IFSP recebe visita de comitiva palestina
O IFSP recebeu nesta terça (30) a visita técnica de uma comitiva palestina formada por professores e autoridades ligadas à educação. A visita faz parte de um acordo de cooperação trilateral entre Brasil, Alemanha e Palestina, que tem como escopo a formação profissional em energias renováveis.
O grupo foi recebido no Instituto pelo reitor, Silmário dos Santos, pelo assessor de Relações Internacionais , Wagner Belo, pelos pró-reitores de Ensino e de Extensão, Carlos Procópio e Rafael Alves, e pelo diretor-geral do Câmpus São Paulo, Alberto Shiga. Durante a visita, a comitiva pôde saber um pouco mais sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição na área de energia solar fotovoltaica. Em passagem pelos Câmpus São Paulo e Boituva, puderam conhecer os equipamentos e a infraestrutura disponíveis para o funcionamento dos cursos, assim como conversar com os professores daqui sobre o currículo desses cursos e a experiência nessa área de formação.
De acordo com Vagner, a vinda da comitiva é uma devolutiva da visita que o diretor-geral do Câmpus Boituva, Felipe Almeida, fez à Palestina no final do ano passado para ministrar capacitação a professores na área de energia fotovoltaica. O assessor de Relações Internacionais ressalta que acordos como este são importantes pois expandem o nome do IFSP e são uma demonstração de como nossas tecnologias e expertise podem ajudar. “Por outro lado, nós entendemos que essa interlocução com agentes externos complementa as nossas potencialidades locais.”
A parceria entre Palestina e Brasil se dá por meio do EnergiFE (Programa da Setec/MEC para desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação), intermediada pela organização alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ). Representante da GIZ no Brasil, Roberta Knopki ressalta que o projeto trilateral tem como objetivo principal a transferência de conhecimento. Segundo ela, a ideia é multiplicar a capacitação feita com os professores palestinos, construir currículos adaptados à realidade deles e desenvolver o mercado fotovoltaico local, com o Brasil contribuindo com sua experiência.
Nesta quarta (31), a comitiva palestina viaja até Santa Catarina para conhecer o Câmpus Florianópolis do IFSC. Integram a comitiva Abdelrahman Ali Saleh Hijawi (Qudra Renewable Energy Solutions Federation of Renewable Energy Industries ), Ahmed M.A.Alothman (Ministry of Education ), Aijafra Mohammed (Palestine Ahliya University), Amjad M. M. Yaseen (Ministry of Labour Nablus Vocational Training Center), Asmaa Farouq Ahmed Sharab (Palestine Technical University), Hans Joachim Zinnkann (GIZ Palestine), Jad Husein Omar (Deir Debwan Secondary Industrial School ), Mohammed S. A. Alatrush (Near East Council of Churches ), Rabee N.N. Abuschamla (Ministry of Higher Education), Samah A.A.Abuali (Jerusalem District Electricity Company ). O grupo está sendo acompanhado por Felipe Almeida (IFSP), Roberta Knopi e Alice Guimarães (GIZ Brasil), Andre Barros e Daniel Alves ( Agência Brasileira de Cooperação) e Manoel Filho (IFPE).
Parceria em pesquisa
Enquanto acompanhava os visitantes, o diretor do Câmpus Boituva relatou que há duas pesquisas sendo desenvolvidas por meio de cooperação entre o câmpus e a Palestine Ahliya University. Uma delas envolve o desenvolvimento de um seguidor solar que muda a posição dos módulos fotovoltaicos de acordo com a posição do sol. Nesse caso, conforme conta Felipe, o Câmpus Boituva já desenvolveu um protótipo que poderá ser reproduzido em tamanho real na Palestina. A outra pesquisa diz respeito à construção de um limpador automático de módulo fotovoltaico. Ambas as demandas partiram da universidade palestina.
Redes Sociais