Página inicial > Últimas Notícias > 5º Congresso de Pós-Graduação do IFSP acontece na próxima semana

5º Congresso de Pós-Graduação do IFSP acontece na próxima semana

• Publicado: Segunda, 19 de Setembro de 2022, 16h17
  • Última atualização em Segunda, 19 de Setembro de 2022, 16h24

O Conpog será realizado de 22 a 24 de setembro, no Câmpus Sertãozinho, e acontecerá simultaneamente ao II Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste

Na próxima semana, o Câmpus Sertãozinho sediará o Congresso de Pós-Graduação do IFSP (Conpog) e o Simpósio de Educação Profissional e Tecnológica do Sudeste (Simept). O evento será realizado entre os dias 22 a 24 de dezembro, no Câmpus Sertãozinho. Os interessados em participar como ouvintes podem se inscrever aqui. A programação conta com atividades virtuais e presenciais.

Clique aqui e acesse a programação.

O Conpog é um evento científico multidisciplinar promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação do IFSP, e tem por objetivo primordial o compartilhamento de experiências acadêmicas entre pesquisadores, docentes e discentes vinculados à pós-graduação. Trata-se de uma oportunidade para a troca de conhecimentos e experiências empreendidas no âmbito da pós-graduação lato sensu e stricto sensu que permite o enriquecimento do saber acadêmico.

Durante a edição de 2022, serão apresentados aproximadamente 50 trabalhos, de autores de diversos câmpus que representam a pós-graduação do IFSP. Os trabalhos estão divididos em seis painéis. São eles: Engenharias; Tecnologia e Gestão Estratégica; Governo, Espaço e Política; Educação e Ensino; Tecnologia e Sociedade; Painel Especial Dinter: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (PIEC) — Apresentação das pesquisas desenvolvidas pelos alunos do programa Dinter.

Durante o Conpog, acontecerá o II Encontro de Coordenadores de Pós-Graduação do IFSP, momento reservado especialmente na programação para a capacitação e troca de experiências entre coordenadores de cursos lato sensu.

Paralelamente ao congresso acontecerá o II Simept, que possui como objetivo específico apresentar à comunidade e, especialmente, aos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e demais Programas de Pós-Graduação na área de Ensino do IFSP, as possibilidades de elaboração, aplicação e análise de produtos educacionais, além de promover um espaço para discussão a respeito das pesquisas que foram e têm sido realizadas no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino.

No Simept serão apresentados aproximadamente 30 trabalhos dos discentes de programas stricto sensu. Pesquisadores e docentes discutirão temas como Políticas Públicas Educacionais, Formação de Professores, Metodologias de Ensino, Diversidade e Inclusão. Serão, também, apresentados oito dos Produtos Educacionais desenvolvidos e defendidos no ProfEPT do IFSP.

A programação é dirigida aos alunos, docentes e interessados na pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Ao longo dos dias, os participantes contarão com uma rica programação composta por palestras, debates e mesas-redondas, apresentação de trabalhos e lançamento de livros.

De acordo como o diretor de pós-graduação da PRP, Orlando Berenguel, a parceria criada entre o Conpog e o Simept vai além da oportunidade de fortalecimento entre eventos do IFSP. “Ela incentiva o conhecimento científico e sua comunicação, as trocas de experiências entre autores dos trabalhos e o debate das diferentes abordagens metodológicas”, avalia.