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Edital 227/2020: Seleção de Propostas para o Edital de Empreendedorismo Inovador - CPI

  • Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 09h23
  • Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2020, 08h37
  • Acessos: 1152

A SETEC/MEC lançou o edital de Empreendedorismo Inovador, por meio da Chamada IFES 05/2020.

A Inova IFSP, em ação conjunta com a Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, lançou o Edital 227/2020, com objetivo de selecionar 9 projetos relacionados à Economia 4.0, sendo 3 projetos em cada uma destas três áreas: agro 4.0, indústria 4,0 e serviços 4.0. Os 9 projetos selecionados serão encaminhados como proposta institucional ao Edital IFES 05/2020.

Será realizada um webinar no dia 14/7 (terça-feira), às 10h, para esclarecimentos sobre o Edital, com transmissão pelo canal do IFSP no YouTube. A transmissão pode ser acessada, ainda, pelo seguinte endereço: https://inova.ifsp.edu.br/index.php/webinars (A gravação da apresentação está disponível emhttps://youtu.be/X7zhgLChEUI)


Para mais informações, acesse: https://inova.ifsp.edu.br/index.php/editais/200-edital-227-2020

 

Edital n.º218/2020 - Prospecção de projetos para apoio à iniciação tecnológica com foco na Economia 4.0

Anexo I - Modelo de projeto de Iniciação Tecnológica

Anexo II - Declaração de Concordância da Instituição Parceira

 

 

FAQ:

 

1 - O que é Iniciação Tecnológica?

É um conjunto de ações de estímulo ao envolvimento de estudantes em conhecimentos, práticas e metodologias atrelados ao desenvolvimento do pensar tecnológico e suas potencialidades. Nesse contexto, o objetivo do edital é oferecer cursos, oficinas ou atividades para desenvolver nos estudantes habilidades relacionadas à utilização de novas tecnologias digitais, no contexto da Economia 4.0.

 

2 - O que são Projetos de Iniciação Tecnológica neste edital?

Os projetos podem ser cursos, oficinas ou atividades, que são voltados ao estímulo ao pensar tecnológico e à superação de barreiras ao aprendizado tecnológico. No edital, esses projetos podem ocorrer dentro das instituições da Rede Federal, nas escolas municipais e estaduais, ou nas comunidades onde os estudantes residam.

 

3 - Poderia exemplificar habilidades relacionadas às novas tecnologias digitais no contexto da Economia 4.0?

Por exemplo, programação de software e aplicativos, realidade virtual e realidade aumentada, prototipagem de soluções tecnológicas, internet das coisas, inteligência artificial e robótica.

 

4 - O que se pretende estimular e incentivar nos projetos de iniciação tecnológica?

Estimular o interesse e a criatividade dos estudantes do ensino médio técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental das redes públicas de ensino quanto à iniciação tecnológica, bem como incentivar a participação de servidores e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

 

5  - Quais câmpus podem participar deste Edital?

Todos os câmpus do IFSP que atendam aos critérios do edital.

 

6 - Quantas propostas cada câmpus pode submeter e quantos projetos serão selecionados?

Serão aceitas mais de uma proposta por câmpus do IFSP, desde que haja concordância da Direção Geral do campus e com equipes totalmente diferentes. Serão selecionados 8 projetos no total. O prazo para a execução dos projetos é de 24 meses.

 

7 - O que deve constar nos projetos de iniciação tecnológica a serem apresentados?

  1. foco nas tecnologias digitais aplicáveis ao contexto da Economia 4.0;
  2. manifestar a utilização de metodologias ativas;
  3. prever o atendimento a, no mínimo 160 estudantes do ensino médio técnico, médio regular e dos anos finais do ensino fundamental, das redes públicas de ensino, separadamente ou em conjunto;
  4. priorizar o atendimento a estudantes e escolas em situação de vulnerabilidade social; e
  5. prever parceria com a secretaria de educação estadual e/ou municipal.

 

8 - O que é economia 4.0?

Transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados, que impacta transversalmente os três setores base da Economia.

 

9 - O que são metodologias ativas de aprendizagem?

Propostas de aprendizagem que focam a participação ativa dos estudantes, de forma colaborativa e resolutiva, a partir de problemas e situações reais.

 

10 - Por que é importante a parceria formal com as secretarias estadual e municipal de educação?

Essencialmente por se tratar de uma atividade de formação aos estudantes da educação básica muito importante no contexto das transformações da Economia 4.0. No tocante às questões operacionais, para garantir o apoio, por exemplo, ao deslocamento dos estudantes da rede municipal e/ou estadual para a realização das atividades de iniciação tecnológica nas instalações da instituição da Rede Federal, ou para disponibilizar espaços físicos, bem como alimentação para os estudantes cursistas, quando for o caso.

 

11 - O que será avaliado para a seleção das propostas?

  1. Qualificação da equipe, composta por coordenador, multiplicador, instrutor e monitor;
  2. Qualificação do projeto, em especial clareza, relevância e pertinência dos objetivos e a adequação metodológica; e
  3. Avaliação do impacto social do projeto, considerando indicadores como o IDEB Escola dos anos finais do ensino fundamental e/ou do ensino médio da escola participante do projeto e o IDHM do município onde situa-se a escola participante o projeto.
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