
4) Sobre reserva e utilização das ilhas do IFMaker-MindHacker
A reserva acontecerá através do sistema de agendamentos cujo link está disponível em nossa página https://cpv.ifsp.edu.br/ifmaker. É importante salientar que não é possível reservar o espaço todo, mas sim cada ilha separadamente.
Os agendamentos ficarão restritos aos horários de funcionamento do laboratório, os quais contam com a presença física de algum membro(a) da equipe. Entretanto, servidores devidamente certificados poderão agendar em outros horários, seja para atividades individuais ou coletivas, reforçando que neste caso, o(a) servidor(a) será responsável pelo laboratório.
5) Materiais de consumo
a) Projetos pessoais
As pessoas deverão trazer seu próprio material de consumo (chapas de mdf, filamentos para impressão, cola, tinta, etc), certificando-se de que os materiais são adequados às especificações das máquinas.
b) Projetos no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão do IFSP Capivari
Havendo disponibilidade, poderão ser utilizados os materiais de consumo do laboratório, desde que solicitados com antecedência por meio de contato com a equipe.
6) Armazenamento de projetos em andamento
Os projetos que estiverem em desenvolvimento no laboratório poderão ficar armazenados nas prateleiras específicas para esse fim, desde que devidamente sinalizados com nome e informações de contato do(a) responsável. Uma vez concluído, o projeto deverá ser retirado para dar espaço a outros projetos que virão.
7) O esquema "Usou/Limpou/Guardou" de organização
O Laboratório IFMaker-MindHacker é um espaço de uso coletivo, assim, é imprescindível que ao final do uso de qualquer ilha, os responsáveis procedam com a organização e limpeza desse espaço, guardando nos lugares devidos os itens utilizados e deixando a ilha pronta para o uso de outras pessoas.
8) Sobre alimentação no laboratório
O Laboratório IFMaker-MindHacker não é um refeitório, ou seja, um espaço onde vamos só para comer. No entanto, na ilha de troca de ideias, comidas e bebidas são bem-vindas, mas sempre lembrando de recolher o lixo e deixar o espaço limpo e pronto para o uso de outras pessoas.
9) Disposições Gerais
Os casos omissos serão resolvidos pela equipe do Laboratório IFMaker-MindHacker.
Equipe de Gestão do Laboratório IFMaker-MindHacker
Equipe
A equipe do IFMaker é formada por professores(as), estudantes bolsistas e técnicos administrativos do IFSP Capivari. Além desse grupo, estamos formando uma comunidade entorno do espaço. Você é bem-vindo(a)! Faça parte de nossa comunidade no Telegram (clique aqui)!
Servidores e Bolsistas
Alexandre Garcia Aguado
Paloma Chaves
Daniel Ramos de Souza
Denner Garcia
Estephane Galdino
O IFMaker
Já dizia Raul Seixas que “sonho que se sonha só é só sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”... Pois foi assim que nasceu o espaço maker do IFSP Capivari.
Inicialmente, um coletivo de dois professores do campus, um da área de tecnologia, apaixonado por educação, e outra da área de educação, apaixonada por tecnologia. Mas a verdade é que, se dependesse somente deles, o sonho não teria se transformado em realidade...
A partir da criação de um coletivo mais amplo no campus, no início de 2016, envolvendo estudantes, professores e outros funcionários, iniciamos a construção do projeto. Visitamos alguns espaços maker em instituições escolares ou não, especialmente na cidade de São Paulo, e passamos a desenhar como seria o nosso espaço, de acordo com a nossa realidade e as nossas possibilidades.
Mas para construir esse espaço, havia dois problemas bem complicados com os quais precisaríamos lidar... O primeiro era a falta de espaço físico adequado para a implantação de um ambiente dessa natureza, diante da escassez de salas de aula grandes em nosso campus. Isso foi resolvido por meio do diálogo com a comunidade, que rapidamente compreendeu que ao construir esse espaço, não estaríamos reduzindo, mas ampliando as alternativas de espaços de aprendizagem para nossos estudantes.
O segundo desafio era a inexistência dos recursos que a construção do espaço demandaria. A solução para essa barreira foi, mais uma vez, contar com a comunidade, que apoiou o projeto de maneiras variadas. Além de poder contar com recursos de diversos projetos mais antigos do campus, que se uniram em torno do novo projeto, criamos uma vaquinha virtual que mobilizou não apenas membros da comunidade interna e da nossa cidade, mas até mesmo pessoas de outras cidades decidiram investir naquele sonho coletivo. Por fim, conseguimos adquirir alguns equipamentos interessantes, como a máquina de corte a laser e a máquina de corte de vinil, utilizando recursos do próprio campus.
A partir de um concurso promovido internamente, nosso espaço foi batizado pelos estudantes, de Mind Hacker, e em 17 de dezembro de 2017 inauguramos o primeiro espaço maker do Instituto Federal de São Paulo!
Muitas coisas bacanas e também alguns desafios aconteceram desde então, até que… chegou o ano de 2020, quando nos vimos forçados a fechar nossas portas. Embora tenhamos até conseguido utilizar o Mind Hacker na produção de face shields, para doar aos profissionais da saúde que estavam na linha de frente do combate à pandemia, dois anos fechados causaram um importante impacto na estrutura de nosso espaço.
A boa notícia é que foi justamente durante este período que a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do Instituto Federal de São Paulo (Inova-IFSP) criou o projeto institucional Lab IF Maker, voltado à criação de laboratórios de ideação e prototipagem dentro dos Institutos Federais de São Paulo. Assim que foi possível, aderimos ao projeto e quando reabrimos as portas, em 2022, passamos a receber alguns importantes equipamentos, como uma nova máquina de corte a laser, uma nova e potente impressora 3D e uma máquina fresadora CNC. Para marcar essa nova etapa no nosso velho Mind Hacker, no último dia 25 de abril, reinauguramos nosso espaço maker!
Hoje contamos com bolsistas dedicados, que além de garantirem que o espaço se mantenha aberto diariamente, auxiliando a comunidade interna e externa com os recursos disponíveis, ainda oferecem oficinas para promover a autonomia dos usuários no manuseio dos equipamentos, fomentando a cultura maker e hacker em nossa comunidade.
Sejam muito bem-vind@s ao nosso novo Lab IF Maker - Mind Hacker!
Redes Sociais