Nusca completa um ano promovendo cultura de paz no IFSP
Por meio da mediação de conflitos o núcleo promove a cultura de paz no ambiente organizacional
Criado em junho de 2021 o Núcleo de Mediação e Solução de Conflitos no Âmbito Administrativo do IFSP (Nusca) tem atuado junto aos câmpus e Reitoria mediando conflitos e assegurando que a impunidade e as lesões aos cofres públicos sejam erradicadas do serviço público.
Em um ano de atividade o núcleo intermediou nove audiências de mediação, onde apenas em duas delas não se obteve acordo pacífico, sendo estas encaminhadas para apuração em processo administrativo disciplinar, conduzidos pela Diretoria de Apoio Legislativo e Correcional (Dalc).
A mediação e conciliação de conflitos no âmbito da Administração Pública é uma política recente, criada pela Lei 13.140/2015. Apenas duas autarquias educacionais possuem essa política no âmbito administrativo, o IFSP, único entre os Institutos Federais e a UFG Universidade Federal de Goiás. A ação inovadora do IFSP coloca o instituto na vanguarda entre outras instituições, sendo o nosso modelo copiado e posto em processo de implantação em outros Institutos e Universidades.
A iniciativa do IFSP foi elogiada pela procuradora Federal, Vládia Pompeu Silva, que palestrou sobre Resolução consensual de conflitos no âmbito de corregedorias no evento Diálogos Correcionais - Edição Bahia, promovida pela Corregedoria Geral da União.
Nos próximos meses o coordenador do Nusca, Ademar Bernardes Pereira Junior, planeja promover ações preventivas como a divulgação e esclarecimentos sobre as possibilidades e benfeitorias que essas ações podem promover na busca por uma cultura de paz no trabalho. O coordenador salienta que promover um ambiente saudável no trabalho, em que o servidor sinta-se motivado e feliz em estar prestando seu serviço à sociedade é o grande objetivo de sua gestão frente ao núcleo.
O Nusca
O Nusca é uma política criada estabelecida pela Portaria Normativa nº 6/2021 e atua de forma preventiva com ações de mediação e conciliação de potenciais conflitos administrativos. Em busca do estabelecimento de uma cultura de paz, preconizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o núcleo visa ajudar os câmpus e reitoria a amenizar conflitos e propor soluções para tornar o ambiente organizacional saudável.
Um dos recursos utilizados para isso é a aplicação de Termos de Ajustamento de Conduta - TAC (IN CGU nº 4/2020), que prevê a reposição ao erário e a responsabilização de condutas culposas ou dolosas de menor potencial ofensivo as quais podem ser punidas com advertência ou suspensão de até 30 dias, nos moldes da Lei 8.112/1990.
O Núcleo de Mediação e Solução de Conflitos no Âmbito Administrativo do IFSP recebe solicitações de apoio dos servidores e gestores para esclarecimentos e proposição de audiências de mediação e conciliação por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou processo SUAP pelo setor NUSCA-GAB ou ainda pelo telefone (11) 95142-0013.
Redes Sociais