DRG - X SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DO CAMPUS CAPIVARI COMEÇA NESTA SEGUNDA, DIA 18/11
Ciclo de atividades conta com exposição, varal de poesia, palestras, roda de conversa e dois festivais
O Campus Capivari tem a honra de sediar mais uma edição da X Semana de Consciência Negra, evento que esse ano homenageia a herança africana presente no Brasil. As ações ocorrem na sede do campus e em outros espaços da cidade e da região entre os dias 18 e 23/11/2024 (segunda a sábado), e contam com palestras, roda de conversa, oficinas de batuque de umbigada e capoeira, varal de poesia, exposição, exibição de filme e participação em dois festivais - Afropira, em Piracicaba, e Grafitando Tradições, no Quintal da Dona Marta, em Capivari. As inscrições para as diferentes atividades da programação poderão ser feitas por links do SUAP divulgados nos grupos de estudantes e/ou QR Codes afixados em diferentes espaços do Campus.
A manhã desta segunda-feira, dia 18/11, marcou o início da Semana com a inauguração da Exposição “Herança Africana”, que conta com estatuetas, instrumentos musicais, livros e outros artefatos artísticos adquiridos ao longo de 15 anos de visitas da professora Lorena Faria a diferentes países do continente africano, como Senegal, Angola, África do Sul e Moçambique. Também foi montado o Varal de Poesia Negra, com textos escritos por cerca de 40 escritores e escritoras africanas e afro-brasileiras. As duas atividades foram desenvolvidas pelos estudantes dos 3os anos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio - Química e Informática.
A terça-feira, dia 19/11, será o dia de sediar duas palestras - “A África nos símbolos cívicos”, com Prof. Dr. Tiago José Berg, e “Letramento racial e antirracismo”, com Profª. Dra. Lorena Faria. Já a quarta-feira, dia 20/11, feriado nacional, será o dia de levar os estudantes para o Festival Afropira, na cidade de Piracicaba.
As atividades continuam na manhã de quinta-feira, dia 21/11, com performance artística e apresentação musical, seguida pela exibição do filme Medida Provisória, com bate-papo conduzido pela prof. Dra. Lorena Faria, e às 14h00 será realizada a roda de conversa e oficina: “A capoeira e suas possibilidades para a promoção da educação antirracista”, conduzida pelo Grupo de Pesquisa e Extensão intercampi sobre Cultura e Educação Antirracista, coordenado pela prof. Dra. Maria Amélia Ferraciù Pagotto (IFSP-Capivari) e pelo prof. Dr. Adelino Francisco de Oliveira. A conversa contará ainda com a presença dos mestres Zequinha, Tintim e Gustavo Leite.
Já na sexta-feira é dia do Grupo Batuque de Umbigada Guaiá de Capivari ministrar duas oficinas nas aulas de Educação Física, com o apoio da Prof. Dra. Irlla Diniz.
O encerramento com chave de ouro será no sábado, 23/11, com o Festival Grafitando Tradições, uma ação do Quintal da Dona Marta que propõe a conexão entre as culturas periféricas tradicionais e urbanas e que terá na programação roda de conversa Arte-educação e Grafite, batalha de rima, grupos de dança Afoxé Agbara e Capi Charme, de Capivari, show de rap com 4MP, de Piracicaba e Batuque de Umbigada Guaiá de Capivari. Nesse dia também será inaugurado o mural de grafite no Quintal, feito pelo/as artistas: Cocão, Kásper e Guedes, de Capivari; Diego Dedablio, de Tatuí; Diógenes Moura, de Piracicaba; e Sabrina Savani, de Campinas. O Quintal da Dona Marta está situado na Rua Otávio Alves de Souza, 174 - Res. Santo Antonio.
Todas as atividades são gratuitas. Participem!
Redes Sociais