Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Documentos Institucionais > Processos Seletivos/Cursos de Extensão > CEX - Processo Seletivo - Cursos de Formação Continuada Presencial (Vagas Remanescentes do Edital CPV.033/2023)
Início do conteúdo da página

CEX - Processo Seletivo - Cursos de Formação Continuada Presencial (Vagas Remanescentes do Edital CPV.033/2023)

Publicado: Terça, 27 de Junho de 2023, 17h13 | Última atualização em Segunda, 10 de Julho de 2023, 09h16 | Acessos: 246

A Diretora-Geral do Campus Capivari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, no uso de suas atribuições, faz saber que, por meio da Coordenadoria de Extensão, estão abertas, entre 27 de junho e 03 de julho de 2023, as inscrições para cursos de Formação Continuada Presencial, nos termos do Edital Nº CPV.047/2023, de 26 de junho de 2023.

 

1 DOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PRESENCIAL 

1.1 Auxiliar de Laboratório Químico. 

Carga 

Horária 

50h.

Número de vagas

15

Público Alvo

O público alvo será constituído de cidadãos a partir do ensino fundamental que queiram iniciar ou ampliar sua experiência em laboratórios de química, estando apto ao mercado de trabalho em laboratórios químicos diversos.

Objetivo

O curso de Auxiliar de Laboratório Químico tem como objetivo geral proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades e competências para atuarem na área e desempenhar as funções básicas em um laboratório com responsabilidade e segurança, evitando desperdícios e acidentes, proporcionando também oportunidade de elevação da escolaridade.

Modalidade 

Presencial, com aulas às segundas e quartas-feiras, das 13h20 às 17h00.

Tipo

Curso de Formação Continuada

 

1.2 Inglês Básico II.

Carga 

Horária 

40h.

Número de vagas

26

Público Alvo

Pessoas da comunidade em geral com idade mínima de 14 anos, que possuam ensino fundamental completo e que tenham concluído o curso de Inglês Básico I ou que apresentem conhecimento mínimo na língua inglesa.

Objetivo

A proposta do curso Inglês Básico 2 tem como objetivos: Consolidar, de forma gradativa, a fluência dos alunos; Aperfeiçoar a pronúncia; Desenvolver, em um nível maior, as
habilidades de compreensão auditiva e produção escrita; Ampliar o conhecimento sistêmico do idioma, tanto em itens lexicais quanto gramaticais; Fazer com que os alunos
reconheçam e utilizem os tempos verbais do presente, passado e verbos modais; Ampliar o repertório linguístico- cultural dos estudantes por meio da discussão de diversos temas.

Modalidade

Presencial, com aulas às quartas-feiras, das 17h00 às 18h40.

Tipo

Curso de Formação Continuada


1.3 Libras Básico. 

Carga 

Horária 

42h.

Número de vagas

02

Público Alvo

Servidores que atuam na área de educação municipal, estadual ou federal de Capivari e Região. Na ausência de interessados com esse perfil o curso será aberto à toda comunidade. Outros requisitos para participação: O requisito mínimo de escolaridade para participação no curso é Ensino Fundamental - Ciclo I (5º ano completo).

Objetivo 

O objetivo geral do presente projeto é difundir a Libras e a cultura surda à comunidade de Capivari e região.

 

Modalidade Presencial, com aulas às sextas-feiras, das 17h00 às 18h40.

Tipo

Curso de Formação Continuada

 

1.4 Libras Intermediário. 

Carga 

Horária 

42h.

Número de vagas

06

Público Alvo

Servidores que atuam na área de educação municipal, estadual ou federal de Capivari e Região. Na ausência de interessados com esse perfil o curso será aberto à toda comunidade. Outros requisitos para participação: O requisito mínimo de escolaridade para participação no curso é Ensino Fundamental - Ciclo I (5º ano completo). Idade mínima de 16 anos.

Objetivo 

O objetivo geral do presente projeto é aperfeiçoar a Libras e a cultura surda à comunidade de Capivari e região.

 

Modalidade Presencial, com aulas às quintas-feiras, das 17h00 às 18h40.

Tipo

Curso de Formação Continuada

 

2 DA RESERVA DE VAGAS 

Cinco por cento (5%) das vagas é reservado a candidatos com deficiência. 

Vinte e cinco por cento (25%) das vagas é reservado a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. 

Os candidatos com deficiência deverão, obrigatoriamente, comprovar sua condição mediante a apresentação de laudo médico recente, emitido por profissional da área, no ato da inscrição online.

Poderão concorrer às vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas aqueles que se autodeclararem nesta condição, no ato da inscrição online, conforme o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. 

Caso não haja o preenchimento de pelo menos cinquenta por cento (50%) das vagas previstas para cada curso, o Câmpus Capivari do IFSP se reserva o direito de decidir sobre a sua oferta. 

 

3 DA INSCRIÇÃO 

Poderão se inscrever no processo seletivo os candidatos que se adequarem aos pré-requisitos estabelecidos no campo "Público Alvo" em cada curso do Item 1 desse Edital, dentro do prazo definido que é entre os dias 27 de junho e 03 de julho de 2023

Não haverá cobrança de taxa de inscrição. 

As inscrições serão realizadas presencialmente, na Coordenadoria de Extensão (CEX) do IFSP Capivari, localizada à Avenida Doutor Ênio Pires de Camargo, 2971, Bairro Ribeirão, Capivari, SP. 

Leia o Edital Nº CPV.047/2023, de 26 de junho de 2023 completo antes de fazer sua inscrição.

 

Horário de atendimento para inscrições: 

Segundas-feiras: das 09h00 às 12h00 

Terças-feiras: das 17h30 às 19h30 

Quartas-feiras: das 14h00 às 17h30 

Quintas-feiras: das 17h30 às 19h30 

Sextas-feiras: das 14h00 às 17h30 

 


Documentos: 

Edital Nº CPV.047/2023, de 26 de junho de 2023

Fim do conteúdo da página