Laboratório Multiusuário
Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Inovação em Efluentes e Resíduos Sólidos
Sobre
O Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Inovação em Efluentes e Resíduos Sólidos, denominado de forma sucinta como Laboratório Multiusuários do IFSP-CPV, consiste em um laboratório para uso compartilhado, com o objetivo de propiciar as condições adequadas para pesquisa e desenvolvimento das equipes de pesquisadores dos diferentes campi do IFSP e demais instituições de pesquisa.
Trata-se de um espaço vinculado à Engenharia Química, Engenharia e Ciência de Alimentos e demais áreas correlatas, sendo dedicado à pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico com ênfase em efluentes, águas, resíduos agroindustriais, alimentos, energia, além de ferramentas de análises químicas, físico-químicas e microbiológicas.
Contato
Técnicos responsáveis: Evandro Datti e Larissa Aparecida Gatti
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Endereço do Campus Capivari:
Avenida Doutor Ênio Pires de Camargo, 2971 - Ribeirão - Capivari/SP - CEP 13.365-010
Comissão Gestora do Laboratório Multiusuários do Campus Capivari, do IFSP, instituída pela PORTARIA N.º 36/2024 - DRG/CPV/IFSP DE 27 DE MARÇO DE 2024:
Comissão de Usuários do Laboratório Multiusuários do Campus Capivari do IFSP, instituída pela PORTARIA N.º 35/2024 - DRG/CPV/IFSP DE 27 DE MARÇO DE 2024:
Normas para utilização:
A Resolução Nº 1/2024 - DRG/CPV/IFSP, DE 27 de março de 2024 trata da Normas de Utilização do Laboratório Multiusuários do IFSP - Campus Capivari.
Os passos para utilização dos equipamentos estão listados a seguir:
1. Agendamento de uso de equipamentos:
O horário de utilização de equipamentos do Laboratório Multiusuários, para pesquisadores externos ao IFSP-CPV, é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
O usuário deverá consultar a disponibilidade de agenda do equipamento de interesse (via contato por e-mail).
Os agendamentos devem ser realizados com uma antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis.
2. Cadastro:
O solicitante deverá preencher um formulário (disponível abaixo), contendo as seguintes informações:
- Identificação do usuário: nome completo, filiação, e-mail, celular, link para Currículo Lattes;
- Detalhamento das análises: resumo da proposta baseado no projeto de pesquisa associado, tipo de amostras a serem analisadas, composição das amostras (previsão), tipo de preparo das amostras, tempo de uso pretendido para o(s) equipamento(s), período disponível para a realização das análises, método de descarte/tratamento dos resíduos da análise, outras informações pertinentes visando facilitar análise da proposta.
- Formulário: disponível em https://drive.ifsp.edu.br/s/4KqUCf7atHTSZuf
3. Submissão da proposta de uso:
O solicitante deverá submeter a sua proposta de uso â Comissão Gestora através do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A Comissão Gestora analisará o pedido, enviando diretamente ao solicitante (por e-mail) a resposta dentro de um prazo de 5 dias úteis.
Obs.: Nos casos em que julgar necessário, a Comissão Gestora poderá solicitar ao solicitante o envio de informações adicionais ou esclarecimentos, antes de expressar o julgamento.
Custeio das análises:
Compete exclusivamente ao solicitante todo o ônus financeiro para viabilizar a realização das análises: transporte, hospedagem, reagentes e vidrarias específicas.
Em caso de danos causados ao(s) equipamento(s) devido ao preparo incorreto das amostras (fora das condições de uso indicadas), caberá ao solicitante a responsabilidade pelos reparos.
Agradecimentos:
Os usuários dos equipamentos do Laboratório Multiusuários do IFSP-CPV deverão expressar agradecimento ao Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Inovação em Efluentes e Resíduos Sólidos em qualquer divulgação científica (congressos, artigos científicos e outros) que constem resultados obtidos e comunicar ao Comitê Gestor, fornecendo a referência bibliográfica completa, de toda divulgação científica (congressos, artigos científicos e outros) que conste resultados obtidos.
Analisador de Carbono Orgânico Total (TOC Analyzer)
Analisador de Carbono Orgânico Total (TOC) pelo método de combustão catalítica seguido de detecção por infravermelho não dispersivo.
Características básicas do equipamento:
- Temperatura de Combustão: 680 ºC;
- Itens medidos: Carbono Total (TC), Carbono Inorgânico (IC), Carbono Orgânico Total (TOC = TC-IC), NPOC (medida de TOC via acidificação e aspersão);
- Medidas opcionais (necessário controle por PC): Carbono Orgânico Purgável (POC), Carbono Orgânico Total (TOC = Carbono Orgânio Não Purgável (NPOC) + POC) e Nitrogênio Total (TN);
- Aplicável em amostra aquosa;
- Faixa de medida:
TC: 0 à 30.000 mg/L
IC: 0 à 3.000 mg/L
TN (opcional): 0 à 10.000 mg/mL
POC (opcional): 0 à 500 mg/mL
- Limite de detecção:
TC: 50 µg/L
IC: 4 µg/L
TN: 20 µg/L
- Reprodutibilidade:
TC, NPOC: CV 1,5% max. ou ± 50 µg/L max
IC: CV 1,5% max. ou ± 4 µg/L max
TN (opcional): CV 3,0% max. ou ± 20 µg/L max
- Tempo de medida:
TC: aproximadamente 3 min;
IC: aproximadamente 4 min;
TN (opcional): aproximadamente 4 min
- Injeção da amostra: injeção automática da amostra utilizando bomba de seringa e mecanismo de injeção tipo slide type injection mechanism;
- Volume de injeção: TC: variável entre 10 e 150 µL; IC: variável entre 10 e 4.500 µL;
- Volume de injeção: TC: variável entre 10 e 150 µL; IC: variável entre 10 e 4.500 µL;
- Remoção de carbono inorgânico: Adição automática de ácido e aspersão;
- Diluição da amostra: faixa de diluição de 2x à 50x (diluição automática da amostra por bomba de seringa);
- Exatidão da diluição: ± 2% max (2x à 20x), ± 5 % max. (21x à 50x);
- Gás de arraste: ar de alta pureza (CO, CO2, HC contendo: cada 1 ppm no máximo; e ponto de orvalho de no máximo - 50 °C);
- Pressão de alimentação: 200 ± 10 kPa
- Uso opcional de gás nitrogênio (não utilizável para medidas de TN). Com o modelo padrão, uso opcional de gás pressurizado.
- Consumo de gás: 230 mL/min (velocidade de fluxo variável). Um fluxo separado de 100 mL/min é necessário para aspersão com ASI-L quando utilizar Kit de aspersão externo.
- Faixa de temperatura ambiente: 5 à 35 °C;
- Potência consumida: 100 a 240 V AC, 600 VA (faixa permitida: 90 à 264 V AC)
Determinação de Nitrogênio Total (TN). O aparelho permite a determinação simultânea de TOC e TN. Detecção do Nitrogênio Total na forma de Monóxido de Nitrogênio (NO) através de detector de quimioluminescência.
Faixa de medida: 0 à 10.000 mg/L
Limite de detecção: TOC-LCPH/CSH: 5 μg/L; TOC-LCPN/CSN: 20 μg/L;
Reprodutibilidade: CV 3% max.
Tempo de medida: aproximadamente 4 min.
Volume de injeção da amostra: TOC-LCPH/CSH: entre 10 e 300 μL; TOC-LCPN/CSN: entre 10 e 150 μL;
Gás fonte de ozônio: ar (ar comprimido ou ar sintético) 500 mL/min
Redes Sociais