Página inicial > O que é? > Últimas notícias > RET- IFSP e Instituto Politécnico de Bragança renovam acordo de cooperação para mobilidade estudantil

• Publicado: Segunda, 11 de Abril de 2022, 09h57
  • Última atualização em Segunda, 11 de Abril de 2022, 09h57

Estudantes podem realizar parte do curso em uma instituição portuguesa

Nesta quarta-feira (6), o reitor do IFSP, Silmário Santos, assinou junto ao Instituto Politécnico de Bragança a renovação do acordo de cooperação entre as instituições, que prevê a mobilidade estudantil. O acordo permite que, a cada semestre, o IFSP abra um edital para que os estudantes de bacharelado e licenciaturas se candidatem, com um plano de mobilidade, para estudar por seis meses em Portugal.

Conforme explica o reitor, “essa ação é fundamental para manter e ampliar a qualidade de ensino com ações de internacionalização, aumentando o ganho cultural e educacional do nosso estudante, que para além de ter melhores condições de empregabilidade, também amplie sua formação como indivíduo e cidadão”.

O diretor de Relações Internacionais (Arinter) do IFSP, Eduardo Modena, também informa que há estudos para ampliar o acordo com o Instituto Politécnico de Bragança na pós-graduação em Pedagogia, licenciaturas e Tecnologias Assistivas e Automação, bem como com outras instituições portuguesas, tais como o Politécnico de Setúbal em Engenharias, com o Politécnico do Porto em Engenharia Elétrica, Turismo e Inovação, e com os Politécnicos de Leiria e de Tomar na área de Restauração de Edifícios e Arquitetura.

O reitor enfatiza que esses acordos, buscados em parceria com as pró-reitorias de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e de Pesquisa e Pós-Graduação, visam também ampliar as oportunidades para os servidores, pesquisadores, docentes e técnico-administrativos.

A assinatura ocorreu por ocasião do Seminário Luso Brasileiro de Ensino Superior, que está acontecendo entre os dias 4 e 8 de abril, em Bragança (Portugal). O evento tem como objetivo revisitar e incentivar a cooperação internacional entre as instituições de educação de Portugal e do Brasil, reunindo gestores das redes portuguesas e brasileiras de educação profissional, científica e tecnológica. O evento é sediado pelo Instituto Politécnico de Bragança, com o apoio e organização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).