IFSP se associa à organização internacional de Indicação Geográfica
A primeira instituição brasileira a fazer parte da oriGIn — Organization for an International Geographical Indications Network
Em atendimento ao objetivo de promover o território onde está inserido e viabilizar as Indicações Geográficas (IG) como ferramenta de desenvolvimento sustentável para produtores e comunidades, o IFSP se tornou a primeira instituição brasileira membro associado da oriGIn - Organization for an International Geographical Indications Network.
A oriGIn é uma organização não-governamental (ONG) sem fins lucrativos com sede em Genebra, na Suíça, que atua como uma rede internacional de indicações geográficas. Fundada em 2003, a oriGIn é uma aliança global de IGs de diversos setores, representando cerca de 576 associações de produtores e outras instituições relacionadas a IGs de 40 países.
Conforme explica o diretor da Inova-IFSP, a agência de inovação do Instituto, Eder Sacconi, entre as ações esperadas com a associação está o desenvolvimento de campanhas informativas sobre o tema, de projetos aprimorados de assistência técnica em favor de produtores, além de manter contatos regulares com organizações internacionais, promover e defender as IGs e apoiar o combate à falsificação de IG e qualquer tipo de usurpação.
“Associar à oriGIn faz parte da atuação estratégica da Inova junto aos arranjos produtivos locais no tema Indicações Geográficas. Esperamos que seja uma oportunidade para incentivar a troca de experiências e conhecimentos, bem como a cooperação entre os produtores de IG”, explicou Eder.
O processo de associação foi conduzido pelo professor Felipe Ferreira de Lara, que atuou no último ano junto ao Sebrae para obtenção do reconhecimento de 12 IGs no Estado de São Paulo.
Saiba mais sobre Indicações Geográficas (IG)
Redes Sociais