Página inicial > Últimas Notícias > PS- Últimas semanas para inscrição: Curso Técnico em Química

PS- Últimas semanas para inscrição: Curso Técnico em Química

• Publicado: Quinta, 26 de Maio de 2022, 13h08
  • Última atualização em Quinta, 26 de Maio de 2022, 13h23

O IFSP oferece 1.970 vagas no processo seletivo para ingresso, no segundo semestre de 2022, nos cursos técnicos concomitantes ou subsequentes ao ensino médio em 26 câmpus. As inscrições para o processo seletivo devem ser realizadas entre 10 de maio e 05 de junho.

Na data de hoje, 26/05/2022 (Quinta-feira) a Coordenação Local do Processo Seletivo do Câmpus de Capivari, representado pelas servidoras Rúbia Dias e Ivana Lopes, estiveram presentes na escola Padre Fabiano José Moreira de Camargo​, juntamente com alunos, professores e coordenadores responsáveis pelas turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio visando apresentar o  curso Técnico em Química concomitante/subsequente, cuja inscrição para o curso encontra-se aberta até 05 de Junho.

Foi de suma importância orientar os alunos que é uma oportunidade de adquirir uma formação técnica que potencializará sua inserção no mercado de trabalho.

O curso em questão , é ofertado no período noturno, e oferece 40 vagas. As aulas são presenciais de 2ª a 6ª e aos sábados, conforme previsto no calendário acadêmico.

O ingresso ocorre através de provas que serão aplicadas no dia 19/06/2022. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 que deve ser paga exclusivamente no Banco do Brasil.

Lembramos que para sua formação, este curso também conta com disciplinas de Ciências Biológicas, Exatas e Humanas. Elas são essencialmente práticas e focadas em uma atuação profissional bem específica. O técnico em química deve estar preparado para a criação e transformação de produtos das mais diversas áreas e categorias do mercado. Além disso, o estudante vai conhecer insumos, equipamentos e métodos utilizados pela indústria química e se aprofundar no desenvolvimento de produtos e materiais, processos laboratoriais, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas.

O Perfil Profissional:   O técnico em Química atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. Planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em observância as normas técnicas e de segurança

Áreas de Atuação: Há diversas áreas e segmentos que o profissional pode escolher, confira:
O profissional pode atuar em indústrias, empresas de comercialização e assistência técnica, laboratórios de ensino, de calibração, de análise e controle de qualidade e ambiental, entidades de certificação de produtos,

A comissão local frisa que para atuar nessa área, além de ter se formado no curso de Técnico em Química, é preciso registrar-se no Conselho Regional de Química (CRQ), uma entidade que regulariza, regionalmente, a atividade e detalhes da carreira do profissional da Química.

O IFSP  Câmpus Capivari reconhece a atenção e retorno prestados ao câmpus pela abertura do espaço na escola Padre Fabiano José Moreira de Camargo!!