Página inicial > Últimas Notícias > PCM - Palestra com o tema "Formação de conceitos matemáticos em ambientes de programação: uma experiência com Scratch"

• Publicado: Sexta, 27 de Maio de 2022, 13h43
  • Última atualização em Sexta, 27 de Maio de 2022, 14h01

O evento será aberto para toda a Comunidade e online, transmitido pelo endereço https://meet.google.com/hqs-brpc-vaf.

A inscrição pode ser feita pelo link: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/784/, de forma a garantir a emissão de certificados  de participação aos presentes.

O Scratch é um ambiente de programação que possibilita o desenvolvimento de habilidades e competências vinculadas à programação e raciocínio lógico, ao passo que propicia a formação conceitual em Matemática por meio de comandos utilizados na construção dos projetos criados com a linguagem de programação em blocos. Iremos explorar esse ambiente e vivenciar essas construções que nos permitem fomentar a formação conceitual de estudantes no processo de ensino-aprendizagem, bem como compreender essa processo de formação de conceitos à luz da Teoria Histórico Cultural.

Sobre o Palestrante: Eliel Constantino da Silva

Doutorando e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Rio Claro). Licenciado e Bacharel em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Campus Presidente Prudente, Brasil) e pela Universidade do Minho (Portugal), respectivamente. Membro do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM/UNESP - Rio Claro). É coordenador de projetos da Foreducation EdTech, professor do Da Vinci International Academy, professor de pós-graduação lato sensu, na modalidade EaD, da UniAraguaia, criador de um parâmetro curricular baseado em habilidades que visam proporcionar o desenvolvimento do pensamento computacional de adolescentes da Educação Básica pertencentes a escolas de diversos estados brasileiros, Membro da equipe de elaboração do material didático Aprender Sempre - Matemática utilizado nas escolas públicas estaduais de São Paulo, Google Educator (Nível 1 e Nível 2), membro do Comitê Técnico Científico da Atena Editora e realiza ações de formação de professores sobre o uso de tecnologias na Educação. Desenvolve pesquisas relacionadas ao uso de tecnologias na Educação Matemática, tendo interesse, principalmente, pelos seguintes temas: Pensamento Computacional, Robótica, Programação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, Ensino-Aprendizagem, Teoria Histórico-Cultural e Formação de conceitos.

Para mais informações, entre em contato com a Prof. Dra. Ana Karina Cancian Baroni pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..