Pesquisa de estudante do ensino médio recebe Prêmio Abric de Excelência
Gabriel Mesquita do Câmpus São Carlos desenvolveu um estudo empírico em Sociologia da Ciência
O estudante do 3º ano do curso Manutenção de Aeronaves em Aviônicos Integrado ao Ensino Médio do Câmpus São Carlos, Gabriel Mesquita, recebeu o Prêmio da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric) de Excelência pela pesquisa “Trabalho e tecnologia na hierarquia social dos objetos do campo científico da Educação: um estudo empírico em Sociologia da Ciência”; o trabalho também conquistou o 2º lugar na categoria destaque na área de conhecimento: Ciências Humanas, e ainda foi selecionado para a Feira Brasileira de Jovens Cientistas.
A pesquisa é um desdobramento dos estudos acerca das tecnologias digitais no campo da Educação no Brasil, desenvolvido no doutorado do professor André Correa, orientador do estudo. Segundo Gabriel, os estudos devem continuar e “pretendemos ampliar nosso banco de dados, e gerar um gráfico de informações em que possamos extrair outras conclusões. Na pesquisa apresentada no congresso, podemos inferir que "professor" e "sala de aula" têm sido termos com grande capital científico”, avalia o estudante que investiga o ambiente de Inovação e Tecnologia na Educação.
Feira Brasileira de Jovens Cientistas
É a primeira feira científica e pré-universitária nacional totalmente virtual. A programação contém palestras, workshops e uma maratona de inovação, além de premiar e credenciar para eventos no Brasil e no exterior. A iniciativa estimula tanto a produção científica no país quanto o desenvolvimento de uma rede de jovens cientistas brasileiros.
Redes Sociais