IFSP representará a Rede Federal em conselho da Capes
O professor do IFSP Armando Traldi Junior representará a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em nome do Conif, na composição do Conselho Técnico-Científico de Educação Básica (CTC-EB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O processo partiu de um pedido da Coordenação, para que o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) indicasse 10 nomes a fim de que a Capes fizesse a seleção de um deles para representar a Rede Federal nesse conselho.
Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP, Adalton Ozaki, a indicação será muito importante para o Instituto Federal e para a Rede Federal como um todo, e representa um reconhecimento da Capes sobre a importância de nossas instituições para contribuir com a formação de políticas públicas.
Já o docente Armando Traldi Júnior avalia que fazer parte do CTC-EB, junto à Capes, é “uma grande honra e ao mesmo tempo uma satisfação, pois reconhece a importância do conselho neste momento de reconstrução e consolidação dos programas governamentais voltados para a formação inicial e para o desenvolvimento profissional de professores que atuam na educação básica”.
Segundo o CGCOM/Capes, o colegiado terá representantes de todas as regiões do País. O grupo tem a função de auxiliar na elaboração das políticas de formação inicial e continuada de professores da educação básica.
Sobre sua composição, Mercedes Bustamante, presidente da Capes, afirmou: “Temos a preocupação de que seja abrangente e olhe atentamente para a diversidade da educação brasileira, levando em conta as questões de raça, gênero, regiões e interculturalidade, assegurando um espaço com oportunidade de ampliar o diálogo”.
Seleção de representante
Os critérios estabelecidos pela Capes para o representante do Conselho Técnico-Científico de Educação Básica (CTC-EB) foram:
a) ser professor vinculado a um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu pertencente à área de avaliação da Educação/Ensino;
b) preferencialmente já ter participado de comitês de avaliação da Capes (quadrienal, meio-termo, etc.);
c) possuir produção acadêmica consistente e recente.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP solicitou aos docentes vinculados aos programas stricto sensu da área de educação a manifestação de interesse em se candidatar ao CTC-EB. Foram recebidas cinco candidaturas, as quais foram encaminhadas ao Conif, que, por sua vez, dentre todas as candidaturas da Rede Federal, selecionou 10 nomes conforme solicitação da Capes. A decisão de composição do CTC-EB foi tomada pelo Conselho Superior da Capes em reunião realizada em 2 de maio.
Acesse aqui a lista dos nomes dos membros aprovados pelo Conselho Superior da Capes para compor o CTC-EB.
Com informações da CGCOM/Capes.
Redes Sociais