Neabi recebe vídeos para campanha sobre o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
Estudantes e servidores podem enviar gravação até 20 de julho
Por que devemos celebrar o dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha? O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do IFSP recebe, até o dia 20 de julho, vídeos de até um minuto de duração que respondam a essa pergunta, que alcança as mulheres indígenas e de comunidades tradicionais. A data remonta ao ano de 1992, quando a República Dominicana sediou o 1º Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, visando a um duplo enfrentamento: racismo e machismo.
“É muito importante, pois traz à tona a luta da mulher negra contra o feminicídio e para ser reconhecida no mundo do trabalho”, pontua Laís Eriane Silva, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Telecomunicações do Câmpus Campinas. Atuante no projeto de Extensão intitulado Vozes da Ancestralidade, que aborda histórias da cidade através de personalidades negras, Laís defende que “o 25 de julho, para nós, mulheres negras, é um marco internacional contra a discriminação racial, social e de gênero”.
Cristiane Santana Silva, professora do Câmpus Guarulhos e coordenadora do Neabi, conta que a campanha foi idealizada coletivamente em reunião, tendo em vista que o núcleo já havia realizado ações com vídeos coletivos com potencial de alcance na comunidade. “A pergunta da campanha permite tanto um resgate da história por trás da data por parte de pessoas já envolvidas com a temática, como também uma provocação a quem a desconhece, oportunizando o caminho para a pesquisa”, contextualiza a docente que atuou no Programa de Extensão Mulheres do IFSP em 2021 e, neste ano letivo, leciona no Cursinho Popular “Sônia Guimarães”, que atende mais 70 pessoas de baixa renda em Guarulhos.
No Brasil, no dia 25 de julho também comemora-se o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, instituído pela Lei nº 12.987, de 2 de junho de 2014, em homenagem a uma liderança da resistência contra a escravização.
Participação. Servidores e estudantes do IFSP interessados devem gravar um vídeo com até um minuto em alta resolução na posição horizontal e enviá-lo por este formulário. Os materiais serão selecionados por mulheres membros do Neabi e editados pela Diretoria de Comunicação (Dicom) para a produção de um audiovisual que será publicado no dia 25/07, no canal oficial do IFSP na plataforma YouTube.
Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas para este endereço eletrônico: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Redes Sociais