Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > RET-Reitor e pró-reitores visitam câmpus do IFSPProjeto Reitoria Presente ouve anseios da comunidade dos câmpus
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

RET-Reitor e pró-reitores visitam câmpus do IFSPProjeto Reitoria Presente ouve anseios da comunidade dos câmpus

  • Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 22h11
  • Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 22h12
  • Acessos: 639

Projeto Reitoria Presente ouve anseios da comunidade dos câmpus 


O IFSP ganhou, nesta semana, o projeto Reitoria Presente. Nele, reitor e pró-reitores visitam presencialmente os câmpus da Instituição para conversar com alunos e servidores, além de apresentar ações. Todos os 37 câmpus receberão a visita da reitoria, que visa estreitar os laços com sua comunidade.  

A estreia da Reitoria Presente aconteceu na segunda-feira (18) no Câmpus Ilha Solteira, que fica na divisa com o estado do Mato Grosso do Sul e a aproximadamente 660 quilômetros de distância da sede da reitoria, na capital paulista. Assim como Ilha Solteira, o IFSP possui diversos câmpus bastante distantes de São Paulo, o que dificulta o diálogo presencial entre as unidades. O projeto tem o objetivo de quebrar essa barreira e aproximar a relação entre os servidores e alunos da Instituição com a alta gestão.  

Depois de Ilha Solteira, o Câmpus Presidente Epitácio recebeu a ação na terça-feira (19). A primeira rodada do projeto contou com a participação do reitor Silmário Batista, dos pró-reitores de Administração, José Roberto da Silva, de Extensão, Gabriela de Godoy Arduino, de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Nogueira Luz, de Pesquisa e Pós-graduação, Adalton Ozaki, e do diretor de Gestão de Pessoas, Guilherme Oliveira Leite.  

A Reitoria Presente, explica o reitor Silmário Batista, é uma ação prevista no seu plano de gestão, e foi iniciada agora por conta da suspensão das atividades presenciais devido à Covid-19, que impossibilitou a realização da atividade antes. “Nada consegue substituir o contato de olhos nos olhos. Acho que esse tipo de ação presencial nos permite oferecer e aprender muito mais.”  

A expectativa é que todos os 37 câmpus sejam visitados pelo projeto nos próximos dois anos. “Nós vamos sem pressa, passamos um dia e meio no câmpus. Fazemos o despacho da Reitoria no câmpus e também despachamos com o câmpus. O objetivo é reduzir qualquer tipo de distância, seja física, conceitual, política ou administrativa que possa existir entre qualquer câmpus e a reitoria”, afirma.  

Saiba mais sobre os encontros em cada um dos câmpus: 

Ilha Solteira 

No Câmpus Ilha Solteira, reitor e pró-reitores se reuniram com os servidores e, posteriormente, conversaram com os alunos nas salas de aula. Segundo o reitor Silmário Batista, o gabinete recebeu demandas de infraestrutura, quadro de pessoal e políticas das pró-reitorias. “Temos levado informações e até alguns compromissos dentro das nossas possibilidades de atendimento. Essas conversas nos deixam muito confortáveis e tranquilos para buscar o que está acontecendo na ponta para fazermos entregas que realmente se adequem às necessidades das unidades e, portanto, sejam muito melhores para a sociedade”, revela.  

O diretor do câmpus, Wilson José da Silva, aprovou e agradeceu a visita dos gestores. “O projeto é de grande valia para que a gestão do Instituto Federal tenha ainda mais sucesso e consiga entender os anseios de toda a comunidade”.  

Entre os alunos que conheceram o reitor e os pró-reitores, também ficou nítida a importância de todas as unidades da Instituição: “Acho muito importante a reitoria conhecer os câmpus do interior e os demais e ouvir as opiniões dos alunos e servidores”, resumiu Maria Eduarda Silva Gonçalves, aluna do curso Técnico em Desenho de Construção Civil integrado ao Ensino Médio.  

Presidente Epitácio  

Na tarde de terça-feira (19), foi a vez do Câmpus Presidente Epitácio receber o reitor e os pró-reitores para uma conversa com alunos e servidores. O diretor-geral do câmpus, Alexandre Carniato, lembrou que o projeto Reitoria Presente é uma proposta de campanha que começa a ser colocada em prática. Para ele, a iniciativa é uma demonstração de que a gestão atual está atenta e acessível, sempre disposta a tirar dúvidas e solucionar problemas. 

A servidora do câmpus Eliane Chuba  aprovou a iniciativa da reitoria "itinerante". Segundo ela, nada supre o encontro presencial: "você pode entrar em contato por e-mail, telefone, ofício, mas quando você conversa frente a frente é possível expor muito melhor uma situação".

Os estudantes também compareceram à conversa com a gestão. José Lucas, aluno do curso de Pedagogia, considera louvável a disponibilidade do reitor e dos pró-reitores de irem até os câmpus, principalmente nos mais distantes da reitoria, para ouvir as demandas e conhecer as peculiaridades de cada local.

Durante o encontro, os gestores responderam perguntas sobre os mais diversos assuntos. Estágio, jogos dos institutos federais, transporte para a zona rural, cotas e divisão do IFSP estão entre os assuntos que surgiram durante essa primeira rodada do Reitoria Presente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página