IFSP executa projeto de readequação da força de trabalho
A ação visa equalizar o quantitativo de servidores nos câmpus e na Reitoria
O IFSP, por meio da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, vem executando um projeto de readequação da força de trabalho dentro da instituição.
O projeto de readequação consta no PDI vigente e tem como objetivo equalizar o quantitativo de servidores nos câmpus e na Reitoria, conforme indicado na Portaria MEC nº 713/2021. Atualmente, várias unidades do IFSP possuem quantidade de servidores dissonante da prevista na portaria.
A execução do projeto teve início em julho de 2021, a partir de reuniões com as equipes gestoras dos câmpus. Até o momento, já ocorreram reuniões em Ilha Solteira, Guarulhos, São João da Boa Vista, Araraquara, Bragança Paulista, Sertãozinho e São Carlos.
Já foram formalizados acordos com os Câmpus: Guarulhos, Ilha Solteira, Sertãozinho e São Carlos. Os demais estão promovendo, ainda, as discussões e os estudos necessários para efetivação do acordo. As reuniões estão sendo registradas em atas, publicadas no site institucional, e podem ser visualizadas pelo menu de Acesso à Informação, na página de Ações e Programas.
A expectativa do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Bruno Luz, é que até o final de 2022 seja possível efetivar acordos com todas as unidades da instituição que precisam fazer a readequação no número de servidores. Ele destaca que as ações que vêm sendo realizadas são o primeiro movimento para reorganizar a estrutura do IFSP. Além disso, permitem que todas as unidades possam vislumbrar e alcançar o modelo definido pela normativa do MEC.
Bruno ainda relata dificuldades inerentes ao processo. Algumas distorções vêm de décadas, mas hoje fazem parte de uma estrutura que permite a manutenção das ofertas atuais. Dessa forma, o pró-reitor enfatiza que esse é um projeto que será concretizado a médio e longo prazo. “As ações de readequação que estão começando vão permitir que tanto a gestão atual quanto as futuras possam se organizar à luz do que foi acordado pelos gestores de hoje, considerando o PDI vigente e prevendo o futuro”.
O pró-reitor explica também que, enquanto não se oficializam todas as negociações e ajustes para readequação da força de trabalho, na ocorrência de vacâncias de docentes, por exemplo, as vagas serão providas com professores substitutos até que sejam efetuadas as tratativas de readequação. Após essa etapa, havendo acordo, é possível que a unidade tenha a movimentação efetiva de servidores para compor ou ceder força de trabalho.
Em consonância com esse projeto, a reformulação dos planos pedagógicos de cursos, bem como a criação dos currículos de referência (Resolução nº 37/2018-CONSUP-IFSP) corroboram com a necessidade de adequação da força de trabalho dentro do IFSP.
Redes Sociais