Página inicial > Últimas Notícias > Alunos e professor participam de torneio de xadrez

Alunos e professor participam de torneio de xadrez

• Publicado: Segunda, 24 de Setembro de 2018, 16h13
  • Última atualização em Segunda, 24 de Setembro de 2018, 16h13

No dia 23 de setembro de 2018, os alunos dos cursos técnicos integrado ao ensino médio em química e informática e o professor Valdir Antonio Vitorino Filho, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Câmpus Capivari participaram da 68ª etapa do circuito solidário de xadrez (http://www.csxadrez.com/), que aconteceu no município de Tietê/SP.

O torneio contou com a participação de 174 jogadores, com 6 rodadas de 21 minutos para cada jogador. Divididos nas categorias masculino/feminino, nas idades sub 8, 10, 12, 14, 16, 18, 21, adulto, veterano e sênior.

Segundo informações da organização o torneio contou com a participação das cidades de Araras, Campinas, Capivari, Carapicuíba, Hortolândia, Indaiatuba, Iracemápolis, Itapetininga, Itu, Jaguariúna, Jundiaí, Leme, Limeira, Mogi Guaçu, Mombuca, Monte Mor, Paulínia, Pereiras, Piracicaba, Porangaba, Rio Claro, São Paulo, São Roque, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Valinhos e Vinhedo. Arrecadando mais de 220 kg de alimentos que serão doados a instituições beneficentes.

Na categoria adulto, o professor Valdir ficou em 17º lugar. Na categoria sub-16 os alunos obtiveram as seguintes colocações: Samuel Monteiro Pereira em 7º lugar, Guilherme Batista Arcanjo em 6º lugar, Leonardo Gonçalves em 5º lugar e o grande campeão na categoria foi o aluno Caique Oliveira Alves da Silva.

O professor Valdir destaca que “foi a primeira participação dos alunos em torneios oficiais e que a prática do jogo de xadrez pode desenvolver habilidades distintas nos alunos, como memória, atenção e concentração, imaginação, planejamento, vontade de vencer, paciência, autocontrole, lógica matemática, raciocínio analítico e sintético, criatividade, tomadas de decisões, a organização metódica do estudo e até o interesse por línguas estrangeiras”.