Página inicial > Últimas Notícias > CELIN - Edital: Câmpus Capivari seleciona estudante para isenção de taxa em exame de proficiência em espanhol SIELE

• Publicado: Segunda, 30 de Maio de 2022, 13h47
  • Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2022, 13h47

O IFSP Câmpus Capivari, por meio do edital Nº CPV.058/2022, de 29 de maio de 2022, torna público o processo seletivo para concessão de licença gratuita para realização da cerficação de proficiência em espanhol do Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española (SIELE).

Para concorrer à vaga, o candidato deve:

1. a) Estar regularmente matriculado no 3º ano do curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio ou no 3º ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio E
  2. b) Estar matriculado no curso de aperfeiçoamento interno de Espanhol Avançado.

As inscrições para a seleção estão abertas do dia 30/05/2022 até o dia 06/06/2022. O (a) discente interessado (a) deverá encaminhar e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. contendo o nome completo do (a) discente e o CPF. No assunto do e-mail deverá estar escrito: Sorteio SIELE.

A concessão da bolsa de isenção decorre da premiação obtida pelo IFSP - Câmpus Capivari, em 2021, no Concurso Colegio del Año en Español, modalidade Ensino Médio, promovido pela Consejería de Educación de la Embajada de España en Brasil e pelo Colégio Miguel de Cervantes, da cidade de São Paulo. O IFSP câmpus Capivari foi selecionado em primeiro lugar na categoria Ensino Médio.

O que é o exame SIELE?

O SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) é o exame on-line mais completo para certificar o nível de espanhol para estudantes e profissionais nos cinco continentes por meio eletrônico. Por meio de um único exame multinível, o candidato obtém o certificado SIELE, um documento que inclui uma pontuação de 0 a 1000, resultado da soma da pontuação em cada uma das quatro provas e relacionadas com os níveis do Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER).

O exame é promovido pelo Instituto Cervantes, Universidad Nacional Autónoma de México, Universidad de Salamanca e Universidad de Buenos Aires, garantindo normas de boas práticas de qualidade no desenvolvimento dos testes, bem como a utilização de diferentes variedades linguísticas do mundo hispânico.

O  exame é pré-requisito para ingresso em diversas universidades que tem o espanhol como língua oficial.

Para mais informações, acesse o edital  Nº CPV.058/2022, de 29 de maio de 2022.