DRG - Parceria com IFSP Capivari com a SOS Mata Atlântica promove monitoramento da Água
Uma nova frente para a vigilância ambiental foi estabelecida nesta sexta, dia 25 de setembro de 2025, quando o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Capivari lançou oficialmente a iniciativa de monitoramento do Rio Capivari, integrante do Projeto “Observando os Rios”. Essa ação é fruto de colaboração estratégica com a FATEC e a renomada organização não governamental SOS Mata Atlântica, que foi representada pelo Sr. Marcelo Naufal Argona.
Esse foi o início de um esforço comunitário de longo prazo. Esse projeto convida voluntários a se engajarem no que é descrito como "ciência cidadã", um movimento que transforma residentes em participantes ativos na coleta de dados científicos.
Este modelo tem raízes profundas, remontando a programas de análise da qualidade da água do Rio Tietê na década de 1990, liderados pela SOS Mata Atlântica. A metodologia consiste em realizar um "exame" periódico das águas, coletando amostras e analisando indicadores de poluição e saúde ambiental. Todos os dados serão disponibilizados publicamente na plataforma online do projeto e compilados em um relatório anual que traça um diagnóstico da situação de cada rio monitorado.
Imediatamente após a cerimônia, o compromisso foi selado com a primeira coleta de monitoramento. Às 11h, os participantes se dirigiram à margem do Rio Capivari, na altura da Avenida Pio XII, na divisa com o município de Rafard, para realizar o procedimento inaugural. Este ato simbólico deu início ao cronograma de coletas mensais que formarão a base de dados do projeto.
Interessados em participar ou conhecer mais sobre a metodologia e os resultados podem acessar o portal oficial da iniciativa em https://observandoosrios.sosma.org.br/.
Redes Sociais