LIQ - IFSP Capivari: Licenciatura em Química marca presença em importante congresso internacional na América Latina

Os estudantes do 6º semestre do curso de Licenciatura em Química do IFSP – Campus Capivari participaram, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, do XXI Reunión de Educadores en la Química (REQ), um importante congresso internacional que reuniu professores e pesquisadores de diversos países da América Latina. O evento promove especificamente a apresentação de trabalhos e projetos relacionados ao ensino de Química, à pesquisa educacional, ao desenvolvimento curricular, às atualizações disciplinares e ao uso de ferramentas tecnológicas.
Durante o congresso, os alunos Alex Sander Pereira de Souza, Ana Carolina Luchetti Bom e Bianca dos Reis Borges da Silva, sob orientação das professoras Paloma Epprecht Machado de Campos Chaves e Thalita Arthur, apresentaram o trabalho “A compostagem como recurso didático no ensino de Química: experiências na formação docente”. O estudo relata uma intervenção desenvolvida com estudantes do curso Técnico em Alimentos, na qual a composteira foi utilizada como ferramenta didática para articular conceitos de propriedades da matéria e misturas a práticas de sustentabilidade e agricultura familiar. A proposta foi estruturada com base nos Três Momentos Pedagógicos e em metodologias ativas, favorecendo o protagonismo estudantil e a integração entre saberes científicos e ambientais. Os resultados destacaram o envolvimento dos participantes, a compreensão dos processos químicos e ecológicos envolvidos e a importância da extensão na formação inicial de professores de Química.
O vídeo da apresentação desse trabalho está disponível no YouTube e pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/YAk77GQ_MSk.
Outro destaque da participação do campus foi o trabalho “Mapeamento sistemático sobre o ensino de Química e a aprendizagem criativa proposta por Resnick”, desenvolvido por Alex Sander Pereira de Souza, sob orientação da professora Thalita Arthur. Esse trabalho apresenta o resultado parcial do projeto de pesquisa desenvolvido no câmpus. A pesquisa consiste em um mapeamento sistemático de produções acadêmicas que relacionam o ensino de Química com a perspectiva da aprendizagem criativa, proposta por Mitchel Resnick, autor do conceito dos “4 Ps” — projetos, paixão, pares e pensar brincando. O estudo analisou trinta trabalhos identificados no Google Acadêmico, categorizando-os conforme instituições, público-alvo e conteúdos abordados. Os resultados revelaram que a integração entre o ensino de Química e a aprendizagem criativa ainda é incipiente, mas vem crescendo e ganhando relevância nos últimos anos. A pesquisa contribui para compreender tendências, identificar lacunas e inspirar novas práticas pedagógicas voltadas à autoria, à inovação e ao engajamento estudantil.
O vídeo dessa apresentação também está disponível e pode ser conferido em: https://youtu.be/K4u78zgNLx8.
Além de apresentarem seus trabalhos, os licenciandos participaram de palestras e mesas-redondas com especialistas internacionais, ampliando suas perspectivas sobre a formação docente e o ensino de Ciências em diferentes contextos educativos. Essa vivência proporcionou ricas trocas acadêmicas e fortaleceu o compromisso dos estudantes com a pesquisa e a inovação pedagógica.
A participação dos alunos do IFSP Capivari no XXI REQ representa um marco importante para o curso de Licenciatura em Química, evidenciando o alto nível de envolvimento dos estudantes com a investigação e a formação docente. O campus parabeniza os participantes pelos trabalhos apresentados e pelo excelente desempenho em um evento internacional desse porte, reforçando o papel da instituição na produção de conhecimento e na valorização de práticas educacionais transformadoras.



Redes Sociais