Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Protetores Faciais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Confecção de Protetores Faciais

  • Publicado: Sexta, 27 de Março de 2020, 11h32
  • Última atualização em Terça, 19 de Maio de 2020, 14h42
  • Acessos: 1000

Protetores faciais são confeccionados voluntariamente para profissionais da área de saúde de Capivari

Os protetores faciais são uma das formas de proteção para os profissionais que lidarão diretamente com as vítimas da COVID-19. Com as diversas dificuldades, nos âmbitos econômico e da oferta dos produtos, muitas organizações têm trabalhado a fim de construir possíveis soluções e, assim, atender às necessidades dos profissionais.

Diante desse cenário, por iniciativa voluntária de alguns servidores e o aval da Diretoria Geral do Câmpus Capivari, há uma equipe de servidores atuando na produção de protetores faciais, a partir da demanda de organizações públicas da Cidade e vizinhança.

A iniciativa se tornou possível graças ao laboratório de ensino "Espaço Maker" e os seus equipamentos, sobretudo, a impressora 3d e a máquina de corte a laser.

A partir de uma variedade de modelos disponíveis na internet, os servidores acionaram suas redes de contato com outras organizações e validaram tecnicamente um modelo, que está em vias de produção.

Basicamente:

  • Na impressora 3D estão sendo impressas as bases dos protetores; e
  • Na máquina de corte a laser estão sendo cortadas as placas de PETG que servirão de barreira física transparente.

Para que se atingisse os materiais, os servidores contaram com apoio de atores do Arranjo Produtivo Local (APL), isto é, organizações públicas, privadas e da sociedade civil. Posteriormente, realizaremos agradecimentos formais e específicos a tais organizações.

Os protetores serão doados à Secretaria de Saúde do município de Capivari e outras entidades, a depender dos gargalos de produção.

Os protetores são duráveis e reutilizáveis desde que corretamente higienizados. Primeiramente, eles podem evitar que o usuário tenha contato com, por exemplo, saliva e fluídos corporais de terceiros. Contudo, sua principal função é evitar que os usuários levem as mãos aos rostos durante atividades de atendimento às possíveis vítimas da pandemia.

[Atualização] No último dia 31, conseguimos fazer a primeira entrega de protetores faciais confeccionados pelo IFSP Capivari. Nessas últimas semanas, testamos diferentes modelos de máscaras e pensamos em diferentes processos para garantir protetores confortáveis, com as devidas condições de esterilização e que fossem produzidos em um tempo razoável. Durante esse processo, foi muito importante toda a partilha aberta feita por diversas comunidades que tem compartilhado seus modelos como creative commons, seus processos e suas iniciativas. Assim, também compartilhamos a seguir o processo que estamos realizando, com todos os arquivos e detalhes necessários para caso alguém queira replicá-lo, melhorá-lo ou modificá-lo.

Clique aqui para conferir o passo-a-passo de confecção dos protetores faciais (v2)

 

[Atualização] No último 03 de abril, ao percebermos a necessidade de ampliar a quantidade de protetores produzidos e ao mesmo tempo obter um modelo confortável ao uso, tivemos acesso ao modelo desenvolvido pela Universidade de Nova York e já em uso no hospital Mount Sinai Hospital System. Através de algumas adequações, chegamos no modelo v3, feito em nosso caso, utilizando a máquina de corte a laser e o corte manual de alguns materiais. Nossa estimativa é que em duas pessoas trabalhando juntas, entre 8 e 10 horas por dia, seja possível confeccionar diariamente 100 peças.

Clique aqui para conferir o passo-a-passo de confecção dos protetores faciais (v3)

 

[Atualização] No dia 15 de abril, a marca de 200 protetores faciais produzidos foi atingida e, com isso, a demanda inicial foi atendida. Foi uma data marcante para os servidores voluntários do IFSP Câmpus Capivari e para todos os que colaboraram com doações. Os protetores faciais foram doados para entidades e profissionais que estão na linha de frente nas cidades de Capivari (Sec. Mun. de Saúde, Polícia Civil, Lar dos Velhinhos e Saúde Bucal), Rafard (Dir. Mun. de Saúde) e Campinas (CAISM-UNICAMP).

 

Modelo da base a ser impresso

 

Impressões sendo realizadas

 

Protetores faciais montados

 

Clique aqui e confira a matéria publicada pelo jornalismo da Reitoria do IFSP sobre a confecção dos protetores faciais.

Clique aqui e confira vídeo sobre a entrega da primeira leva de protetores faciais para o poder público municipal.

Clique aqui e confira a matéria publicada no portal G1 sobre a confecção dos protetores faciais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página