Sobre o Curso
Assista a playlist do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (EaD) com informações como: curiosidades sobre cursos de tecnologia, possibilidade após a conclusão do curso, vantagens dos cursos de tecnologia, informações gerais sobre o curso, matriz curricular, dúvidas frequentes, diferenciais, dentre outras informações sobre o curso.
Playlist: https://www.youtube.com/watch?v=y9ahO8aQGjQ&list=PLBtrg4IcYTE4sVZ0SyIknkfLbMkBqDjND
Objetivos do Curso
O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais tem como objetivo geral formar profissionais capazes de desenvolver e executar métodos e técnicas de gestão, com visão sistêmica e fundamento científico, para aprimorar os processos gerenciais, atuando como profissionais-cidadãos, empreendedores, críticos, éticos, responsáveis social e ambientalmente, respeitando e reconhecendo a diversidade cultural.
Os objetivos específicos do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais são:
- Analisar os elementos que compõe o ambiente interno e externo das organizações construindo uma visão sistêmica;
- Formular objetivos e estratégias gerenciais visando soluções que possam melhorar a produtividade e a competitividade das organizações;
- Projetar e gerenciar os processos e sistemas organizacionais, de modo a estabelecer novas práticas gerenciais, com respeito aos indivíduos e à sociedade em que elas se inserem;
- Promover a gestão e governança por meio de uma postura proativa, ética, responsável, criativa e reflexiva;
- Controlar a gestão do conhecimento e da qualidade, avaliando resultados organizacionais;
- Empreender ideias e negócios, com inovação e responsabilidade socioambiental, pensando global e agindo localmente.
Perfil Profissional do Egresso
Ao final do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais o egresso tem condições de: analisar e avaliar o ambiente de negócios e formular objetivos e estratégias gerenciais; elaborar e implementar planos de negócios; promover o planejamento, a gestão e governança por processos e consequentemente o desenvolvimento de sistemas, a gestão do conhecimento, o redesenho e a melhoria; otimizar os recursos, atuando nos diversos setores econômicos e áreas das organizações; vistoriar, realizar perícia, avaliar e emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação. Além disso, sua formação integral permite o desenvolvimento de um profissional com formação científica, técnica, tecnológica, humana, cidadã, qualificado para o mundo do trabalho e capacitado em se manter atualizado constantemente por meio da visão crítica, que norteia sua atuação pelos preceitos da ética e da responsabilidade socioambiental.
Formas de Acesso ao Curso
Para acesso ao curso de Tecnologia em Processos Gerenciais o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio ou equivalente.
O ingresso ao curso será por meio de processo de seleção regido por Edital a ser publicado anualmente. O Edital estabelecerá a distribuição das 40 vagas ofertadas anualmente e atenderá obrigatoriamente à Lei nº 12.711/2012 e suas alterações. Poderão ser incluídas no Edital, vagas reservadas para ações afirmativas que estejam em consonância com as finalidades e objetivos do IFSP.
Para fins de classificação o edital poderá optar pelo uso do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), de responsabilidade do MEC, e/ou de notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano vigente ou anos anteriores e/ou processos simplificados para vagas remanescentes.
Outras formas de acesso previstas para ingresso no curso serão: reopção de curso, transferência externa, transferência interna, reingresso, ou por outra forma definida pelo IFSP, conforme Organização Didática vigente.
Duração: 2 anos (4 semestres)
Modalidade: Educação a Distância (EaD)
Pré-requisito: Ensino médio concluído
Número de vagas: 40 vagas anuais
Carga Horária Mínima Obrigatória: 1.600,5 h
Carga Horária Presencial: 256,00 h (encontros aos sábados)
Carga Horária a Distância: 1.344,5 h
Carga Horária Optativa: 133,2 h
Carga Horária Máxima Total: 2.273,7 h
Duração da Hora-aula: 50 minutos
Duração do semestre: 20 semanas
Estágio: não obrigatório, porém se o discente optar por realiza-lo deverá procurar a Coordenadoria de Extensão (https://cpv.ifsp.edu.br/index.php/mundo-trabalho-estagios-alunos) para formalização, totalizando 360 horas.
Atividades Complementares: não obrigatórias e devem ser realizadas ao longo de todo o curso de graduação, durante o período de formação, totalizando 100 horas.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): não obrigatório e deve ser desenvolvido por meio de atividades realizadas extra sala, totalizando 80 horas.
Coordenador: Prof. Dr. Valdir Antonio Vitorino Filho
Resumo do Currículo: Valdir Antonio Vitorino Filho possui graduação em Administração pela FACECAP - Faculdade de Administração de Capivari (2007), mestrado em Administração Profissional (2009) e Doutorado em Administração (2015) pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba. Estágio de pós-doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Atua como professor de ensino básico, técnico e tecnológico em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no Campus Capivari/SP. Atua também como avaliador em diversos periódicos e congressos. Publicou 39 artigos em periódicos e 58 trabalhos em anais de eventos nacionais e internacionais (completos e resumos). Possui 1 capítulo de livro. Participou de 112 bancas de trabalho de conclusão de curso e 15 bancas de mestrado e 2 bancas de doutorado como avaliador e possui 57 orientações de trabalhos de conclusão de curso concluídas. Atua nos seguintes temas: teorias administrativas, estratégia empresarial, educação financeira, gestão estratégica da cadeia de suprimentos, logística, coopetição, vantagem competitiva, indústria 4.0 e capabilidades de inovação tecnológica.
Plano de Ação da Gestão do Curso (2022-2023)
Relatório de Gestão do Curso (Ano Base 2022)
Atendimento da Coordenação do Curso:
Terças-feiras: das 17h00-19h00 (de modo presencial ou on-line)
Quintas-feiras das 17h00-19h00 (de modo presencial ou on-line)
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7942250886588192
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/valdir-antonio-vitorino-filho-369969181/
Portaria n. 3.924 de 2022 - Coordenação de Curso (Vigente)
Portaria Designação Coordenação do Curso TPG 07_07_2021 (Revogada)
Matriz Curricular
Matriz Curricular
A estrutura curricular do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais é composta por componentes curriculares obrigatórios, projetos integradores, atividades de extensão, além da formação não obrigatória com componentes optativos, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso e estágio curricular supervisionado, agrupados em quatro semestres. Os conteúdos curriculares que integram o curso estão divididos em 1.600,5 horas de conteúdos curriculares obrigatórios, da seguinte maneira: 500,2 horas de núcleo básico, 566,9 horas de núcleo específico, 200,0 horas de núcleo contemporâneo, 333,4 horas de núcleo interdisciplinar, totalizando uma carga horária mínima de 1.600,5 horas, o que demonstra total compatibilidade da carga horária obrigatória com o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores.
Além da carga horária obrigatória, a estrutura curricular oferece a possibilidade aos alunos da realização de 133,2 horas em disciplinas optativas, 100 horas em atividades complementares, 80 de trabalho de conclusão de curso e 360 horas de estágio curricular supervisionado, totalizando uma carga horária máxima de 2.273,7 horas.
O conjunto de componentes curriculares foi planejado considerando a pluridisciplinaridade, a interdisciplinaridade, e a transdisciplinaridade, ou seja, os objetivos elencados em cada semestre são relacionados em várias disciplinas. A matriz curricular foi desenvolvida de maneira a proporcionar o encadeamento dos conhecimentos, habilidades e competências esperados no perfil profissional do egresso, sendo trabalhados de forma progressiva e continuados para que o aluno alcance os níveis de abstração e a realização de processos mentais coerentes com o nível de tecnólogo em processos gerenciais, além de mobilizar o saber para realização de algo concreto no mundo do trabalho.
Corpo Docente e Tutorial
2.º Semestre de 2023
Professor/as
Tutor/a
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Componente Curricular
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Semestre do Curso
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Formação
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Currículo Lattes
|
Ana Karina Cancian Baroni
|
Matemática Financeira
|
2º
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Doutorado em Educação Matemática
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Lattes
|
Bruna Carolina Rodrigues da Cunha
|
Informática Aplicada à Gestão
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2º
|
Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional
|
Lattes
|
Projeto Integrador IV
|
4º
|
Felipe de Paula Góis Vieira
|
História e Cultura Afro-Brasileira e Indígen
(Optativa IV)
|
4º
|
Doutorado em História
|
Lattes
|
Fernando Cesar Russo Gomes
|
Projeto Integrador II
|
2º
|
Mestrado em Administração
|
Lattes
|
Hugo Antonio Lima de Souza
|
Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente (Optativa II)
|
2º
|
Doutorado em Ciência de Alimentos
|
Lattes
|
Gestão Estratégica e Jogos de Empresas
|
4º
|
Ina Thomé Picoli
|
Gestão Financeira
|
4º
|
Doutorado em Ambiente e Sociedade
|
Lattes
|
Ética Organizacional e Legislação Profissional
|
4º
|
Ivonete Fernandes de Souza
|
Ciência, Tecnologia e Sociedade
|
2º
|
Doutorado em Educação
|
Lattes
|
Projeto Integrado II
|
2º
|
Fundamentos de Economia
|
4º
|
Matheus Carvalho Meira
|
Gestão de Projetos
|
4º
|
Doutorado em Educação
|
Lattes
|
Mauro Bittencourt dos Santos
|
Comunicação e Expressão Empresarial
|
2º
|
Mestrado em Inglês
|
Lattes
|
Valdir Antonio Vitorino Filho
|
Gestão da Produção e Operações
|
2º
|
Doutorado em Administração
|
Lattes
|
Projeto Integrado IV
|
4º
|
1.º Semestre de 2022
Professor/a
Tutor/a
|
Componente Curricular
|
Semestre do Curso
|
Formação
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Currículo Lattes
|
Ana Karina Cancian Baroni
|
Matemática Aplicada à Gestão
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1º
|
Doutorado em Educação Matemática
|
Lattes
|
Bruna Carolina Rodrigues da Cunha
|
Ambientação em EaD
|
1º
|
Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional
|
Lattes
|
Fernando Cesar
|
Projeto Integrador I
|
1º
|
Mestrado em Administração
|
Lattes
|
Hugo Antonio Lima de Souza
|
Gestão de Pessoas
|
1º
|
Doutorado em Ciência de Alimentos
|
Lattes
|
Ione Arsenio da Silva
|
Projeto Integrador I
|
1º
|
Doutorado em Educação
|
Lattes
|
Ivonete Fernandes de Souza
|
Seminários e Aprendizagem Colaborativa
|
1º
|
Doutorado em Educação
|
Lattes
|
Valdir Antonio Vitorino Filho
|
Fundamentos em Administração
|
1º
|
Doutorado em Administração
|
Lattes
|
Vinicius de Souza Lucas
|
Libras (Optativa I)
|
1º
|
Especialização em Libras e Educação para Surdos
|
Lattes
|
2.º Semestre de 2022
Professor/a
Tutor/a
|
Componente Curricular
|
Semestre do Curso
|
Formação
|
Currículo Lattes
|
Ana Karina Cancian Baroni
|
Matemática Financeira
|
2º
|
Doutorado em Educação Matemática
|
Lattes
|
Bruna Carolina Rodrigues da Cunha
|
Informática Aplicada à Gestão
|
2º
|
Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional
|
Lattes
|
Fernando Cesar
|
Projeto Integrador II
|
2º
|
Mestrado em Administração
|
Lattes
|
Hugo Antonio Lima de Souza
|
Cultura, Tecnologia e Meio Ambiente (Optativa II)
|
2º
|
Doutorado em Ciência de Alimentos
|
Lattes
|
Ione Arsenio da Silva
|
Projeto Integrador II
|
2º
|
Doutorado em Educação
|
Lattes
|
Ivonete Fernandes de Souza
|
Ciência, Tecnologia e Sociedade
|
2º
|
Doutorado em Educação
|
Lattes
|
Juscelino Pereira de Souza
|
Comunicação e Expressão Empresarial
|
2º
|
Mestrado em Educação
|
Lattes
|
Valdir Antonio Vitorino Filho
|
Gestão da Produção e Operações
|
2º
|
Doutorado em Administração
|
Lattes
|
1.º Semestre de 2023
Professor/a
Tutor/a
|
Componente Curricular
|
Semestre do Curso
|
Formação
|
Currículo Lattes
|
Ana Karina Cancian Baroni
|
Matemática Aplicada à Gestão
|
1º
|
Doutorado em Educação Matemática
|
Lattes
|
Bruna Carolina Rodrigues da Cunha
|
Ambientação em EaD
|
1º
|
Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional
|
Lattes
|
Projeto Integrador III
|
3º
|
Fernando Cesar
|
Projeto Integrador I
|
1º
|
Mestrado em Administração
|
Lattes
|
Gestão de Marketing
|
3º
|
Hugo Antonio Lima de Souza
|
Gestão de Pessoas
|
1º
|
Doutorado em Ciência de Alimentos
|
Lattes
|
Érica Maio Taveira Grande
|
Metodologia da Pesquisa Científica
|
3º
|
Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa
|
Lattes
|
Ivonete Fernandes de Souza
|
Seminários e Aprendizagem Colaborativa
|
1º
|
Doutorado em Educação
|
Lattes
|
Projeto Integrador I
|
1º
|
Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias Sociais
|
3º
|
Valdir Antonio Vitorino Filho
|
Fundamentos em Administração
|
1º
|
Doutorado em Administração
|
Lattes
|
Projeto Integrado III
|
3º
|
Ivana Lopes de Oliveira Arruda
|
Libras (Optativa I)
|
1º
|
Especialização em Libras e Educação para Surdos
|
Lattes
|
Ina Thomé Picoli
|
Contabilidade Básica
|
3º
|
Doutorado em Ambiente e Sociedade
|
Lattes
|
Rafael Fernando Diorio
|
Gestão de Tecnologia da Informação
|
3º
|
Doutorado em Tecnologia
|
Lattes
|
Meire Ramalho de Oliveira
|
Logística e Cadeia de Suprimentos
|
3º
|
Doutorado em Engenharia de Produção
|
Lattes
|
Maria Amélia Ferracciú Pagotto
|
Cidadania e Direitos Humanos (Optativa III)
|
3º
|
Doutorado em Ciências Sociais
|
Lattes
|
TCC
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se numa atividade curricular não obrigatória, com carga horária de 80 horas, de natureza tecnológica-científica, em campo de conhecimento que mantenha correlação direta com o curso. Deve representar a integração e a síntese dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, expressando domínio do assunto escolhido.
Assim, os objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso são:
-
Consolidar os conhecimentos construídos ao longo do curso em um trabalho de pesquisa ou projeto;
-
Possibilitar, ao estudante, o aprofundamento e articulação entre teoria e prática;
-
Desenvolver a capacidade de síntese das vivências do aprendizado.
O Trabalho de Conclusão de Curso é regulamentado por regimento próprio. Segue abaixo as normas gerais e os mecanismos efetivos que farão o acompanhamento:
As formas de apresentação compreendem: o desenvolvimento na forma I. Monografia aprovada pela Comissão Examinadora; II. Relato técnico aprovado pela Comissão Examinadora, aprovado em revista ou periódico indexado ou aprovado e apresentado em evento técnico ou científico; III. Artigo completo aprovado pela Comissão Examinadora, aprovado em revista ou periódico indexado ou aprovado e apresentado em evento técnico ou científico; IV. Livro ou capítulo de livro publicado e aprovado pela Comissão Examinadora. A apresentação do TCC será pública, respeitando os cronogramas estabelecidos pela coordenação em conjunto com o Colegiado do Curso. O desenvolvimento do TCC acontece durante o 4º semestre do curso e deverá seguir as orientações especificadas no regulamento a ser construído posteriormente.
Os Trabalhos de Conclusão de Curso têm sua orientação por intermédio do professor orientador, que em conjunto com os alunos definem os temas, elaboram uma proposta e desenvolvem o tema.
O Colegiado do Curso é o órgão que acompanha e coordena o processo de desenvolvimento do TCC, por meio de reuniões periódicas. Além disso, divulga documentos atualizados de apoio para a produção dos trabalhos.
A avaliação do TCC deverá ser conduzida por uma banca examinadora. Ao final, a banca examinadora poderá considerar o trabalho “aprovado” ou “retido”.
De acordo com a Portaria nº 0782/IFSP, de 16 de fevereiro de 2023, a entrega final do Trabalho de Conclusão de Curso será apenas em formato digital. O trabalho deve seguir as normas de formatação da ABNT. O acesso às normas está integrado ao Sistema Pergamum. Para consultá-las, é necessário primeiramente efetuar o login (prontuário + senha do SUAP). Ao efetuar a pesquisa, os resultados referentes às normas aparecerão na aba “Pesquisa Target GEDWeb”. Quaisquer outras perspectivas referentes ao TCC estão especificadas no Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), elaborado pelo Colegiado de Curso juntamente com o Núcleo Docente Estruturante.
ACs
Regulamento das Atividades Complementares (ACs)
Na estrutura curricular, as Atividades Complementares (ACs) do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais são não obrigatórias, têm carga horária total de 100 horas, sendo que a integralização dessas horas deve ocorrer com, no mínimo, três atividades distintas, em conformidade com o Parecer CNE/CES nº 239/2008. As ACs têm o objetivo de enriquecer o processo de aprendizagem, privilegiando a complementação da formação cidadã do estudante e permitindo, no âmbito do currículo, agregar valor e possibilitar seu aperfeiçoamento profissional.
A sua importância se dá frente à necessidade de se estimular a prática de estudos independentes, transversais, opcionais, interdisciplinares, de permanente e contextualizada atualização profissional. Portanto, as ACs visam uma progressiva autonomia intelectual, em condições de articular e mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes, valores, para capacitar os estudantes aos desafios profissionais e tecnológicos.
A aprovação e regulação acontecem por intermédio do Colegiado do Curso, que tem por sua natureza e composição a representação docente, discente e técnica-administrativa, por meio dos técnicos em assuntos educacionais ou pedagogos.
Na gestão e aproveitamento, as ACs, contam com uma proposta inovadora, o que se dá, por intermédio de preenchimento de formulário online e entrega de toda a documentação via sistema acadêmico (SUAP), e ainda, para supervisão e validação das ACs, o coordenador do curso deve conferir a carga horária e os comprovantes.
Destaca-se que as ACs consideram a carga horária, a diversidade de atividades e de formas de aproveitamento e a aderência à formação geral e específica do estudante, constante no PPC, além de estimular a autonomia por parte do aluno.
Para ampliar as formas de aproveitamento, as Atividades Complementares formam divididas em quatro categorias “Atividades relacionadas ao ensino” “Atividades relacionadas à Pesquisa”, “Atividades relacionadas à Extensão” e “Atividades relacionadas à Cultura, Artes e Esportes”, assim busca-se estimular a diversidade destas atividades, a seguir apresenta-se no Quadro algumas possibilidades de realização e a respectiva regulamentação.
Quadro. Distribuição das ACs
Atividades Complementares
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Carga horária máx. por cada atividade
|
Carga horária máxima no total
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Documento comprobatório
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Atividades relacionadas ao Ensino
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Componente curricular de nível superior cursada em outro curso ou instituição
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40h
|
40h
|
Certificado de participação, com nota e frequência.
|
Participação em Seminários e/ou palestras
|
4h
|
40h
|
Certificado de participação
|
Realização de pesquisa bibliográfica supervisionada ou resenha de obra recente na área de gestão
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10h
|
10h
|
Relatório aprovado e assinado pelo supervisor
|
Representação Estudantil: representante de turma, colegiado de curso, centro acadêmico, conselhos e comissões
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20h
|
40h
|
Declaração da instituição
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Realização de atividades de tutoria e monitoria no acompanhamento de discentes em semestres iniciais do curso
|
20h
|
40h
|
Declaração da instituição
|
Participação em projetos de ensino como bolsista ou voluntário em instituições públicas ou particulares reconhecida pelo MEC
|
40h
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40h
|
Certificado ou declaração de participação
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Realização de cursos online, semipresenciais ou presenciais nas áreas correlatas a gestão
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40h
|
40h
|
Certificado ou declaração de participação
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Atividades relacionadas à Pesquisa
|
Ouvinte em eventos científicos: congresso, simpósio, seminário, conferência, debate, workshop, jornada, fórum, oficina etc.
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6h
|
48h
|
Certificado de participação
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Apresentação de trabalhos em eventos científicos congresso, simpósio, seminário, conferência, debate, workshop, jornada, fórum, oficina etc.
|
12h
|
36h
|
Certificado de participação
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Ouvinte em defesa de TCC, monografia, dissertação ou tese
|
4h
|
12h
|
Relatório com assinatura e carimbo do responsável.
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Participação em projetos de iniciação científica como bolsista ou voluntário em instituições públicas ou particulares reconhecidas pelo MEC
|
40h
|
40h
|
Certificado ou declaração de participação
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Participação em atividades promovidas pela coordenação de pesquisa
|
20h
|
40h
|
Certificado ou declaração de participação
|
Publicação de resumo em anais ou de artigo em revistas científicas
|
20h
|
20h
|
Cópia da publicação
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Atividades relacionadas à Extensão
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Realização de curso de extensão, aprofundamento, aperfeiçoamento e/ou complementação de estudo
|
40h
|
40h
|
Certificado de participação
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Participação em Visita Técnica
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10h
|
40h
|
Comprovante de participação com assinatura e carimbo do responsável pela visita.
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Participação em campanha e/ou trabalho de ação social ou extensionista como voluntário
|
30h
|
30h
|
Relatório das atividades desenvolvidas aprovado e assinado pelo responsável.
|
Participação em projetos de extensão como bolsista ou voluntário em instituições públicas ou particulares reconhecida pelo MEC
|
40h
|
40h
|
Certificado ou declaração de participação
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Atividades relacionadas à Cultura, Artes e Esportes
|
Participação ou promoção de eventos sócios culturais
|
4h
|
12h
|
Declaração ou comprovante de participação
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Participação ou promoção de eventos artísticos
|
4h
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12h
|
Declaração ou comprovante de participação
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Participação ou promoção de eventos esportivos
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4h
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12h
|
Declaração ou comprovante de participação
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Fonte: Elaboração própria.
Outras Atividades Complementares que não estiverem relacionadas acima poderão ser indicadas, desde que analisadas previamente pelo Colegiado do Curso ou pelo coordenador do curso para validação.
Apoio ao Discente
O apoio ao discente tem como objetivo principal fornecer ao estudante o acompanhamento e os instrumentais necessários para iniciar e prosseguir seus estudos.
Dessa forma, serão desenvolvidas ações afirmativas para favorecer a permanência e êxito dos estudantes, dentre elas destacam-se: o acolhimento dos ingressantes, a caracterização e constituição do perfil do corpo discente, o estabelecimento de hábitos e organização dos estudo, os programas de apoio extraclasse, o acompanhamento psicopedagógico e social, os programas de assistência estudantil, o acompanhamento de frequência, as atividades e propostas extracurriculares, as atividades de integração, o estímulo ao sentimento de pertencimento, o apoio à organização estudantil, a promoção da interação e convivência harmônica nos espaços acadêmicos, dentre outras possibilidades.
Todas as ações desenvolvidas são pautadas no diálogo com os pares e buscam contribuir com a melhoria constante na qualidade do processo de ensino e aprendizagem.
Além do apoio dos docentes e da equipe gestora, os discentes do IFSP Campus Capivari contam com o apoio da Coordenadoria Sociopedagógica- CSP. O apoio psicopedagógico e social ocorre por meio do atendimento individual e/ou coletivo, efetivado pela Coordenadoria Sociopedagógica: equipe multidisciplinar composta por pedagogo, assistente social, psicólogo e técnico em assuntos educacionais. A equipe participa diretamente também nas ações de permanência e êxito, na Assistência Estudantil e no NAPNE (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), numa perspectiva dinâmica e integradora.
Dentre outras ações, a Coordenadoria Sociopedagógica realiza o acompanhamento permanente do estudante, a partir de questionários sobre as informações dos alunos e sua realidade, dos registros de frequência e rendimentos/nota, dos resultados de análise realizadas nas mais diversas situações, além de outros elementos que busquem a realização de um acompanhamento e apoio sério e comprometido com a qualidade da educação ofertada. Com as análises são propostas diferentes intervenções e propostas de encaminhamentos.
Nesse processo de contextualização do discente do curso, a caracterização do perfil do corpo discente também é utilizada como subsídio para construção de estratégias de atuação dos docentes que irão assumir os componentes curriculares, respeitando as especificidades do grupo, para possibilitar a proposição de metodologias mais adequadas à turma.
O Campus Capivari instituiu a comissão de permanência e êxito, que tem como objetivo realizar ações para acompanhar os indicadores de conclusão, de permanência e êxito dos discentes. A comissão norteia-se por diagnósticos quantitativos, baseado nos indicadores do Ministério da Educação que incluem: total de alunos concluintes, retidos, evadido, concluintes dentro do ciclo de matrícula e norteia-se também por diagnósticos qualitativos, como a indicação das possíveis causas da retenção e evasão.
As ações de acolhimento dos alunos acontecem, geralmente, nas primeiras semanas de aula, com intuito de receber e integrar com boas vindas, tour pelo Campus, apresentação do curso pelo coordenador, apresentação da assistência estudantil, apresentação da história do Campus pela direção, apresentação das coordenadorias, atividades de integração, entre outras.
A assistência estudantil do IFSP é uma política institucional, pautada no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que visa garantir condições de permanência para o êxito dos nossos alunos, durante o decorrer de seu curso, para que o direito e o acesso à educação, de fato, se realize.
No IFSP Campus Capivari busca-se o desenvolvimento da autonomia do estudante e a personalização da educação, sem perder a dimensão coletiva do trabalho pedagógico. Para tal, as atividades propostas no curso visam criar um ambiente de ensino-aprendizagem que favoreça: a aprendizagem ativa, interativa, colaborativa e significativa, que proporcione uma formação crítica, emancipatória e integral aos alunos do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais.
A comunidade do IFSP Campus Capivari, especialmente os docentes que atuarão no curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, compreende que o conhecimento, a avaliação, a aprendizagem e a inclusão são capazes de remover as barreiras pedagógicas da educação. Para possibilitar a acessibilidade metodológica, o curso promove a flexibilização do currículo, a diversificação curricular, o uso de inteligências múltiplas, a flexibilização do tempo e a utilização de recursos para viabilizar a aprendizagem de dos estudantes.
Quanto à acessibilidade instrumental, o IFSP Campus Capivari disponibiliza ferramentas diversificadas com o objetivo de possibilitar a aprendizagem a todos os alunos. São disponibilizadas ferramentas para como máquina em braile, globo terrestre tátil, lupas, soroban, regletes, leitor de livros e software de auxílio (DosVOX). Além disso, quando necessário, há disponibilização, em seu quadro de pessoal, de intérprete de Libras.
Desta maneira, com acessibilidade metodológica e instrumental que abarcam o uso de diferentes ferramentas e a realização de diferentes atividades o IFSP Campus Capivari compreende ser possível a existência de uma escola para todos, que respeite a construção de trilhas individuais e permeie construções coletivas aprendizagem, respeitando-se o indivíduo em sua singularidade.
Como forma de facilitar o processo de aprendizagem e estimular as relações com o mundo do trabalho o curso desenvolve Projetos integradores, trabalho de conclusão de curso e incentiva as atividades complementares. Realiza também atividades de monitoria e nivelamento.
As atividades de monitoria são desenvolvidas por graduandos, sob orientação de professores do curso, por meio de bolsas de ensino ou na figura de alunos voluntários para oferta das monitorias. As monitorias colaboram no processo educativo tanto dos alunos monitores quanto dos discentes que os procuram.
As atividades de nivelamento possibilitam aos alunos o resgate dos conhecimentos básicos em matemática e língua portuguesa, tem carga horária mínima de 40 horas, para o desenvolvimento do perfil profissional do egresso. São ofertados no primeiro semestre do curso sobre a forma de cursos de aperfeiçoamento interno ou de formação inicial ou continuada e ocorrem de maneira presencial ou a distância.
Além das atividades de monitoria e nivelamento e de atendimento psicopedagógico e social, o Campus oferece também os seguintes serviços de suporte e atendimento ao aluno: atendimento pela coordenação do curso com horários divulgados previamente, acompanhamento escolar pelo sistema acadêmico (SUAP), secretaria acadêmica (Coordenadoria de Registros Acadêmicos), atendimento com direção adjunta educacional e manual do aluno com orientações acadêmicas.
No que diz respeito às estratégias de atendimento e suporte técnico aos alunos nos componentes curriculares, do curso a distância, contam com:
- Suporte administrativo: cadastro de alunos e professores no SUAP e Moodle; tutoriais em áudio e vídeos, tutoriais em versão texto; contato com a coordenação do curso (via e-mail, sistema e presencialmente); GLPI para reserva de salas e espaços de uso comum; SUAP para consulta de notas e frequência, materiais de aula, solicitação de avaliação substitutiva, atestado médico, atestado de matrícula, cancelamento de matrícula, dentre outras funcionalidade; Drive IFSP para consulta e divulgação de documentos e comunicados;
- Suporte pedagógico: equipe sociopedagógica para atendimento presencial; guia com dicas de tutoria; análise da melhor ferramenta ou abordagem em vistas a atingir determinado objetivo; orientação quanto à atribuição e lançamento de notas; Sistema Pergamum, para consulta, reserva e renovação de títulos da biblioteca; Plataforma Pearson para acesso aos livros online; Portal da CAPES para acesso a periódicos nacionais e internacionais;
- Suporte ao aluno: semana de integração e ambientação à educação a distância (presencial); dúvidas quanto à navegação, utilização das ferramentas, postagem de atividades e comunicação; fórum para dúvidas e auxílio com o primeiro acesso; Webmail com acesso ao e-mail acadêmico; e Plataforma Moodle como forma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Sobre as informações acadêmicas do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais elas podem ser obtidas no site institucional, em conformidade com a LDB (Lei 9394/96, Art. 47, parágrafo 1º) e com a (Portaria Normativa nº 23 de 21/12/2017). São disponibilizadas as informações do curso: seus programas e componentes curriculares, sua duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis e critérios de avaliação.
Outro aspecto de fundamental relevância para o IFSP Campus Capivari é incentivo ao protagonismo estudantil. Tal relevância manifesta-se pela presença do tema em documentos norteados do IFSP Campus Capivari, como o Projeto Político Pedagógico e o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSP.
O protagonismo estudantil pode ser exercido diretamente na articulação com instâncias administrativas do Campus e também no âmbito da reitoria. Essas possibilidades de participação nas decisões das políticas institucionais, ocorrem por meio do processo de representação em diferentes grupos, tais como: Conselho Superior (Consup), Conselho de Ensino (Conen), Conselho de Extensão (Conex), Conselho de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Conpip), Conselho de Inovação Tecnológica (CIT), Conselho de Campus (Concam), Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
Com o intuito de proporcionar experiências e vivências acadêmicas que complementem a formação dos alunos, o IFSP firmou parcerias com instituições nacionais e internacionais. O IFSP institui a Assessoria de Relações Internacionais (ARINTER), pela Portaria nº 1.151/2017, o que possibilita aos alunos a realização de intercâmbios internacionais, em instituições no Canadá, Portugal e Espanha. A ARINTER possibilita ainda a transferência de conhecimento, mobilidade acadêmica de docentes e estudantes.
As parcerias com instituições nacionais possibilitam aos discentes, dentre outros aspectos, a realização de visitas técnicas. As visitas técnicas possibilitam aos discentes o encontro da teoria com a prática e proporcionam aos participantes uma formação mais ampla e conectada com o mundo do trabalho.
Tais parcerias também possibilitam a abertura do diálogo para a oferta de estágios não obrigatórios remunerados. O processo de intermediação e acompanhamento dos estágios é realizado pela Coordenadoria de Extensão do Campus (CEX), pela coordenação do curso, pela direção geral e pelo docente supervisor de estágios.
Permeado por tais ações, o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais busca realizar o apoio ao discente de maneira sólida, com vistas à melhoria dos processos de ensino-aprendizagem com o respeito a singularidade dos indivíduos.
Setores
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Breve descrição
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Contato
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CDI - Coordenadoria de Apoio à Direção
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Colaborar nos preparativos e execução de cerimônias de formatura.
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CTI - Coordenadoria de Tecnologia da Informação
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Orientar e treinar o pessoal na utilização dos recursos de informática do Campus;
Prestar assistência e prover manutenção aos diferentes sistemas e programas, auxiliando os usuários, inclusive, no manuseio dos equipamentos.
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CEX - Coordenadoria de Extensão
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Fornecer informações sobre ações e políticas de Extensão como: estágios, palestras e visitas técnicas;
Responsabilizar-se pelas atividades de integração com o mundo do trabalho.
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CPI - Coordenadoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação
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Organizar e articular a participação de alunos nos diversos programas de iniciação científica e tecnológica.
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CSP - Coordenadoria Sociopedagógica
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Acompanhar as deliberações dos Conselhos de Classe e promover suas implementações;
Atender, orientar, encaminhar e acompanhar os estudantes e familiares no âmbito socio-psico-educacional;
Acompanhar a implantação e o desenvolvimento da Política de Assistência Estudantil.
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CRA - Coordenadoria de Registros Acadêmicos
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Responsabilizar-se pela matrícula e rematrícula, bem como atualizar os dados cadastrais dos alunos nos sistemas;
Expedir históricos escolares, guias de transferência, certidões, diplomas e outros documentos semelhantes;
Alterar os conceitos dos discentes após a realização da reavaliação, recuperação ou Conselho de Classe.
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CAE - Coordenadoria de Apoio ao Ensino
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Realizar a comunicação e divulgação referente às atividades educacionais do IFSP junto aos alunos;
Dialogar com as instâncias de representação estudantil e representantes de sala;
Supervisionar o cumprimento das regras disciplinares, orientando e prevenindo infrações.
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CBI - Coordenadoria de Biblioteca
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Representar a biblioteca e pronunciar-se em nome dela perante os espaços do IFSP e perante a comunidade.
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Diretoria Adjunta Educacional (DAE)
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Acompanhar a implementação do Projeto Político-Pedagógico;
Acompanhar as alterações de horário acadêmico, harmonizando-as com os interesses didático-pedagógicos da Instituição;
Acompanhar e analisar a elaboração e implementação do Projeto Pedagógico de Curso;
Analisar e acompanhar a execução de projetos de ensino;
Acompanhar e avaliar o processo referente ao ensino-aprendizagem;
Acompanhar, supervisionar e avaliar o planejamento e a execução dos planos, programas e projetos do Campus relativos ao ensino, propondo, com base na avaliação de resultados, a adoção de providências relativas à reformulação destes.
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Colegiado de Curso
Regulamenta o Colegiado de Curso - Instrução Normativa 14/2022/PRE/IFSP
Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSP - Campus Capivari - PORTARIA N.o 45/2022 - DRG/CPV/IFSP (Alterada)
Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSP - Campus Capivari - PORTARIA N.o 117/2022 - DRG/CPV/IFSP (Alterada)
Colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFSP - Campus Capivari - PORTARIA N.o 132/2023 - DRG/CPV/IFSP (Vigente)
O Colegiado de Curso é órgão consultivo e deliberativo de cada curso superior do IFSP, responsável pela discussão das políticas acadêmicas e de sua gestão no projeto pedagógico do curso. É formado por professores, estudantes e técnicos-administrativos.
Para garantir a representatividade dos segmentos, será composto pelos seguintes membros:
1.Coordenador de Curso (ou, na falta deste, pelo Gerente Acadêmico), que será o presidente do Colegiado;
2.No mínimo, 30% dos docentes que ministram aulas no curso;
3. 20% de discentes, garantindo, pelo menos, um;
4. 10% de técnicos em assuntos educacionais ou pedagogos, garantindo pelo menos um.
Os incisos I e II devem totalizar 70% do Colegiado, respeitando o artigo n.º 56 da LDB.
De acordo com essa normativa, a periodicidade das reuniões é, ordinariamente, duas vezes por semestre, e extraordinariamente, a qualquer tempo, quando convocadas pelo seu Presidente, por iniciativa ou requerimento de, no mínimo, um terço de seus membros.
Os registros das reuniões devem ser lavrados em atas, a serem aprovadas na sessão seguinte e arquivadas na Coordenação do Curso.
As decisões do Colegiado do Curso devem ser encaminhadas pelo coordenador ou demais envolvidos no processo, de acordo com sua especificidade.
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