PS- Dicas para matrícula: Curso Técnico em Química C/S
No dia 05/07/2022 foi divulgado o resultado do Edital n.º 225, DE 29 DE ABRIL DE 2022, que regulamenta o Processo Seletivo para ingresso, no segundo semestre de 2022, nos Cursos Técnicos Concomitantes ou Subsequentes ao Ensino Médio dos Câmpus do IFSP. Com o objetivo de facilitar a matrícula, o IFSP Câmpus Capivari solicita a todos (as) os candidatos (as) inscritos que leiam com atenção às recomendações:
1º - Assista aos tutoriais
Antes de iniciar a sua matrícula, assista a todos os tutoriais. Clique AQUI
2º - Faça o Cadastro no GOV.br
Conforme previsto no item 8.4 do edital, as matrículas serão realizadas pelo GOV.br. O cadastro deve ser realizado na plataforma: https://www.gov.br/pt-br
Para saber mais sobre esse procedimento de criação do cadastro, acesse: http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/ e tire suas dúvidas
Recomenda-se que o cadastro seja realizado e testado antes da publicação do resultado final. Em casos de problemas de acesso leiam as recomendações do FAQ para correções.
3º - Regularize o título de eleitor
Todos os maiores de 18 anos deverão apresentar a certidão de quitação eleitoral. Acesse: https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral e salve em PDF uma cópia da sua quitação. Caso a sua quitação eleitoral não esteja correta ou você não consiga emitir, entre em contato com o Cartório Eleitoral.
4º - Apresente o Certificado de Conclusão do Ensino Médio (candidatos que já concluíram o Ensino Médio
Candidatos concluintes do Ensino Médio deverão apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Desta forma, entre com contato com a sua escola de ensino médio e solicite o certificado de conclusão. Caso o certificado não esteja pronto a escola irá entregar uma declaração onde constará que concluiu o ensino médio.
Caso o candidato, na ato da inscrição, selecionou algumas das cotas, deverá apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental. Caso o certificado não esteja pronto a escola irá entregar uma declaração onde constará que concluiu o ensino médio e o ensino fundamental.
4.1 Apresente o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental (candidato que está cursando o Ensino Médio)
Candidatos estão cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio deverão apresentar o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental mais a declaração de cursando da escola atual. Desta forma, entre com contato com a sua escola de ensino fundamental e solicite o certificado de conclusão. Caso o certificado não esteja pronto a escola irá entregar uma declaração onde constará que concluiu o ensino fundamental.
5º - Separe e organize os Documentos das vagas reservadas
Se você fez a inscrição para as vagas reservadas, separe os documentos previamente. Todos (as) os (as) candidatos (as) das vagas reservadas (cotas) deverão comprovar que estudaram o ensino médio em escola pública, para isso deverão: apresentar o histórico com o nome das escolas públicas OU apresentar declaração que conste que o candidato estudou o ensino médio completo em escola pública.
- L1, L2, L5 e L7: separe o RG e CPF de todos os moradores de sua residência. Você precisará também apresentar comprovantes de renda de todos os moradores maiores de 18 anos ou apresentar o formulário de sem renda dos moradores e também apresentar a carteira de trabalho de todos.
Por exemplo: em uma casa moram 5 pessoas – João (2 anos de idade), Maria (17 anos de idade), Antonio (desempregado), Luisa (sem carteira - informal) e Helton (CLT). Os documentos que precisarão ser apresentados serão:
João: RG + CPF. Na ausência do RG apresentar certidão de nascimento
Maria: RG + CPF.
Antonio: RG + CPF + declaração de sem renda + carteira de trabalho.
Luisa: RG + CPF + declaração de informal + carteira de trabalho
Helton: RG + CPF + holerite de fevereiro, março e abril de 2022;
Modelo da declaração de sem renda ou declaração de informal. Clique aqui.
Modelo de como bater as fotos da carteira de trabalho. Clique aqui.
- L5, L6, L7, L8: Apresentar original, ou cópia autenticada em cartório, do laudo médico, contendo o número de inscrição do profissional no Conselho Regional de Medicina (CRM), atestando a espécie e o grau/nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID)
Dúvidas:
1) Perdi meu título, posso fazer a matrícula?
Você precisará apresentar a sua declaração de quitação eleitoral. Se não conseguir emitir de forma on-line compareça com urgência ao cartório eleitoral
2) Perdi o meu certificado de conclusão o ensino médio e/fundamental ou não tenho o certificado de conclusão.
Compareça até escola onde concluiu o ensino médio ou fundamental e solicite uma segunda via.
3) A matrícula será presencial?
Não, a matrícula será totalmente on-line
4) Os cursos têm custo de matrícula ou de mensalidade?
Os cursos não têm custo de matrícula, nem de mensalidade.
5) Não tomei a vacina da COVID, posso participar das aulas presenciais?
Não poderá comparecer. A PORTARIA NORMATIVA N.º 37/2022 - RET/IFSP, DE 29 DE JANEIRO DE 2022 exige a apresentação do comprovante. Para saber mais leia a portaria: https://drive.ifsp.edu.br/s/0nJU7TWQGVDfutU#pdfviewer
6) Tem algum material obrigatório para os cursos?
Não, apenas recomendamos que para o curso Técnico em Química concomitante/subsequente os discentes tenham um jaleco de algodão de mangas longas e na altura dos joelhos. Caso não tenha o jaleco, comparece para as aulas, faremos o empréstimo dos jalecos.
7) Posso tirar minha foto 3 x 4 com o celular?
A foto 3 x 4 poderá ser batida com o seu celular, mas atenção! Não serão aceitas fotos com brincos, óculos, chapéu, etc. O (a) candidato (a) deverá estar posicionado olhando para a frente e com fundo claro atras. É uma foto no padrão foto 3 x 4. Fotos que não estiverem no padrão foto 3 x 4 serão recusadas e o aluno deverá refazer todos os passos da matrícula
8) O comprovante de endereço não está no meu nome. Posso fazer a matrícula?
O comprovante de endereço não precisará estar no nome do candidato (a). O comprovante de endereço não precisará estar no nome dos pais/responsáveis pelo (a) candidato (a).
9) Quando devo fazer a matrícula?
Faça a matrícula no primeiro dia. A divulgação acontecerá no dia 06/07/2022, às 16h e o prazo será curto.
10) Sou menor de idade, meus pais precisam assinar algum documento?
Sim, você precisará apresentar o RG e CPF do responsável e o responsável irá assinar a ficha de matrícula.
11) Sou candidato das vagas reservadas, trabalhei em fevereiro e março, mas perdi o emprego em abril. O que faço?
Apresente o holerite de fevereiro e março. Para o mês de abril apresente uma declaração de sem renda.
Modelo de sem renda. Clique aqui.
E-mail em casos de dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes Sociais