Professor cria site e aplicativos gratuitos para o ensino de Geografia
“Duvid” traz textos e questões interativas sobre o espaço geográfico
Pensando em uma forma de fazer os alunos utilizarem os celulares em sala de aula, de forma produtiva, o professor Leandro Henrique da Silva, do Câmpus Avaré, criou o site e os aplicativos “Duvid-Geografia”. O objetivo dessas ferramentas é compartilhar conteúdos diversos e gratuitos sobre a disciplina de Geografia para o ensino médio. Por meio deles é possível acessar textos e questões interativas sobre o espaço geográfico.
No site “Duvid”, o estudante encontra mais de mil questões dos principais vestibulares de todo o Brasil; textos autorais interativos com sugestões de atividades práticas ao final; correção automática tanto de questões comentadas do Enem quanto de provas de ingresso aplicadas por diversas universidades. A versão do conteúdo do site está disponível na Google Play Store. O aplicativo é gratuito e sem anúncios. Após instalado, o app funciona offline, ou seja, não precisa de internet.
Acesse o site e baixe os aplicativos em https://www.duvid.com.br/index.html.
Leandro conta que o trabalho de criação dos aplicativos começou em novembro de 2019. Ele relata que testava um protótipo de atividades para utilizar os celulares em sala de aula sem a necessidade de internet, uma forma de fazer uso dos aparelhos com foco na aprendizagem, ao invés de proibi-los. “A ideia central é a de que podemos e devemos fazer usos distintos da tecnologia em benefício da Educação. Entender a razão do apego dos jovens à tecnologia e não a condenar já de início”, afirmou.
O professor disse que para viabilizar o projeto, por meio da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP (Inova), foi feito inicialmente um acordo de cooperação com a empresa Moinho de Vento. Após um período, a empresa decidiu ceder os direitos ao Instituto, pois o projeto não tinha o objetivo de lucro, mas sim contribuir para a melhoria da qualidade da educação.
Leandro contou ainda que o levantamento e produção do conteúdo levou aproximadamente três anos e continua em desenvolvimento. A próxima fase, segundo ele, é incorporar a criação de jogos digitais como estratégia de ensino em colaboração com os alunos dos cursos integrados.
“Eles participarão da produção de um produto (jogo digital) através de desenhos, elaboração de histórias, etc., no sentido de possibilitar aplicar os conteúdos aprendidos em sala de aula na prática”, revelou. De acordo com o professor, o site, os aplicativos e o jogo digital, que já está sendo desenvolvido, fazem parte da mesma plataforma. “Será possível utilizar da mesma estrutura e ampliar o projeto para outras disciplinas, caso tenha algum interessado. É um produto tecnológico produzido no IFSP”, relatou.
O professor acredita que o IFSP tem uma grande capacidade de produzir soluções tecnológicas que podem ser aplicadas à educação, pois conta com diversos profissionais com alta qualificação e muitos cursos técnicos e de graduação na área de tecnologia, além de possuir uma excelente infraestrutura física e boas condições de trabalho.
Leandro é professor de Geografia e teve que aprender a programar para conseguir desenvolver o projeto. Ele conta que poderia ter encurtado esse tempo se houvesse um canal de colaboração institucionalizado entre as áreas de educação e de tecnologia. Ele avalia que no IFSP há pouco espaço para explorar tecnologias de informação na área educacional, assim como não há ainda, na visão dele, o apoio pedagógico necessário para incorporar tecnologias no processo educativo. Ele acredita, ainda, que a criação de um centro de produção de jogos digitais e de tecnologias para melhoria do processo ensino- aprendizagem, que funcione de forma colaborativa e multicampi, poderia ser uma boa solução.
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