IFSP aplica primeira prova para naturalização brasileira
Câmpus que tiverem interesse em aplicar avaliação poderão se manifestar por meio de edital
Por meio de um acordo de cooperação entre o IFSP e o IFRS, o Câmpus Sorocaba aplicou no último sábado (23) a avaliação presencial de língua portuguesa para a primeira turma de estrangeiros, imigrantes e refugiados, como parte do processo de naturalização brasileira.
A prova presencial atende a Portaria n.º 623/2020 do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que dispõe sobre os procedimentos de naturalização, exigindo a realização de pelo menos uma prova presencial para os cursos de língua portuguesa realizados na modalidade a distância.
Das dez pessoas inscritas no processo, todas realizaram a avaliação e foram aprovadas.
A aplicação piloto aconteceu no Câmpus Sorocaba do IFSP e contou com a participação institucional de Gabriel Silioni (coordenador de Extensão do câmpus), Rocio Yujra (primeira servidora imigrante do IFSP), Ana Verônica Collyer (secretária-executiva da Diretoria de Relações Internacionais) e Luciana Harumi (da Diretoria de Extensão Tecnológica e de Qualificação Profissional da Pró-reitoria de Extensão).
Mais ações
Nos próximos dias, será publicado um edital de adesão para que os câmpus do IFSP possam manifestar interesse em aplicar as avaliações.
Redes Sociais