Página inicial > Notícias da Extensão > Capoeira: Prática e Salvaguarda - Parceria IFSP e Casa da Criança de Capivari - CEX

• Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 12h09
  • Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 12h28

Na última sexta-feira, dia 23 de agosto de 2019, o Câmpus Capivari do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, através do projeto de extensão Capoeira: Prática e Salvaguarda e em parceria com a Casa da Criança de Capivari, iniciou as aulas do curso de extensão Brincando de Capoeira: Arte, história e diversão. O curso de extensão foi aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFSP, em atendimento ao Edital Nº 753/2017, e já havia sido ofertado pelo IFSP Câmpus Capivari, para crianças de 03 a 12 anos de idades, gratuitamente, em 2018.

Em julho de 2019, o Presidente da Casa da Criança de Capivari, Sr. Marcos Marrocco, encaminhou uma carta ao IFSP Câmpus Capivari demonstrando interesse de que o curso fosse ofertado junto às crianças e adolescentes atendidas pela instituição e justificou a demanda como uma busca em "dar ênfase a questões culturais e de caráter popular, lutando pela cidadania, no combate ao preconceito racial, na elevação da autoestima da criança e do adolescente, auxiliando na construção de sua identidade social".

Diante da carta de interesse da comunidade e da anuência da Direção Geral, o Sr. Gustavo Baptistella Leite da Silva, professor de capoeira do Grupo Expressão Paulista de Capoeira, coordenador do projeto de extensão Capoeira: Prática e Salvaguarda e servidor técnico-administrativo do IFSP Capivari, com auxílio do bolsista do projeto e aluno do IFSP Capivari, Sr. Lucas Vinicius da Silva Camilo, iniciou as aulas com as aproximadamente quarenta crianças, divididas em duas turmas, inscritas pela Casa da Criança para participação no curso. O professor afirma que o "objetivo é, ao poucos, inserir as crianças no mundo da capoeira da forma mais natural possível e, para isso, deixamo-nas bem a vontade para se expressar. Acreditamos que obtivemos sucesso em turmas anteriores e, com isso, sentimo-nos respaldados para prosseguir em busca dos nossos objetivos."

A Casa da Criança de Capivari foi fundada em 27 de setembro de 1994 e é uma associação civil voltada ao atendimento assistencial, educacional e moral de crianças e adolescentes, assim como suas famílias. A Casa da Criança de Capivari aceita todo tipo de doação: mantimentos perecíveis ou não, produtos de limpeza, eletrodomésticos, móveis e contribuições financeiras.

MAIS INFORMAÇÕES:

Casa da Criança de Capivari