Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Torneio Empreendedor - PRQ
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Torneio Empreendedor - PRQ

  • Publicado: Quinta, 30 de Maio de 2019, 10h48
  • Última atualização em Sexta, 31 de Maio de 2019, 15h12
  • Acessos: 1217

Alunos do curso de Tecnologia em Processos Químicos participam do Torneio Empreendedor

Os alunos do 7º semestre do curso superior de Tecnologia em Processos Químicos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Câmpus Capivari, participaram do Torneio Empreendedor, durante os meses de abril e maio de 2019.

O Torneio Empreendedor é promovido anualmente, consiste em uma competição nacional, de caráter educacional, constituído de atividades 100% online, tem como objetivo estimular o empreendedorismo e desenvolver competências de gestão de empresas com a utilização de jogos de empresas e simuladores gerenciais.

As atividades acontecerem durante o cronograma da disciplina de Gestão da Inovação e Empreendedorismo, ministrada pelo prof. Dr. Valdir Antonio Vitorino Filho, da área de gestão do IFSP Câmpus Capivari.

Durante a realização das atividades os alunos tiveram a oportunidade de gerenciar uma empresa virtualmente, tomando decisões nas diversas áreas da gestão, como por exemplo, compra de matéria prima, contratação de mão de obra, investimento em propaganda, empréstimos e aplicações financeiras, produção e demanda, dentre outras atividades empreendedoras.

Na edição de 2019, o Torneio Empreendedor contou com a participação de mais de 600 equipes, com representação de instituições de ensino públicas e particulares de todos os estados do Brasil. A turma do 7º semestre de Tecnologia em Processos Químicos participou com três equipes (IFSP A, IFSP B, IFSP C), obtendo um excelente desempenho, chegando com duas equipes até o final da segunda etapa do torneio (num total de três etapas).

Sobre a participação no Torneio Empreendedor a aluna Maria Luisa Farias Correa afirmou “o jogo de empreendedorismo nos fez gostar ainda mais de estudar e entender o sistema de gestão. Ao comandar uma empresa conseguimos entender e aplicar muito do jogo foi uma oportunidade desafiadora que abrangeu diversas questões, não só empreendedoras, como financeiras. Utilizou-se de diversos termos técnicos existentes no mercado, o jogo se adaptava a cada escolha tomada, portanto, era necessário estar atento a todo instante ao diário de notícias, promovido pelo jogo”.

“A prática da atividade envolvendo o torneio empreendedor faz parte da adoção de metodologias ativas de aprendizagem, aplicadas na disciplina de Gestão da Inovação e Empreendedorismo, que utilizou como método de trabalho a aprendizagem baseada em projetos”, afirmou o professor Valdir.

    

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página