Sobre o Curso
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado (AEE) do IFSP Campus Capivari é uma iniciativa inovadora que visa capacitar profissionais da educação para desenvolver e implementar práticas pedagógicas inclusivas. Com carga horária total de 360 horas, distribuídas em 12 disciplinas ao longo de 3 semestres, o curso oferece uma formação abrangente e atualizada na área de educação inclusiva.
Coordenador do Curso: Em processo de Seleção.
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Este curso é essencial para capacitar educadores a desenvolver, implementar e avaliar práticas pedagógicas inclusivas, promovendo a acessibilidade e a inclusão no ambiente educacional
.
O AEE é fundamental para garantir a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes, capacitando-os para uma participação efetiva em uma sociedade diversa e em constante avanço tecnológico. A crescente urbanização e o desenvolvimento econômico ampliam a demanda por profissionais da educação aptos a implementar práticas pedagógicas inclusivas, ressaltando a necessidade de formar educadores especializados em AEE. Esta formação é crucial não só para a inclusão educacional, mas também para preparar os estudantes para os desafios de um mercado de trabalho dinâmico.
Objetivo Geral: Capacitar professores para desenvolver, implementar e avaliar práticas pedagógicas inclusivas que atendam aos estudantes Público da Educação Especial, promovendo a inclusão e a acessibilidade no ambiente educacional. Este curso visa fornecer uma compreensão abrangente das teorias, metodologias e ferramentas necessárias para a realização do Atendimento Educacional Especializado, assegurando que todos os estudantes tenham igualdade de oportunidades para aprender e desenvolver-se integralmente.
Objetivos Específicos:
• Formar Professores Especializados: Capacitar professores para identificar, planejar e aplicar estratégias de ensino acessíveis para estudantes Público da Educação Especial , utilizando práticas pedagógicas inovadoras e inclusivas.
• Promover a Acessibilidade: Preparar os professores para criar e acessibilizar recursos didáticos e espaços educacionais, tornando-os acessíveis a todos os estudantes, especialmente aqueles com deficiência, garantindo sua plena participação e aprendizagem.
• Capacitação em Tecnologias Assistivas: Oferecer conhecimento e habilidades no uso de tecnologias assistivas, promovendo a autonomia e participação ativa dos estudantes Público da Educação Especial no processo educacional.
• Desenvolver Competências para a Acessibilidade Curricular: Habilitar os professores para desenvolver e implementar currículos acessíveis que respondam às necessidades individuais dos estudantes, promovendo aprendizagens significativas e inclusivas.
• Fomentar a Colaboração e Trabalho em Equipe: Incentivar a formação de redes de colaboração entre professores, famílias e outros profissionais, para construir uma comunidade educacional inclusiva e de suporte mútuo.
• Engajar as Famílias no Processo Educacional: Capacitar os professores para trabalhar em parceria com as famílias, promovendo o envolvimento destas no processo educacional e no desenvolvimento integral dos estudantes.
• Formação Continuada: Promover a atualização e aperfeiçoamento contínuo dos professores em Atendimento Educacional Especializado, assegurando que estejam aptos a responder às demandas contemporâneas e futuras da educação inclusiva.
O curso está estruturado em três eixos fundamentais:
# Fundamentação Teórica
# Práticas Inclusivas
# Inovações Inclusivas
O curso conta com encontros síncronos, atividades assíncronas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e suporte contínuo de tutores especializados.
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
O presente curso está em fase de implantação, contudo o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) desta Pós-Graduação será acessada pelo endereço:
https://ead.cpv.ifsp.edu.br
Público-Alvo
O curso é destinado a Professores Licenciados, com diploma emitido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, que buscam aprimorar suas competências para promover práticas pedagógicas inclusivas e atuar no Serviço do Atendimento Educacional Especializado.
Isso inclui:
# Professores de todas as etapas e modalidades da educação básica e superior que desejam especializar-se aos estudantes Público da Educação Especial.
# Gestores Educacionais Licenciados que buscam implementar e gerir políticas de inclusão em instituições de ensino.
# Recém-graduados em cursos de licenciatura que visam iniciar sua carreira com uma sólida formação em educação inclusiva.
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem o potencial de contribuir significativamente para a formação de profissionais que integram a Rede de Apoio à Inclusão. De acordo com as normativas vigentes, é essencial que os profissionais que atuam no serviço de AEE possuam formação em docência. Considerando o potencial formativo do curso, é recomendável expandir o público-alvo para incluir não apenas professores, mas também outros profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos em práticas inclusivas e pedagógicas especializadas. Essa ampliação pode enriquecer o ambiente de aprendizagem, promovendo uma troca de experiências diversificada e colaborativa. Assim, esse curso poderia ter como público de interesse também:
# Psicopedagogos interessados em aprofundar conhecimentos em práticas inclusivas e estratégias de aprendizagem adaptadas.
# Equipe Multiprofissional como terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, e coordenadores pedagógicos que atuam ou desejam atuar no contexto educacional inclusivo.
# Educadores Sociais e outros profissionais que trabalham em contextos não formais de educação e buscam integrar práticas inclusivas em suas atividades.
Perfil do Egresso:
O egresso do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado será um profissional capaz de:
# Desenvolver e Implementar Práticas Pedagógicas Inclusivas: Utilizar metodologias, estratégias e recursos didáticos acessíveis para atender às diversas necessidades educacionais especiais, promovendo a inclusão.
# Promover Acessibilidade: Criar e adaptar ambientes, materiais didáticos e curriculares para garantir a acessibilidade e a participação plena de todos os estudantes.
# Utilizar Tecnologias Assistivas: Aplicar conhecimentos em tecnologias assistivas para favorecer a autonomia e a inclusão dos estudantes Público da Educação Especial.
# Acessibilizar o Currículo: Acessibilizar o currículo às necessidades individuais dos estudantes, promovendo aprendizagens significativas e respeitando a diversidade.
# Trabalhar em Colaboração: Estabelecer parcerias efetivas com famílias, outros profissionais da educação e da saúde, contribuindo para a construção de uma comunidade educacional inclusiva.
# Engajar Famílias no Processo Educacional: Promover o envolvimento ativo das famílias no processo educativo, reconhecendo seu papel fundamental no desenvolvimento integral dos estudantes.
# Comprometer-se com a Formação Continuada: Demonstrar um compromisso contínuo com a atualização profissional, respondendo de maneira eficaz às demandas contemporâneas e futuras da educação inclusiva.
Ao concluir o curso, o estudante será considerado "Especialista em Atendimento Educacional Especializado" ou "Pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado", capacitado para atuar de maneira eficaz e inclusiva no contexto educacional.
Grade e Corpo Docente
O curso está organizado em três semestres, totalizando 360 horas:
1º Semestre:
- Ambientação EaD
- Fundamentos em Educação Inclusiva
- Avaliação e Identificação do estudante Público da Educação Especial
- Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
2º Semestre:
- Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Inclusivas
- Tecnologia Assistiva na Educação
- Acessibilidade Curricular e Desenho Universal de Aprendizagem
- Estudo de Caso
3º Semestre:
- Gestão da Inclusão em Ambientes Educacionais
- Engajamento das Famílias e Comunidade
- Pesquisa e Inovação em Educação Inclusiva
- Seminários Temáticos em Educação Inclusiva
Cada disciplina possui 30 horas de duração, com aulas de 50 minutos.
ESTRUTURA CURRICULAR:
Carga horária total do curso: 360 h
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Disciplina
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Código
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Teoria/ Prática
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Nº Prof.
|
Aulas por semana
|
Total de Aulas
|
Carga horária
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1º S
|
2ºS
|
3º S
|
Presencial
|
A distância
|
Total
|
Ambientação EaD
|
A1AME
|
T
|
1
|
2
|
—
|
—
|
36
|
—
|
30
|
30
|
Fundamentos em Educação Inclusiva
|
A1FEI
|
T
|
1
|
2
|
—
|
—
|
36
|
—
|
30
|
30
|
Avaliação e Identificação do estudante Público da Educação Especial
|
A1AIE
|
T
|
1
|
2
|
—
|
—
|
36
|
—
|
30
|
30
|
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
|
A1LIB
|
T/P
|
1
|
2
|
—
|
—
|
36
|
—
|
30
|
30
|
Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Inclusivas
|
A2PPI
|
T
|
1
|
—
|
2
|
—
|
36
|
—
|
30
|
30
|
Tecnologia Assistiva na Educação
|
A2TAE
|
T
|
1
|
—
|
2
|
—
|
36
|
—
|
30
|
30
|
Acessibilidade Curricular e Desenho Universal de Aprendizagem
|
A2ACD
|
T
|
1
|
—
|
2
|
—
|
36
|
—
|
30
|
30
|
Estudo de Caso
|
A2CAS
|
T/P
|
1
|
—
|
2
|
—
|
36
|
—
|
30
|
30
|
Gestão da Inclusão em Ambientes Educacionais
|
A3GAE
|
T
|
1
|
—
|
—
|
2
|
36
|
—
|
30
|
30
|
Engajamento das Famílias e Comunidade
|
A3EFC
|
T
|
1
|
—
|
—
|
2
|
36
|
—
|
30
|
30
|
Pesquisa e Inovação em Educação Inclusiva
|
A3PEI
|
T/P
|
1
|
—
|
—
|
2
|
36
|
—
|
30
|
30
|
Seminários Temáticos em Educação Inclusiva
|
A3SEI
|
T/P
|
1
|
—
|
—
|
2
|
36
|
—
|
30
|
30
|
Total
|
432
|
—
|
360
|
360
|
Total acumulado de aulas / horas
|
432 aulas / 360 horas
|
Total geral
|
360 horas
|
Para conhecer todo o Corpo Docente e Administrativo do Campus Capivari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo clique aqui.
Docente |
Titulação |
Qualificação |
Servidor(a) do IFSP desde: |
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Processo Seletivo
Documentos:
Edital do Processo Seletivo 2025 - NOVO
Serão ofertadas um total de 150 vagas a cada ciclo para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado. O processo seletivo será regido por edital próprio, conforme o Edital CAPES nº 25/2023, com financiamento do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Em conformidade com a Resolução Normativa IFSP N.º 04/2021, de 05 de outubro de 2021, haverá reserva de vagas para candidatos que se enquadrem nas políticas de ações afirmativas.
Além disso, o curso permite o ingresso de estudantes especiais em algumas disciplinas, destinado a portadores de diploma de graduação, conforme o Art. 42 da Resolução Normativa IFSP N.º 04/2021. As vagas para esses estudantes serão aquelas não ocupadas por alunos regulares nas disciplinas em questão.
O quadro abaixo apresenta a distribuição das 150 vagas ofertadas anualmente para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Atendimento Educacional Especializado, detalhando a alocação das vagas entre os diferentes Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
POLOS DO CURSO
|
POLO DE APOIO PRESENCIAL
|
ENDEREÇO
|
POLOS DO CURSO
|
Itapevi-SP, Jardim Itapevi
|
Professor Irineu Chaluppe, n. º 65
Jardim Itapevi
Itapevi - SP
CEP: 06653-180
|
30
|
Santos-SP, Vila Nova
|
R. Sete de Setembro, n. º 34
Vila Nova Santos - SP
CEP: 11013-350
|
30
|
Votuporanga-SP, Vila Muniz
|
Rua Pernambuco, n. º 1736
Vila Muniz
Votuporanga - SP
CEP: 15501-095
|
30
|
São Paulo-SP, Penha
|
Av. Condessa Elizabeth Robiano, n.º 5.280
Penha
São Paulo - SP
CEP: 03074-000
|
30
|
Matão-SP, Jardim São José
|
Av. Aquelino Benassi, n.º 525
Jardim São José
Matão - SP
CEP: 1599-6034
|
30
|
A seleção dos candidatos será realizada por meio de edital específico, garantindo transparência e equidade no processo de admissão.
Calendário Escolar
Para acessar o Calendário Escolar clique aqui.
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