Estudantes do Câmpus Guarulhos são finalistas da Huawei ICT Competition
Um grupo de estudantes do Câmpus Guarulhos está na final global da Huawei ICT Competition, uma competição de inovação e tecnologia promovida pela Huawei. Após vencerem a etapa regional, ficando em primeiro lugar na América Latina, o time do IFSP vai disputar a etapa mundial, que acontece na China, entre 20 e 29 de maio.
A equipe Tech Care é formada pelos estudantes Amanda Souza, Everton Rodrigues e Gabriela Cordeiro, todos do quinto semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Eles são orientados pelo professor Cristiano Alves Pessoa e estão desenvolvendo o projeto ADA assistente de voz.
De acordo com o grupo, o projeto consiste em um assistente virtual direcionado a médicos para utilização durante procedimentos cirúrgicos. A aplicação tem a finalidade de consultar imagens laboratoriais do paciente, visando a praticidade e a comodidade aos cirurgiões, conforme necessidades.
O projeto, apresentado na etapa regional da competição, foi considerado o melhor da América Latina por uma equipe de avaliadores da Huawei. Segundo o professor Cristiano, a etapa latino-americana (LATAM) foi realizada de forma online e consistiu na idealização de um projeto com foco em inovação, com utilização de IoT (Internet das Coisas — do inglês Internet of Things) Cloud, inteligência artificial ou big data, tecnologias ofertadas pela Huawei. “Foi necessária a construção de um pitch do projeto, vídeo apresentação e apresentação online para avaliadores da Huawei, com duração de meia hora, na qual o tempo foi dividido entre a apresentação da ideia e perguntas do avaliador sobre o projeto”, contou o professor.
Na final global, os estudantes do IFSP representarão o Brasil e, juntamente com times de vários países do mundo, apresentarão presencialmente as ideias dos projetos de inovação. Como não poderia ser diferente, a equipe está orgulhosa pela conquista e ansiosa pela oportunidade. “Participar de um evento internacional desse tamanho é incrível, não só pela experiência profissional que isso agregará, mas também a experiência de vida. Apesar de contratempos, bugs, e ficar até tarde para finalizar atividades relacionadas ao projeto, ter vencido a etapa LATAM já foi suficiente para valer a pena. E no geral poder expor um projeto autoral, levando o nome não só do Brasil mas do IFSP Câmpus Guarulhos, é um orgulho”, relata a Gabriela.
Para o Everton, a ficha ainda não caiu. Ele conta que quando soube que tinha sido 1º lugar na LATAM (América Latina), não acreditou que era real. “Me belisquei para ver se não estava sonhando rs. Eu vejo isso como um novo desafio, que vamos enfrentar agora pela frente, vamos representar nosso Instituto, nossa cidade e nosso País. Além da nova experiência de vida e vivência de cultura que vamos ter, estou muito feliz e ansioso por esse momento”, afirmou.
A Amanda contou que é um privilégio fazer parte de um time que faz o Instituto Federal de São Paulo ser reconhecido fora do Brasil por uma empresa tão renomada e inovadora como a Huawei. “A nossa vitória é o resultado de muitas horas de trabalho, pesquisas, visita até a sede para buscar ideias, inspirações e muita dedicação de todos da equipe, mesmo havendo inseguranças, conseguimos vencê-las, nos dando mais forças e determinação para a fase mundial que ocorrerá presencialmente na China”, disse.
Cristiano destacou o quanto é gratificante para o professor quando ele busca oportunidades para os seus alunos e eles encaram estes desafios com dedicação. “Estar junto de outras instituições públicas e privadas concorrendo e realizando uma troca de experiências por si só já é algo satisfatório, porém quando o resultado é tão expressivo como esse, realmente nos motiva ainda mais e faz valer a pena”, comemorou.
O professor ressalta que o importante é que os alunos percebam o leque de possibilidades que experiências como estas agregam a sua vida pessoal e profissional. Cristiano lembra que a participação do IFSP neste e outros eventos ocorre graças ao trabalho do GT Academias IFSP, iniciativa da Inova, que busca aproximar o IFSP de empresas de tecnologia como Huawei, Cisco, Amazon, Red Hat e VMWare, oferecendo formações no nível de certificação para alunos e professores. “Em breve, teremos um portal com conteúdos e novas formações”, revelou.
Redes Sociais