III Seminário de Pós-Graduação do IFSP Capivari
- Apresentação
- ISSN
- Programação
- 21/10 Mesa de Abertura
- 22/10 Oficinas e Minicursos
- 23/10 Comunicações Orais
- Lançamento de Livro
- Chamada de Trabalhos
- Comissão Organizadora
Apresentação
Olá! Com alegria apresentamos o III Seminário de Pós-Graduação do Instituto Federal de São Paulo - Campus Capivari.
Desde 2019, o IFSP Capivari tem se destacado na oferta de cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização voltados para a formação continuada de professores e outros profissionais interessados na área de educação. Nos anos de 2020 e 2021, realizamos o Seminário TIC e Educação, então uma iniciativa do curso de Especialização em TICs na Educação.
Atualmente, contamos com cinco cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu em nível de Especialização: Educações e Tecnologias Digitais; Educação em Ciências e Matemática; Ensino de Línguas; Desenvolvimento de Sistemas Web e Aplicativos Móveis; e Atendimento Educacional Especializado, estes dois últimos tendo iniciado suas atividades em 2025.
Nas edições de 2023 e 2024, focamos nossas atenções no debate acerca dos desafios para a educação e a pesquisa em ciências, linguagens e tecnologias.
Agora, apresentamos a terceira edição do Seminário de Pós-Graduação do IFSP - Campus Capivari que será realizado entre os dias 21 a 23 de outubro de 2025 tendo como tema central Inclusão e diversidade na educação na era digital. O objetivo é articular o debate sobre temas emergentes na educação e na sociedade como um todo que perpassam diferentes áreas e contextos de atuação, inclusive espaços de educação não-formal.
O evento, totalmente gratuito, acontecerá em um formato online e contará com mesa-redonda, apresentações de trabalhos, oficinas e minicursos. Assim, convidamos educadores, estudantes e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e níveis de formação a participarem deste III Seminário, compartilhando resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, materiais didáticos, projetos de intervenção, bem como relatos de experiências práticas. Acesse a aba Chamada de Submissões e veja mais informações sobre as modalidades de participação.
ISSN
O Campus Capivari já pode comemorar mais uma conquista para impulsionar a divulgação de pesquisas acadêmicas dos cursos de pós-graduação.
Após duas publicações consolidadas, foi concedido pelo Centro Brasileiro de ISSN um número de cadastro para nosso periódico, que publica os trabalhos apresentados no Seminário de Pós-Graduação do IFSP Campus Capivari. A partir de agora, todos os volumes poderão ser devidamente referenciados com o seguinte número: ISSN 3086-027X.
O Caderno de Resumos do Seminário de Pós-Graduação do IFSP Campus Capivari é fruto de um evento realizado com a parceria entre cinco cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu (Especialização): Educações e Tecnologias Digitais; Educação em Ciências e Matemática; Ensino de Línguas; Desenvolvimento de Sistemas Web e Aplicativos Móveis; e Atendimento Educacional Especializado.
Anualmente, desde 2023, vem sendo organizado um Seminário para divulgação de pesquisas e trabalhos produzidos por alunos e docentes de cursos de pós-graduação de toda a comunidade científica do país. O evento é realizado no formato online entre os meses de setembro e outubro, tendo como temas questões voltadas para a reflexão sobre ensino, tecnologias e inclusão.
Estão convidados a participar educadores de diversas áreas do conhecimento e níveis de formação, bem como estudantes de cursos de licenciatura e de pós-graduação, para compartilhar resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, bem como relatos de experiências práticas.
Para ter acesso aos trabalhos já publicados, basta acessar o link do Caderno de Resumos do Seminário de Pós-Graduação do IFSP Campus Capivari. Disponivel em: https://cpv2.ifsp.edu.br/ojs/index.php/seminariopos/issue/archive
Caso tenha interesse em se inscrever no evento, ainda dá tempo. O Seminário deste ano ocorrerá de 21 a 23 de outubro de 2025 tendo como tema central Inclusão e diversidade na educação na era digital. Acesse o site e siga as instruções : https://cpv.ifsp.edu.br/component/content/article/61-pesquisa-cpi/6053-seminario-pos-2025 . As inscrições estarão abertas até 25/08.
Programação
21/10 (terça-feira)
19h00 _ Solenidade de abertura (online)
19h30 _ Mesa redonda (online)
Tema: Inclusão e diversidade na educação na era digital
22/10 (quarta-feira)
19h00 às 21h _ Oficinas e minicursos (online)
23/10 (quinta-feira)
19h00 às 21h _ Apresentações de trabalhos (online)
21/10 Mesa de Abertura
21 DE OUTUBRO - 19H: MESA DE ABERTURA/ MESA REDONDA
Inscrição: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/14879/
Em breve divulgaremos aqui o link da transmissão da mesa.
22/10 Oficinas e Minicursos
22 DE OUTUBRO - 19H: OFICINAS
OBS: As oficinas ocorrerão simultaneamente. Ao inscrever-se, opte por apenas uma delas.
OFICINA 1: MÃO NA MASSA: como analisar e construir orientações curriculares com base no currículo referencial do RJ
A oficina “mão na massa: como analisar e construir orientações curriculares com base no currículo referencial do RJ” propõe a formação colaborativa de profissionais da educação na leitura crítica, sistematização e reelaboração de orientações curriculares de Língua Portuguesa com base nas diretrizes da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ). A partir dos fundamentos da Linguística Aplicada Crítica (Moita Lopes, 2006) e dos estudos sobre políticas públicas curriculares (Sacristán, 2000), serão promovidas atividades práticas de análise textual das competências e habilidades previstas no Currículo Referencial, com ênfase na articulação entre os eixos estruturantes da Política de Ensino Médio, Lei 14.945, e os objetos de conhecimento da área. A metodologia adotada contempla leitura orientada, dinâmicas de reescrita colaborativa e elaboração de propostas curriculares contextualizadas para diferentes realidades escolares. Serão discutidos também aspectos normativos e epistemológicos implicados na construção de matrizes curriculares, com base nas orientações da BNCC (Brasil, 2018) e nas diretrizes complementares da SEEDUC. Ao final da oficina, os participantes deverão confeccionar um modelo de orientação curricular aplicável ao seu contexto educacional, com foco na mobilização de saberes linguísticos, literários e midiáticos de forma crítica e significativa. A proposta se ancora no pressuposto de que a construção de documentos orientadores não deve reproduzir prescrições generalistas, mas sim constituir práticas pedagógicas responsivas e eticamente situadas.
Ministrante: Rebeca Emerich Alvarez (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ)
Link para inscrições: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/14939/
Link da sala online em que a oficina irá acontecer: https://conferenciaweb.rnp.br/ifsp/seminario01
OFICINA 2: DA PESQUISA À PUBLICAÇÃO: Um Workflow de Protagonismo Estudantil com Ferramentas Google
Esta oficina prática aborda a aplicação de um fluxo de trabalho com ferramentas de IA do Google como uma sequência didática para promover o protagonismo estudantil. O tema central é a aplicação da Aprendizagem Tecnológica Ativa (ATA), que combina metodologias ativas e tecnologias digitais para que o indivíduo tenha "controle de sua aprendizagem, acessando conteúdos digitais a qualquer momento, em qualquer lugar". A proposta alinha-se ao tema da inclusão na era digital ao focar no desenvolvimento do multiletramento, buscando formar o aprendiz como "um produtor ativo de significado, um projetista de seu futuro social". O objetivo é capacitar os educadores a atuarem como "designers de experiências de aprendizagem", oferecendo um processo replicável para guiar seus alunos na transição de consumidores para criadores ativos de conteúdo multimídia. Para isso, a oficina terá uma metodologia de experimentação e criação colaborativa, com atividades que incluem: a co-criação interativa de um prompt no Gemini; a exploração guiada do workflow para gerar textos, imagens, mapas mentais e vídeos; a aplicação prática com a publicação de um portal no Google Sites; e uma troca final de experiências. Ao final, os educadores sairão com um processo pedagógico claro para promover a aprendizagem ativa e a inclusão por meio da tecnologia.
Ministrante: Caio Rocha Cezar (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP)
Link para inscrições:
https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/14940/
Link da sala online em que a oficina irá acontecer:
https://conferenciaweb.rnp.br/ifsp/seminario02
OFICINA 3: A DIMENSÃO CULTURAL E AS CONTRADIÇÕES NAS DECISÕES FINANCEIRAS: atividades práticas
Esta oficina propõe uma abordagem para a Educação Financeira que está ancorada nas prerrogativas da Educação Matemática Crítica (Skovsmose, 2014). Damos as mãos a Teoria Histórico-Cultural (Vigotski, 2014a; 2014b; 2014c; 2014d; 2014e; 2014f) para compreender como a cultura influencia a tomada de consciência do indivíduo acerca do modo de operar e decidir sobre suas finanças, podendo impactar diretamente a relação do indivíduo com o dinheiro, além de favorecer os mecanismos de endividamento familiar e exclusão social dos mais vulneráveis. Com o objetivo de promover uma compreensão crítica e reflexiva sobre as práticas financeiras por meio de uma matemática em ação, a oficina apresenta três propostas de tarefas que instigam os participantes a: analisar suas próprias experiências e crenças em relação ao dinheiro; identificar as influências socioculturais em suas decisões financeiras; e desenvolver estratégias para uma gestão financeira consciente e autônoma. Essas reflexões e dinâmicas serão instrumentalizadas por meio de um aplicativo para celular da calculadora do cidadão, disponibilizada de forma gratuita pelo Banco Central do Brasil, com o intuito de apresentar uma ferramenta prática e acessível para uso em contextos educacionais. Os participantes serão convidados a instalar o aplicativo em seus aparelhos celulares para desenvolver as atividades práticas propostas. A oficina propõe que os participantes reflitam coletivamente sobre a tarefa de promover a Educação Financeira em uma perspectiva de preparar os estudantes para tomarem decisões mais conscientes e responsáveis, considerando as dimensões sociais, culturais e históricas que permeiam a relação com o dinheiro. É desejável que os participantes já tenham instalado o aplicativo da calculadora do cidadão, disponibilizado gratuitamente pelo Banco Central do Brasil em seus aparelhos celulares, embora esse procedimento seja muito rápido e possa ser realizado durante a oficina.
Ministrantes: Eliel Constantino da Silva (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL); Ana Karina Cancian Baroni (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP)
Link para inscrições:
https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/14941/
Link da sala online em que a oficina irá acontecer:
https://conferenciaweb.rnp.br/ifsp/seminario03
OFICINA 4: ASL e LIBRAS na Comunidade Surda: comunicação bilíngue e a pesquisa acadêmica como representações sociais e culturais
Esta atividade reúne dois eixos complementares: (1) o estudo da comunicação bilíngue por meio das línguas de sinais ASL (American Sign Language) e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), ressaltando diferenças, semelhanças e contextos culturais; e (2) a reflexão sobre dissertações e teses como produções acadêmicas que expressam identidades e práticas sociais da comunidade surda. Serão discutidas experiências de pesquisadores surdos, impactos educacionais e sociais da produção científica e sua contribuição para políticas inclusivas. A proposta visa oferecer um espaço de diálogo e troca de conhecimentos, articulando comunicação, identidade e representatividade.
Ministrantes: Taynan Alécio da Silva (UEM)
Link para inscrições:
https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/15237/
Link da sala online em que a oficina irá acontecer: https://conferenciaweb.rnp.br/ifsp/seminario04
MINICURSO 1: DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES WEB UTILIZANDO O FRAMEWORK FLUTTER
Este minicurso tem como objetivo central capacitar os participantes a dar os primeiros passos no desenvolvimento de aplicações web modernas e de alto desempenho utilizando o framework Flutter. Segundo Araújo (2022), o Flutter é um framework que conquistou muitos desenvolvedores, sendo utilizado tanto para aplicativos cross-platform destinados a dispositivos móveis, quanto em versões estáveis para desenvolvimento web, desktop e PWA (Progressive Web Apps). A proposta do minicurso explora a versatilidade do Flutter, demonstrando como um único código-base, escrito em linguagem Dart, pode ser compilado para criar experiências web ricas, responsivas e interativas. O arcabouço teórico apoia-se fortemente na documentação oficial do Google, principal referência para o ecossistema Flutter, e nos fundamentos de design reativo e componentização de interfaces, que definem a arquitetura baseada em widgets característica deste framework. No âmbito prático, os participantes serão orientados na construção de uma single-page application (aplicação de página única) responsiva, aplicando conceitos essenciais como layouts flexíveis, gerenciamento básico de estado e navegação entre telas. Essa etapa prática visa consolidar os conhecimentos adquiridos, permitindo que os alunos vivenciem a integração entre teoria e aplicação real, de forma dinâmica e objetiva. O minicurso é uma iniciativa da Profa. Adriana Belon, em parceria com Kevlin Ossada, profissional de destaque na área de desenvolvimento de software, reconhecido pelo programa da Microsoft como Most Valuable Professional e pelo Google como Developer Expert em Flutter e Dart. Além disso, Kevlin é fundador da comunidade Flutter Brasil, contribuindo ativamente para a disseminação de conhecimento e o fortalecimento da comunidade de desenvolvedores no país. Ao final da experiência, espera-se que os participantes estejam aptos a compreender e utilizar de maneira inicial, porém sólida, o potencial do Flutter para o desenvolvimento de soluções modernas, escaláveis e multiplataforma. Será necessário ter acesso a um computador com conexão estável à internet e com o ambiente de desenvolvimento Flutter devidamente configurado, o que inclui o Flutter SDK, um editor de código como o VS Code com as extensões recomendadas para Dart e Flutter e acesso ao Firebase Studio.
Ministrante: Kevlin Ossada (Farmácias APP By GrupoSC)
Link para inscrições: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/14942/
Link da sala online em que a oficina irá acontecer: https://conferenciaweb.rnp.br/ifsp/seminario05
MINICURSO 2: LITERATURA E PRODUÇÃO DE TEXTO: alguns caminhos e propostas
A proposta deste minicurso é apresentar algumas atividades didáticas que conectam, de modo significativo, literatura e produção de texto. Nossa proposta é enfatizar habilidades de leitura e sugerir alguns processos de produção de texto baseados em análise e leitura de textos literários. A partir de exemplos de poemas e crônicas, pretende-se analisar o potencial dos textos, a partir, sobretudo, de pressupostos do letramento literário e do conhecimento do potencial dos gêneros literários, tanto para atividades que envolvam leitura e exercícios de escrita, repertoriando e incentivando o exercício de autoria dos estudantes. Assim, mesclando-se textos da chamada literatura canônica a textos contemporâneos, serão apresentadas algumas ideias para conectar gêneros, temáticas e se promover a apropriação de algumas estruturas textuais por meio da elaboração de novos textos.
Ministrante: Fabiana Bigaton Tonin (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP)
Link para inscrições: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/14943/
Link da sala online em que a oficina irá acontecer: https://conferenciaweb.rnp.br/ifsp/seminario06
MINICURSO 3: TECNOLOGIA COMO MÁQUINA DE ENSINAR OU FERRAMENTA DE APRENDER?
O minicurso tem como eixo central a análise de concepções educacionais que orientam o uso das tecnologias digitais, em especial do computador, na escola, a partir da reflexão de Chaves (2001), no artigo Filosofia da Educação: Um Encontro Possível entre o Professor e a Tecnologia. O autor sustenta que o principal entrave à integração significativa da tecnologia não está em fatores técnicos, financeiros ou mesmo de formação docente, mas nas distintas concepções de educação que fundamentam a prática pedagógica. Nesse contexto, emergem duas perspectivas. A primeira, vinculada ao paradigma didático, entende a educação como transmissão de conteúdos sistematizados, em que o professor detém a centralidade do processo e o estudante assume uma postura receptiva. Aqui, o computador é visto como “máquina de ensinar”, instrumento que potencializa a eficiência do trabalho docente sem alterar a lógica tradicional da escolarização. A segunda, associada ao paradigma matético (COMENIUS, 1680; PAPERT, 1985, 1994; CHAVES, 2022), concebe a educação como processo ativo de construção do conhecimento e desenvolvimento de competências, valorizando o protagonismo, a autonomia e a aprendizagem do estudante. Nesse modelo, o professor atua como mediador de ambientes de aprendizagem, e o computador se torna “ferramenta de aprender”, ampliando interações, acesso à informação e elaboração crítica. Ao problematizar essas concepções, o minicurso propõe compreender a tecnologia como catalisadora de debates que desestabilizam práticas cristalizadas e estimulam reflexões sobre os papéis de professor, estudante e escola na sociedade contemporânea. Ressalta-se, contudo, que a simples presença do computador não garante transformações pedagógicas: mudanças reais decorrem das escolhas teóricas e metodológicas dos sujeitos envolvidos. Assim, o minicurso pretende fomentar uma discussão crítica que articule fundamentos da educação e usos pedagógicos da tecnologia, contribuindo para ressignificar o processo de ensino e de aprendizagem.
Ministrante: Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP)
Link para inscrições: https://suap.ifsp.edu.br/eventos/inscricao_publica/14944/
Link da sala online em que a oficina irá acontecer: https://conferenciaweb.rnp.br/ifsp/seminario07
23/10 Comunicações Orais
23 DE OUTUBRO - 19H: COMUNICAÇÕES ORAIS E SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
Sessão 1 |
Teorias e práticas no âmbito do AEE |
Link da sala online |
|
Trabalhos e autores/as |
Práticas de inclusão para aluno com deficiência intelectual e TEA no ensino fundamental: relato de experiência - Mauro Sergio Dos Santos Silva (IFSP - Capivari) Serviço de atendimento educacional especializado através do coensino/ensino colaborativo - Liamara Fontes da Silva Verdolim (IFSP - Capivari) TEA na educação infantil: a interlocução entre professor do atendimento educacional especializado (AEE) e professor regente na construção do plano de ensino individual (PEI) - Liamara Fontes da Silva Verdolim (IFSP - Capivari) |
Sessão 2 |
Ensino de ciência e educação ambiental |
Link da sala online |
|
Trabalhos e autores/as |
Educação Ambiental como aliada no combate à Injustiça Climática e Racismo Ambiental em tempos de eventos climáticos extremos no Brasil: uma revisão integrada - Helen Virlayne de Jesus Henrique; Gislaine Vieira Damiani (IFSP - Capivari)
Sequência investigativa: De onde vem a água da chuva? - Juliane Karoline dos Santos (Prefeitura Municipal de Limeira) A Pesquisa-Ação na Intervenção Pedagógica: Reflexões sobre o Ensino de Microrganismos e Prevenção - Regiane Heloisa Muraro de Lima (IFSP - Capivari) Entre a cena e a ciência: Propostas didáticas de temáticas sociocientíficas e ambientais na perspectiva CTS - Regiane Spirandelli da Silva; Meire Ramalho de Oliveira (IFSP - Capivari) |
Sessão 3 |
Criticidade, discurso e ensino |
Link da sala online |
|
Trabalhos e autores/as |
NORMA PADRÃO vs. VARIAÇÂO LINGUÍSTICA: A contradição entre a Valorização da Variação Linguística e a Predominância da Norma Padrão - Viviane Rosa Teixeira (IFSP - Capivari) O letramento crítico no ensino de Língua Portuguesa: uma análise do material digital da SEESP - Eliana Camargo dos Reis (IFSP - Capivari) Pequenos textos, grandes leituras - Leidys Carolina Julio López; Lidia Maria dos Santos; Michelle Andrade Nastari; Uilma Matos dos Santos Melo (IFSP - Capivari) História e cultura Afro-Latino-Americana no ensino de LE: letramento crítico e educação antirracista - Lafânia da Silva Mendes (IFSP - Capivari) Efeitos de sentido do discurso religioso em narrativas de vidas LGBTQIAPN+ _ Leandro Machado Ribeiro Nunes (USP) A cultura e o letramento digital: uma análise crítica do documento da BNCC como contribuição para a formação do professor de português - Lívia Kormann; Joana de São Pedro Inocente (IFSP - Salto) |
Sessão 4 |
Educação Matemática I |
Link da sala online |
|
Trabalhos e autores/as |
Do Egito à sala de aula: o desafio dos números como caminho lúdico e cooperativo para aprender matemática - Thiago Cosin; Daniel Aparecido de Souza (IFSP - Capivari) A gamificação nos anos finais do Ensino Fundamental - Uma análise comparativa das diretrizes curriculares de matemática sob a ótica de Ferran Ferrer - Matheus da Silva Mourão; Daniel Aparecido de Souza (IFSP - Capivari) Metodologias ativas e atividades lúdicas para o ensino de números negativos e operações matemáticas - Márcio José Santana (IFSP) Avaliação educacional: perspectivas do SAEB no ensino de matemática sobre estatística e probabilidade para os anos finais do ensino fundamental - Guilherme dos Santos Lima (IFSP - Capivari) |
Sessão 5 |
Educação Matemática II |
Link da sala online |
|
Trabalhos e autores/as |
A formação matemática do professor dos anos iniciais: um estudo de caso - Patrícia Rigon Müller (IFSP - Capivari) Aprendizagem matemática e emoções: um olhar matético - Nathalia Palanca Aguiar (IFSP - Capivari) Educação Financeira no 9º ano: uma proposta de sequência didática em uma perspectiva crítica Roberta Mendes Nogueira Prado dos Santos; Ana Karina Cancian Baroni (IFSP - Capivari) Ansiedade matemática: possíveis razões e estratégias para o seu enfrentamento na passagem para os anos finais do ensino fundamental - Larissa Capistrano Cunha Soares; Ana Karina Cancian Baroni (IFSP - Capivari) |
Sessão 6 |
Práticas de ensino de língua estrangeira |
Link da sala online |
|
Trabalhos e autores/as |
A competência leitora em língua inglesa: breve análise de um material didático na Educação de Jovens e Adultos - Maria Heloísa Saraiva Vicente (IFSP - Capivari) Prática translíngue: potencial para o letramento em um ensino bilíngue - Mariana Aparecida Padilha (IFSP - Capivari) The hungry giraffe e caminhos para o biletramento - Miryam Borges de Matos (IFSP - Capivari) Lendo em língua francesa: o uso de tecnologias digitais e seus possíveis impactos na motivação dos estudantes - Maria Joilma Ferreira dos Reis (IFSP - Capivari) Em busca da madeleine de Proust: do sabor à memória em aula de Francês Língua Estrangeira - Danielle Camara Silva (IFSP - Capivari) o conceito de método no ensino contemporâneo de inglês: reflexões teóricas e implicações mercadológicas - Aline Néris Dias (IFSP - Capivari) |
Simpósio Temático 1 |
Autorregulação da aprendizagem e ensino - Coordenador João Paulo da Mata Nogueira (UNICAMP) |
Link da sala online |
|
Trabalhos e autores/as |
Autorregulação na formação de professores: um estudo com licenciandos em música - Francine Kemmer Cernev (UnB) Autorregulação da aprendizagem: caminhos para a autonomia de estudantes universitários em uma proposta didático prática - Karen Cristina Giraldino Campos (UEL) A autorregulação da aprendizagem como eixo pedagógico em um e-book - João Paulo da Mata Nogueira (UNICAMP) |
Simpósio Temático 2 |
Ensino-aprendizagem de línguas em contextos de transformação - Coordenadoras Thais Cabral Murari Meirelles (USP); Simone Felippe Nagumo (USP) |
Link da sala online |
|
Trabalhos e autores/as |
Práticas linguísticas transformadoras: a escola como espaço de (re)existência das línguas não hegemônicas - Thais Cabral Murari Meirelles (USP) Ensino-aprendizagem de chinês como caminho para transformação - Simone Felippe Nagumo (USP) O ensino de polonês para adolescentes do IFPR - Renata Carolina e Silva Rocha Pinto Teoria da atividade no ensino de línguas: revisão de literatura com trabalhos da base de dados ERIC - Hellen Christina Gonçalves |
Lançamento de Livro
Neste livro, trazemos uma abordagem de Educação Financeira que tem como horizonte uma organização econômica da sociedade conectada aos fenômenos sociais, políticos, culturais e ambientais. Mais do que inter, ela é transdisciplinar e, assim concebida, requer uma Matemática ressignificada no papel de propiciar a análise crítica da vida financeira individual e coletiva.
Consideramos o elo forte existente entre a Educação Financeira, a Educação Ambiental e a Educação em Direitos Humanos, educações também transdisciplinares e que trazem coladas a elas discussões diversas, claramente percebidas ao longo dos capítulos.
Os organizadores e autores são membros do GIEMAG - Grupo Interdisciplinar de Educação, Matemática e Gestão, do IFSP Capivari. A obra também conta com autores que são pesquisadores convidados de outras instituições de ensino. A primeira parte traz contribuições teóricas em torno da Educação Financeira, Educação Ambiental e Educação em Direitos Humanos e a segunda parte traz a abordagem de temáticas de interesse dos autores, acompanhadas de atividades para a sala de aula, que refletem as tentativas de propiciar, por meio de olhares diversos e, em especial, por meio da Matemática, discussões necessárias para a sociedade na atualidade. Esperamos que elas possam inspirar o trabalho docente, nos diferentes níveis da educação escolar.
Compreendemos que, se acompanhadas de iniciativas inter e transdisciplinares, respeitando as especificidades de cada caso, o alcance das discussões em torno da Educação Financeira na escola pode também favorecer ações concretas na direção da emancipação e engajamento dos sujeitos para a transformação da realidade.
Link na página da editora:
Link para e-book:
Chamada de Trabalhos
A participação no seminário poderá ocorrer nas seguintes modalidades:
1. Apresentações Orais: Nessa modalidade, participantes poderão apresentar e discutir dados de pesquisas teóricas e empíricas concluídas ou em andamento, relatos de experiência, bem como sequências didáticas e projetos de intervenção sobre temas diversos que dialoguem com a temática do evento. As apresentações orais acontecerão no formato online síncrono no dia 23/10 das 19h às 21h. As apresentações orais terão tempo de apresentação aproximado de 15 minutos.
A submissão de trabalhos deverá ser feita através do envio de um resumo de até 300 palavras através do formulário: https://forms.gle/
A submissão para apresentação oral deve ser feita em uma das categorias abaixo:
-
Projetos de intervenção e sequências didáticas
-
Relatos de pesquisa teórica ou aplicada
-
Relatos de experiências práticas
2.Apresentações em Simpósios Temáticos: Nessa modalidade, um grupo de participantes poderá propor trabalhos dentro de uma linha temática em comum sugerida pelo/a coordenador do grupo (Exemplo: metodologias ativas). Cada simpósio temático poderá ter de 3 a 5 trabalhos com o objetivo de apresentar e discutir dados de pesquisas teóricas e empíricas concluídas ou em andamento, relatos de experiência, bem como sequências didáticas sobre temas correlatos.
O/a coordenador/a proponente do simpósio temático deverá submeter um resumo de até 300 palavras apresentando e relacionando os trabalhos dentro da temática proposta através do formulário: https://forms.gle/7paZb3WCFaBzUueEA. Além disso, o/a coordenador/a deverá submeter os resumos de todos os trabalhos que comporão o simpósio temático em um único arquivo. O/A coordenador/a proponente do simpósio temático será responsável pela mediação do mesmo. O prazo limite para envio de trabalhos é 25/08. O modelo de resumo de trabalho se encontra disponível AQUI.
As apresentações orais acontecerão no formato online síncrono no dia 23/10 das 19h às 21h. As apresentações orais terão tempo de apresentação aproximado de 15 minutos. Posteriormente, os trabalhos apresentados no seminário poderão ser submetidos para publicação na Revista Ciência em Evidência do IFSP - Capivari.
Após a avaliação de todos os trabalhos submetidos (apresentações orais individuais e grupos temáticos), a Comissão Organizadora poderá, eventualmente, remanejar os grupos e trabalhos a fim de realizar ajustes na programação. Qualquer mudança será comunicada com antecedência aos/às proponentes.
3. Oficinas. Nessa modalidade, participantes poderão apresentar propostas de oficinas práticas a serem desenvolvidas durante o evento com as pessoas inscritas. Por natureza, uma oficina apresenta uma metodologia mais prática, que envolve atividades e dinâmicas de experimentação, criação e troca colaborativa. As oficinas devem dialogar com o objetivo e a linha temática do evento. As oficinas acontecerão no formato online síncrono no dia 22/10 das 19h às 21h. As oficinas terão duração de 2 horas.
A submissão de propostas de oficinas deverá ser feita através do envio de um resumo de até 300 palavras através do formulário: https://forms.gle/7paZb3WCFaBzUueEA. O prazo limite para envio de propostas de oficinas é 25/08. O modelo de resumo de oficina se encontra disponível AQUI.
4. Minicursos. Nessa modalidade, participantes poderão apresentar propostas de minicursos teóricos a serem desenvolvidos durante o evento com as pessoas inscritas. Os minicursos devem dialogar com o objetivo e a linha temática do evento. Os minicursos acontecerão no formato online síncrono no dia 22/10 das 19h às 21h. Os minicursos terão duração de 2 horas.
A submissão de propostas de minicursos deverá ser feita através do envio de um resumo de até 300 palavras através do formulário: https://forms.gle/7paZb3WCFaBzUueEA. O prazo limite para envio de propostas de oficinas é 25/08. O modelo de resumo de oficina se encontra disponível AQUI.
Datas importantes:
Data limite para a submissão de resumos (trabalhos orais, oficinas e minicursos): 25/08
Data limite de divulgação dos trabalhos, oficinas e minicursos aceitos: 19/09
Data limite de envio da versão final do resumo: 30/09
Evento: de 21 a 23/10
Para mais informações, escreva para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Modelo para a submissão dos resumos de apresentações orais ou em simpósios temáticos:
Modelo para a submissão dos resumos de oficinas:
Modelo para a submissão dos resumos de minicursos:
Redes Sociais