Dia Mundial da Justiça Social
Alunos contam como o IFSP promove a Justiça Social na sua vida e na sociedade
O Dia Mundial da Justiça Social (20 de fevereiro) foi estabelecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em novembro de 2007. A data propõe a reflexão sobre o enfrentamento da pobreza, da discriminação, do desemprego e de qualquer outra forma de exclusão ou marginalização.
Para a ONU, os princípios da justiça social são defendidos na promoção da igualdade de gênero e dos direitos dos povos indígenas e migrantes. A remoção de barreiras relacionadas a sexo, idade, raça, etnia, religião, cultura ou deficiência também ajuda na promoção da igualdade. De acordo com a Organização das Nações Unidas, outro fator crucial para se alcançar a justiça social é o direito e o acesso à educação.
O Instituto Federal de São Paulo é uma instituição que tem a missão de ofertar o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, e por meio de suas ações também promove a justiça social.
O IFSP não apenas oferta cursos de Educação Profissional e Tecnológica, mas também busca oferecer condições para que seus alunos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica e os que pertencem a grupos historicamente discriminados e marginalizados, possam permanecer estudando e ter êxito em sua jornada.
Isso se dá, principalmente, por meio dos programas da assistência estudantil, dos programas de bolsas (de Ensino, Extensão e de Pesquisa e Inovação) e dos núcleos inclusivos (Napne, Neabi e Nugs).
Ninguém melhor do que os próprios estudantes do IFSP para contar como o Instituto promove a justiça social na sua vida e na sociedade como um todo. Conversamos com alguns deles que nos enviaram seu depoimento em vídeo. Confira:
Redes Sociais