Estudante do IFSP é convidado para participar do NYSCamp
Apenas quatro estudantes brasileiros vão participar da edição de 2022 do Programa
Rodrigo do Nascimento Henrique é um dos quatro estudantes brasileiros selecionados para participar da edição 2022 do National Youth Science Camp (NYSCamp), um programa de educação científica que propõe desafios a estudantes do ensino médio dos Estados Unidos e de vários outros países.
Ele se formou no curso técnico integrado em Eletrônica do Câmpus Campinas no fim de 2021, e este ano fez parte da equipe que conquistou o primeiro lugar na categoria Engenharia da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), com o projeto Monitoramento remoto de dosador automatizado de álcool gel para uso hospitalar, desenvolvido durante o curso no IFSP.
Foi a participação na Febrace que fez com que Rodrigo chegasse ao NYSCamp. O estudante conta que não se candidatou para o programa americano, mas que alguns participantes da feira que tinham proficiência em inglês foram convidados para uma entrevista com a embaixada dos Estados Unidos, respondendo perguntas sobre interesse em áreas de ciência e tecnologia e também sobre o interesse no programa. Um tempo depois ele recebeu a carta-convite para a participação no evento, que acontece de 27 de junho a 20 de julho.
Rodrigo se diz muito feliz por ter sido selecionado pra participar. “Estou com grandes expectativas e bastante otimismo, tenho certeza de que vai dar pra aproveitar bastante”. Segundo ele, a dimensão do evento pode ser percebida observando as participações nas edições anteriores, que trouxeram gente muito relevante no campo de Stem (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
A edição de 2022 continuará sendo on-line, ainda por conta da pandemia. A ideia do NYSCamp é incentivar estudantes a explorar questões científicas ligadas a diversas áreas do conhecimento por meio de palestras, oficinas e outras vivências. Durante o programa, os participantes podem, por exemplo, apresentar seminários em suas áreas de interesse e pesquisa, também assistindo a outros.
Para Rodrigo, oportunidades como essa só são possíveis graças ao incentivo dado pelo IFSP no que diz respeito ao desenvolvimento de projetos. “Só tenho a agradecer à escola, aos professores e aos colegas de equipe.”
Redes Sociais