Semana da Mulher

• Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 19h29
  • Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2019, 20h24

De 08 a 15 de março aconteceu no IFSP-Capivari a Semana da Mulher, cujo o objetivo foi tematizar o espaço das mulheres na sociedade a partir de diferentes vieses, como o mercado de trabalho, o esporte, a violência e outros. No dia 8 de março foi entregue a premiação do II Concurso de Fotografia do IFSP cujo o tema foi “As muitas faces da mulher brasileira”. No mesmo dia a técnica-administrativa Michele Pereira de Faria, o professor Tiago Berg e a aluna Grazielle Neves recitaram poesias autorais sobre a temática da Semana.

Na segunda-feira, 11 de março, as professoras Fabiana Tonin e Francine Ribeiro e a bibliotecária Michele Santos conduziram a atividade intitulada “O conto da aia – o controle do corpo feminino entre a ficção e a realidade”. Temas como parto e violência obstetrícia, aborto, esterilização, violência contra a mulher, educação sexual, empoderamento e o papel da escola foram abordados ao se falar sobre o controle do corpo feminino em nossa sociedade.

Na terça-feira, 12 de março, a professora Lorena de Faria conduziu a aula aberta: O feminino no Batuque: conhecendo Anecide de Toledo para os alunos dos primeiros anos de informática e química, discutindo questões como racismo, feminismo negro, cultura afro-brasileira, o batuque como patrimônio local e regional. Já os alunos dos segundos anos de informática e química e do 3º ano de informática e participaram da roda de conversa conduzida pelos professores Gustavo Mattarazo e Felipe Vieira sobre masculinidade e padrões de comportamento. Os alunos do curso Técnico em Administração, modalidade ProEJA, e os alunos dos cursos técnicos e superiores noturno participaram da palestra “Saúde da Mulher- Prevenção ao Câncer de mama” com a professora e fisioterapeuta Laís Bonagúrio Peressim e com a auxiliar de biblioteca Rúbia Dias Adão.

Na quarta-feira, 13 de março, aconteceu a roda de conversa – Mulher, formação profissional e mundo do trabalho, para os alunos do 1º e 2º anos de informática e 3° de química, conduzida pelas professoras do curso técnico de informática Adriana Morais da Silva e Caroline D. P. do Nascimento Barbieri. Além delas, participou também Giulia Santos Stefani, ex-aluna do curso de informática e atualmente discente do curso ADS e a engenheira Thaís Sposito Gonçalves, que atua no Grupo PSA. As convidadas compartilharam histórias de formação e do mercado de trabalho e falaram sobre desafios de ser mulher em ambientes dominados por homens.

Na quinta-feira, dia 14 de março, a pesquisadora Larissa Higa conduziu a roda de conversa “A violência sexual e a cultura: promovendo debates”. Graduada, mestre e doutora em Literatura, Larissa fez um convite aos jovens alunos do 1º, 2º e 3ºs anos dos cursos integrados e alunos da Licenciatura em Química para que, a partir de cenas de filmes, séries e da literatura, pudessem refletir sobre a presença da cultura machista em produtos culturais que são consumidos por nós diariamente. Os alunos foram provocados a pensar em como as mulheres são representadas nessas obras; em como o estupro e a violência sexual são representados e qual a influência que isso tem na formação de um imaginário coletivo sobre essas questões. As turmas dos 2ºs anos de informática e química participaram da roda de conversa “Corpo e padrões de beleza” conduzida pelo professor Tiago Pellim e a professora Irlla Diniz, em que foi feito um breve panorama histórico sobre a construção dos padrões e como eles afetam o nosso imaginário social sobre beleza. Os alunos do curso EJA-Administração participaram da roda de conversa “Mulher, formação profissional e mundo do trabalho” que contou com a presença da professora de matemática e engenheira civil Paula Barrionuevo, da professora de Física Elizabeth Machado Baptestine Andrade, da diretora adjunta educacional, Leticia Pedroso Ramos, formada em engenharia florestal e da motorista de van escolar Luciana Regina Fernandes Corneta. Elas compartilharam com os alunos suas motivações e os desafios enfrentados em suas formações profissionais e no mercado de trabalho.

Na sexta-feira, 15 de março, os alunos dos 1ºs anos de informática e química participaram da roda de conversa “Mulheres no esporte” conduzida pela professora Irlla Diniz, em que foi feita uma análise histórica sobre como as mulheres foram afastadas dessa prática corporal e os impactos desse distanciamento para as modalidades femininas na atualidade. A semana foi encerrada com a roda de conversa “Relacionamento abusivo- você sabe como identificar?” conduzida pelas professoras Irlla Diniz e Francine Ribeiro e que contou também com a presença das pedagogas Isabel Cristina das Chagas Oliveira e Gianna Andréia Ferreira Gobbi Spadote. Os alunos do 1º e 2º ano de química, e dos 3ºs de química e informática foram convidados a refletir sobre como identificar relacionamentos abusivos, das causas e consequências desses tipos de relacionamentos, e das alternativas para sair deles.

Nos dias 13 e 15, entre 12:30 e 13:20 a aluna Nayla Pessoa, do 2º ano de informática, sob orientação do professor Daniel de Souza, exibiu curtas e vídeos sobre a temática da Semana, seguida de conversa com os presentes.