Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Alunas do Câmpus Capivari produzem podcast IFcast-CPV
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunas do Câmpus Capivari produzem podcast IFcast-CPV

  • Publicado: Terça, 26 de Julho de 2022, 11h25
  • Última atualização em Terça, 26 de Julho de 2022, 11h25

O IFcast-CPV é um podcast produzido pelas alunas Amanda de Souza Ferreira, Anabelli Aguiar, Marielly Santana e Sthefany Lorrany Silva Rocha de Jesus, do Câmpus Capivari do IFSP, com o objetivo de relatar o desenvolvimento do projeto de extensão "Letramento e Protagonismo no Ensino Médio e os seus Reflexos na Comunidade Local".

 

 

Fomentado pelo Edital Nº 039/2022, o projeto de extensão "Letramento e Protagonismo no Ensino Médio e os seus Reflexos na Comunidade Local" se sustenta na integração das áreas de Pesquisa, Ensino e Extensão, uma vez que tem como objetivo difundir, por meio da produção e disseminação de podcasts, a aproximação dos estudantes com os problemas da realidade social da comunidade, durante a realização das práticas previstas na Sequência Didática "Letramento e Protagonismo no Ensino Médio", implementada nas aulas de língua portuguesa pela professora Érica Maio Taveira Grande.

A Sequência Didática "Letramento e Protagonismo no Ensino Médio" foi concebida com o propósito de estimular o desenvolvimento linguístico dos jovens e a utilização crítica da linguagem em contextos reais de circulação de textos, por meio das mídias digitais. Trata-se de uma sequência sustentada por metodologias ativas, que elegeu a Aprendizagem Baseada em Desafio (ABD, ou CBL, em inglês Challenge Based Learning) como base para as atividades. Nesta  Sequência Didática, os desafios são propostos pelos próprios estudantes, considerando os problemas identificados por eles na comunidade e os recursos e métodos disponíveis para a execução das ações. As ações propostas são relacionadas ao emprego da língua ou da literatura para solucionar problemas reais da comunidade local, na cidade de Capivari. Essa proposta de ensino faz parte de uma pesquisa que se concentra na área da Linguística Aplicada e busca investigar os resultados de aprendizagem em produção de textos de alunos do ensino médio em situações de ensino que envolvem metodologias ativas e uso de novas tecnologias.


Bolsistas: Amanda de Souza Ferreira, Anabelli Aguiar, Marielly Santana e Sthefany Lorrany Silva Rocha de Jesus.

Coordenadora: Erica Maio Taveira Grande

Fomento: Edital Nº 039/2022

registrado em:
Fim do conteúdo da página