Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > CEX - Abertura de Vagas: Formação Continuada Gratuita para Educadores
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CEX - Abertura de Vagas: Formação Continuada Gratuita para Educadores

  • Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2023, 09h58
  • Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 11h00
  • Acessos: 1634

A Coordenadoria de Extensão (CEX) do IFSP Capivari torna pública uma importante oportunidade de aprimoramento profissional para educadores com a abertura de inscrições em dois cursos online gratuitos de formação continuada, conforme o Edital Nº CPV.067/2023, de 16 de agosto de 2023 . Com um total de 60 vagas disponíveis, os cursos "Quem Educa o Educador: Formação do Professor da Educação de Jovens e Adultos" e "Tecnologias na Educação: Ferramentas Digitais para a Aprendizagem" visam enriquecer as habilidades e competências dos educadores para enfrentar os desafios contemporâneos da sala de aula. As inscrições acontecem de maneira online entre os dias 17 e 24 de agosto de 2023.

 

Quem educa o educador: a formação do professor da Educação de Jovens e Adultos

Carga Horária 40 h.
Número de vagas 20
Público Alvo Licenciandos, pós-graduandos, professores e profissionais da educação.
Objetivo Discutir a formação e o papel do professor na Educação de Jovens e Adultos, com base no estudo e na reflexão dos aspectos teleológicos e axiológicos que alicerçam a prática pedagógica, à luz de Hannah Arendt, Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto.
Modalidade   Online, com todas as atividades assíncronas.
Aulas síncronas de apoio nos dias 05/09, 17/10 e 05/12.
Tipo Curso de Formação Continuada.
Inscrições Online:
https://forms.gle/LgLQGqUd6CooHvBbA

 

O curso "Quem Educa o Educador: Formação do Professor da Educação de Jovens e Adultos," oferecido pelo IFSP Campus Capivari, se propõe a explorar a formação e o papel do professor na Educação de Jovens e Adultos. Com base nas perspectivas de Hannah Arendt, Paulo Freire e Álvaro Vieira Pinto, o curso busca promover uma análise dos aspectos teleológicos e axiológicos que sustentam a prática pedagógica nesse contexto. O curso, que tem uma carga horária total de 40 horas, oferece um ambiente de aprendizado enriquecedor para um grupo limitado de 20 participantes, visando proporcionar interação e discussões significativas. O objetivo é equipar os participantes com uma compreensão mais sólida para aprimorar a educação de adultos, alinhada com fundamentos filosóficos e pedagógicos relevantes. 

 

Tecnologias na Educação: ferramentas digitais para a aprendizagem

Carga Horária 20 h.
Número de vagas 40
Público Alvo Professores e acadêmicos de licenciatura de qualquer área do ensino.
Objetivo

Proporcionar, aos professores e licenciandos, possibilidades para conhecer e compreender ferramentas digitais, tais como: Webfólio como procedimento avaliativo; Facebook como ferramenta de ensino; Google Meet como ferramenta para aulas e atividades online; Padlet como ferramenta digital; Coggle: mapas mentais; Plataforma Canva; Jamboard: quadro branco interativo; Miro: quadro branco colaborativo online; Kahoot! avaliação da aprendizagem; Flipgrid: fóruns de debates; Edpuzzle: integrando vídeos e questões; Produzindo videoaulas com o Loom; Kinemaster: editor de vídeo.

Modalidade   Online, com todas as atividades assíncronas.
Tipo Curso de Formação Continuada.
Inscrições Online:
https://forms.gle/LgLQGqUd6CooHvBbA

 

Já no âmbito do curso "Tecnologias na Educação: Ferramentas Digitais para a Aprendizagem," oferecido pelo IFSP Campus Capivari, professores e licenciandos têm a oportunidade de explorar e aprofundar seu conhecimento em diversas ferramentas digitais relevantes para o contexto educacional. O curso, com carga horária total de 20 horas, apresenta uma variedade de recursos, incluindo a utilização do Webfólio para avaliação, a exploração do uso educacional do Facebook, a incorporação do Google Meet para atividades online, e o emprego do Padlet para interações digitais. Também são abordados temas como a criação de mapas mentais com o Coggle, a exploração da plataforma Canva, o uso do quadro branco interativo Jamboard, e a colaboração no quadro branco online Miro. Além disso, são discutidas práticas como a avaliação com o Kahoot!, a promoção de debates no Flipgrid, a criação de conteúdo interativo com o Edpuzzle, a produção de videoaulas por meio do Loom, e a edição de vídeos utilizando o Kinemaster. O curso conta com 40 vagas disponíveis, e visa enriquecer as habilidades dos participantes na integração eficaz de ferramentas digitais em suas práticas educacionais. 

 

Não perca essa oportunidade de enriquecer sua prática educacional e se preparar para os desafios do ensino atual. As inscrições para ambos os cursos já estão abertas e podem ser realizadas até 24 de agosto de 2023. Invista seu tempo em seu desenvolvimento profissional e faça parte dessa jornada de capacitação no IFSP Campus Capivari.

 


Documentos:

Edital Nº CPV.067/2023, de 16 de agosto de 2023

registrado em:
Fim do conteúdo da página