RET-Inscrições abertas para projetos articulados com o Festival Entretodos
Propostas devem ser submetidas via Suap até 13 de março
A Pró-Reitoria de Extensão divulgou o Edital nº 087/2022 que visa selecionar e fomentar projetos de extensão do IFSP contemplando as temáticas relacionadas ao Audiovisual e Direitos Humanos, articulados com o ensino, a pesquisa e a inovação, a serem desenvolvidos conjuntamente ao Festival Entretodos de Curtas em Direitos Humanos e Cidadania.
Os projetos deverão ser cadastrados exclusivamente pelo Suap até o dia 13 de março.
O Festival Entretodos de filmes curtos e Direitos Humanos é realizado anualmente dando visibilidade a produções de filmes nacionais e internacionais capazes de sensibilizar e provocar debates sobre questões sociais, raciais, cidadania e de identidade, de forma lúdica e participativa.
Serão selecionados até dez projetos, sendo um por câmpus, que deverão ser executados em articulação entre servidores e discentes do IFSP e membros da comunidade externa. O total de recursos destinados para execução do edital é de R$ 64 mil.
As atividades dos projetos contemplados devem ser iniciadas em abril.
Saiba mais no Edital.
Projeto 2021
Durante o projeto de Extensão, os câmpus participantes promovem rodas de conversa para promover a reflexão de temas contemporâneos sobre os filmes indicados. Os alunos do IFSP bolsistas no projeto também são estimulados a produzir material audiovisual sobre os temas abordados durante as discussões sobre as produções cinematográficas, de modo a incentivar a população a utilizar a linguagem cinematográfica para se expressar.
No ano de 2021, as exibições e discussões foram realizadas em formato online devido à pandemia da Covid-19. Entre os dias 8 e 12 de novembro, os câmpus Avaré, Barretos, Bragança Paulista, Piracicaba e São Roque foram pontos de cinema do Festival Entretodos. Durante as sessões, foram discutidos os seguintes filmes: "Pega-se facção", "Quem saiu para entrega?", "Zoom", "Relato número um", "Escadas", “Tambor ou bola”, “Peixinho”, “A escola é nossa”, “Erro de sistema”, "Morde e assopra", "O avô", "Meia lata dágua ou lagarto camuflado", "Castanhal", "Pequenez vermelha na imensidão do azul", "Gado Marcado", "Mara, a jornada da elefanta", "Eu não vou ao enterro de painho", "Quintal de Mariza", "República do Mangue", "Entremarés", "Lamento de força travesti".
Os alunos e professores participantes da última edição do projeto desenvolveram um vídeo de apresentação da ação. Veja abaixo:
Redes Sociais