Edição 2023 da Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão - backup
ISSN 2674-6115
- Sobre a Mostra
- Modelo de Resumo e Apresentação da Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão
- Comissão Organizadora
- Contato
- Anais Eletrônicos e Certificados
Sobre a Mostra
O Campus Capivari do Instituto Federal de São Paulo promoverá em paralelo ao 14º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia (CONICT), que será realizado entre os dias 22 e 24 de novembro de 2023, a sua Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão, sendo que as apresentações serão realizadas no Auditório do Campus Capivari, entre às 12h e 13h do dia 23 de novembro (quinta-feira).
A Mostra é realizada tradicionalmente como um evento contido dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, contudo excepcionalmente neste ano, aproveitaremos o rico ambiente do CONICT para possibilitar que nossos estudantes possam receber contribuições de estudantes, servidores e servidoras também de outros Campus do IFSP e possivelmente também de outros Instituições.
O evento é uma oportunidade para a comunidade acadêmica do Campus Capivari apresentar seus trabalhos e projetos, além de promover a interação entre alunos, professores, pesquisadores e a sociedade.
Modelo de Resumo e Apresentação da Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão
Aos servidores e discentes que apresentarão trabalhos na Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão, recomendamos a utilização dos seguintes modelos:
# Modelo do Resumo no formato .doc (Microsoft Word)
# Modelo de Apresentação no formato .ppt (Microsoft Powerpoint)
Atenção: A submissão dos trabalhos deverá ser feita por meio de envio de e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o final do dia 22 de novembro de 2023.
Comissão Organizadora
São membros da Comissão Organizadora da Edição 2023 da Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão, os seguintes servidores:
# Alexandre Camargo Maia
# Gustavo Baptistella Leite da Silva
Contato
Caso você tenha alguma dúvida, sugestão, crítica ou solicitação, disponibilizamos o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para contato. Pedimos que envie a sua mensagem, sendo que tão logo seja possível ela será tratada e respondida.
Anais Eletrônicos e Certificados
Nesta opção você fará o download dos trabalhos individuais (clique no título do para acessá-lo):
CAPOEIRA: PRÁTICA E SALVAGUARDA
AUTOR: Dyesson Henrique Ferreira
ORIENTADOR: Gustavo Baptistella Leite da Silva
RESUMO: O projeto de extensão "Capoeira: Prática e Salvaguarda" realizado no âmbito do IFSP Câmpus Capivari, visa a valorização e preservação da capoeira como parte fundamental da cultura brasileira. Seu objetivo geral é justamente praticar e salvaguardar a capoeira e valorizar a capoeira, os Grupos de Capoeira e os capoeiristas dos municípios da região onde se localiza o Câmpus Capivari do IFSP. A capoeira enfrentou séculos de marginalização e perseguição, chegando a ser considerada crime. No entanto, hoje é reconhecida internacionalmente como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Este reconhecimento ressalta a necessidade de políticas de salvaguarda e preservação, e o citado projeto está alinhado com essa missão. As atividades previstas englobam um curso de extensão em parceria com a comunidade local, eventos culturais, apresentações e participação em eventos científicos. Até o momento, alcançamos resultados significativos, estando próximos da conclusão de todas as atividades planejadas. Este trabalho se alinha com o Plano Nacional de Cultura (PNC) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), renovando o compromisso de transformar o IFSP em um centro de produção e promoção cultural e educacional, fundamentado na cultura de respeito, valorização da diversidade e dos Direitos Humanos. PALAVRAS-CHAVES: capoeira; relato; cultura afro-brasileira; salvaguarda; promoção cultural; IFSP.
Clique aqui para acessar o Certificado de Apresentação.
CLUBE DE CONVERSAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA: TRABALHANDO ORALIDADE, LÍNGUA E CULTURA
AUTORAS: Maria Eduarda Miranda Duarte, Elis Bianchi Romera e Elis Paro
ORIENTADORES: Prof. Dr. Tiago Pellim e Profa. Dra. Sabrina Espino Prata
RESUMO: Considerando a indiscutível importância da Língua Inglesa na contemporaneidade e tendo em vista a falta de locais para a interação nesse idioma, a proposta desse projeto é criar um ambiente no qual os participantes se sintam confortáveis e confiantes em utilizar essa língua. O objetivo é oferecer um espaço para a prática significativa do idioma, a fim de propiciar o desenvolvimento e consolidação de conhecimentos linguísticos, habilidades de pronúncia e fluência na comunicação oral, por meio de atividades que incentivem a interação. Para dar conta desses aspectos e demandas, esse projeto segue alguns preceitos relacionados à prática da oralidade, como o foco em fluência e precisão, o desenvolvimento de estratégias de fala, dentre outros. Os encontros de conversação são abertos a toda a comunidade e são realizados mensalmente com um tema escolhido pelos próprios participantes. As bolsistas se reúnem semanalmente com os orientadores para a organização dos encontros, seleção de materiais e elaboração das atividades. Dessa forma, espera-se auxiliar participantes que já possuem um conhecimento básico da língua inglesa a revisar, consolidar e ampliar seus repertórios linguísticos, adquirir confiança para se engajar em interações orais em inglês e expandir seus conhecimentos culturais e de mundo associados a essa língua.
PALAVRAS-CHAVES: cultura; interação; língua inglesa; prática oral.,
Clique aqui para acessar o Certificado de Apresentação.
ESPORTE EM AÇÃO: EDUCAÇÃO PELO MOVIMENTO
AUTOR: Vinícius Diniz Orlandin
ORIENTADORA: Profa. Dra. Irlla Karla dos Santos Diniz
RESUMO: O projeto pretende desenvolver experiências esportivas com diversas modalidades, a fim de aproximar a comunidade escolar das práticas de esporte e lazer, pilares importantes para a formação integral, saúde e qualidade de vida. Deste modo, parte-se da compreensão do esporte como um direito constitucional que precisa ser garantido por meio de políticas públicas, projetos e ações inclusivas. A escola pode se constituir num espaço para ampliar as vivências formativas com o esporte, estimulando o debate de valores como amizade, respeito, igualdade, solidariedade e o fair play (jogo limpo). Para tanto, pretende-se proporcionar espaços legítimos para a prática de atividade física e esportes para a comunidade do IFSP - Campus Capivari, promovendo maior democratização do acesso a essas práticas corporais. Por fim, salienta-se a abordagem das três dimensões dos conteúdos, isto é, atitudinal, conceitual e procedimental, de forma que as experiências sejam mais inclusivas e não apenas focadas nos resultados.
PALAVRAS-CHAVES: esporte; educação; sport education.
Clique aqui para acessar o Certificado de Apresentação.
JORNAL DO CAMPUS: IF News - você sempre informado
AUTORAS: Isabel A. Pereira e Wanessa B. dos Santos.
ORIENTADORA: Michele Cristina dos Santos
RESUMO: O projeto de extensão Jornal do Campus, por meio de suas publicações mensais visa promover, junto dos estudantes e demais membros da comunidade do IFSP Capivari, o hábito de pesquisa e busca de fontes confiáveis, a capacidade de reconhecer diversas modalidades de textos e de diferenciar fatos de opiniões. Com isso, estimula o senso crítico diante das informações que são compartilhadas nas redes sociais e dialoga com questões presentes no cotidiano da comunidade local e da sociedade brasileira como um todo. A edição dos jornais está organizada nas seguintes etapas: (i) planejamento, (ii) produção, (iii) fechamento e (iv) publicação e distribuição. Durante o processo, professoras e discentes fazem reuniões para definição de pauta e para orientação e acompanhamento dos processos de escrita. Após correções e fechamento de cada edição, inicia-se a divulgação da versão on-line e a distribuição das versões impressas. De maio a outubro, foram lançadas cinco edições do Jornal do Campus, e estamos na etapa de produção da última edição do ano. Espera-se que este projeto seja consolidado como um meio de divulgação das diversas atividades desenvolvidas pelos estudantes, professores e demais servidores do Campus Capivari, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, estreitando os laços da instituição com a comunidade local e contribuindo para que os alunos desenvolvam seus potenciais de leitura, escrita e de atuação cidadã.
PALAVRAS-CHAVES: jornal escolar; comunicação; informação; leitura crítica; pensamento crítico; escrita significativa.
Clique aqui para acessar o Certificado de Apresentação.
PROMOVENDO UM AMBIENTE FAVORÁVEL À APRENDIZAGEM POR MEIO DA ATENÇÃO PLENA
AUTORA: Ana Beatriz Schincariol Soares
ORIENTADORA: Profa. Me. Ana Carla Dantas Midões
RESUMO: A escola é um espaço importante para o desenvolvimento de propostas que visem a prevenção e a promoção da saúde mental e emocional, além da física. Estudos mostram que a prática da atenção plena (mindfulness) pode contribuir para a saúde emocional e mental dos(as) estudantes, além de aumentar a concentração, memória e desempenho escolar. Nesse contexto, este projeto de ensino teve como objetivo divulgar definições, benefícios e práticas de atenção plena para a comunidade escolar. Para tanto, foi criado um perfil no Instagram para a divulgação de conteúdos digitais que foram desenvolvidos ao longo do projeto, considerando que o Instagram é uma rede social muito utilizada pelos(as) nossos(as) estudantes e servidores(as). De forma pontual, foram recebidos alguns relatos de estudantes sobre como a prática de atenção plena estava contribuindo para lidar principalmente com a ansiedade, entretanto precisamos repensar novas formas e caminhos para que a temática seja discutida, divulgada e compartilhada, podendo então contribuir de forma significativa para o ambiente escolar.
PALAVRAS-CHAVES: atenção plena; mindfulness; saúde mental; equilíbrio emocional; concentração; compaixão; educação.
Clique aqui para acessar o Certificado de Apresentação.
CINECLUBE BATEPAPO FEDERAL ZENIR CAMPOS REIS
AUTORAS: Brenda Beatriz Ribeiro, Eduardo Leite Braz e Naiara Aparecida Casares.
ORIENTADORES: Profa. Maria Amélia Ferracciú Pagotto e Prof. Flavio Henrique Ferraresi.
RESUMO: O Campus Capivari do Instituto Federal de São Paulo recebeu em 2022 um grande acervo de 1064 fitas em formato VHS do docente Zenir Campos Reis (in memorian). Essa coleção foi considerada de extrema importância uma vez que traz consigo uma memória física da produção audiovisual além do potencial de ser um objeto de estudo em projetos futuros uma vez que devido às temáticas dos filmes pertencentes à coleção. Em uma instituição de tecnologia com capacidade de efetuar educação, arte e ciência e de uma grande necessidade para uma educação de forma oblíqua, omnilateral, com direitos humanos e cidadania, este surge esse projeto com apoio para uma valorização do acervo em meios materiais para viabilizar sua catalogação e manutenção. Ao mesmo tempo, houve a efetivação de sessões de cinema e debate com rodas de conversas como feito no Bate-Papo Federal. Essas sessões, trouxe a comunidade interna e externa, e focou em temas como direitos humanos e cidadania, com títulos escolhidos pelos discentes à frente desse projeto, exibindo críticas dialógicas e ancoradas nos princípios da defesa da diversidade, igualdade, e da justiça social. Desse modo, o projeto teve uma potência essencial para impactos sociais e culturais positivos, uma vez que estimulou exercícios de reflexão a partir dos cenários apresentados nas exibições cinematográficas.
PALAVRAS-CHAVES: Cinema, Educação, Direitos Humanos, Cidadania.
Clique aqui para acessar o Certificado de Apresentação.
Redes Sociais