DAE - DISCENTES DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA APRENDEM MICROBIOLOGIA A PARTIR DAS COMPOSTEIRAS
Sob a orientação da Profa.Gislaine Vieira Damiani, os discentes do segundo ano do curso Técnico em Química integrado ao Ensino Médio realizaram estudos na área de microbiologia, sendo que a prática da compostagem serviu de instrumento de análise.
No decorrer de um semestre letivo, as composteiras criadas pelos discentes em embalagens plásticas de 20 litros, foram utilizadas para a coleta de material que foi alvo de estudos na área de microbiologia. Isso garantiu uma aprendizagem importante sobre os microrganismos, além de destacar outros seres que participam do processo de compostagem, com ênfase nas minhocas. Como algumas das composteiras continham minhocas, os discentes puderam constatar as vantagens de sua introdução em tal processo.
Ao final dos estudos, o material resultante foi utilizado para adubar as plantas do jardim, contando com a participação da Assistente de Alunos Arlete Brandi, graduada em Biologia e integrante da Comissão de Sustentabilidade do Campus, que atuou na realização de algumas das práticas desse projeto.
Foi um importante trabalho realizado pela Profa. Gislaine, também integrante da Comissão de Sustentabilidade do Campus, que continuamente realiza ações voltadas para a preservação ambiental e qualidade de vida, além da prática de compostagem.
Imagem1: Discentes utilizando o chorume produzido na composteira para adubar uma planta
Imagem 2 :Uma composteira com minhocário foi criada em uma banheira desativada para ser mantida pela comunidade do Campus
Imagem 3: Momento da separação das minhocas do composto formado
Imagem 4: Discentes atentos aos estudos sobre as composteiras
Imagem 5: A equipe participante do projeto
Redes Sociais