II Seminário de Pós-Graduação do IFSP Capivari
- Apresentação
- Programação
- 23/10 - Mesa de Abertura
- 24/10 - Oficinas
- 25/10 - Comunicações Online
- 26/10 - Comunicações Presenciais
- Comissão Organizadora
Apresentação
Olá! Com orgulho apresentamos o II Seminário de Pós-Graduação do Instituto Federal de São Paulo - Campus Capivari.
Desde 2019, o IFSP Capivari tem se destacado na oferta de cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização voltados para a formação continuada de professores e outros profissionais interessados na área de educação. Nos anos de 2020 e 2021, realizamos o Seminário TIC e Educação, então uma iniciativa do curso de Especialização em TICs na Educação.
Atualmente, contamos com três cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu em nível de Especialização: Educações e Tecnologias Digitais; Educação em Ciências e Matemática; e Ensino de Línguas. Em 2023, realizamos o I Seminário de Pós-Graduação, fruto de uma parceria entre esses três cursos na busca por articular o debate sobre temas emergentes na educação que perpassam diferentes áreas e contextos de atuação, fomentando, assim, um olhar inter/multi/transdisciplinar.
Agora, apresentamos a segunda edição do Seminário de Pós-Graduação do IFSP - Campus Capivari que será realizado de 23 a 26 de outubro de 2024 tendo como tema Desafios para Pesquisa em Ciências, Linguagens e Tecnologias.
O evento acontecerá em um formato predominantemente online e contará com mesa-redonda, apresentações de trabalhos e oficinas. Assim, convidamos educadores de diversas áreas do conhecimento e níveis de formação, bem como estudantes de cursos de licenciatura e de pós-graduação a participarem deste II Seminário, compartilhando resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, materiais e projetos didáticos, bem como relatos de experiências práticas. Acesse a aba Chamada de Submissões e veja mais informações sobre as modalidades de participação.
Programação
23/10 (quarta-feira)
19h00 _ Solenidade de abertura (online)
19h30 _ Mesa redonda (online)
Tema: Letramentos Acadêmicos e Ciência Aberta
24/10 (quinta-feira)
19h00 às 21h _ Oficinas confirmadas (online)
- Primeiros passos no Quizizz: como gamificar as suas aulas.
- O ensino de línguas com música para além do fill in the gaps
- Uma abordagem para o ensino dos verbos irregulares em língua inglesa
- Promovendo a motivação dos estudantes: sugestões práticas para professores
25/10 (sexta-feira)
19h00 às 21h _ Apresentações de trabalhos (online)
26/10 (sábado)
09h - 11h30 _ Apresentações de trabalhos (presencial)
23/10 - Mesa de Abertura
23 DE OUTUBRO - 19H: MESA DE ABERTURA/ MESA REDONDA
Assista a gravação da mesa-redonda através do link: https://eduplay.rnp.br/portal/video/240193
Apresentação da Professora Rosana Ferrareto
Apresentação da Bibliotecária Izabel Teixeira
24/10 - Oficinas
24 DE OUTUBRO - 19H: OFICINAS
OFICINA 1: PRIMEIROS PASSOS NO QUIZIZZ: como gamificar as suas aulas.
Apesar de há muito discutirmos sobre a importância da inserção da tecnologia em ambiente escolar, sabemos da dificuldade encontrada para a aplicação desses recursos tecnológicos, seja pela falta de infraestrutura, seja pela dificuldade encontrada por algumas pessoas ao usar esses recursos (Cursino, 2019). Outro ponto a ser destacado é refletindo sobre o uso de estratégias diferenciadas para engajar alunos de uma geração que recebe tanto estímulo através das redes sociais, dessa forma, é importante trazermos estratégias baseadas em Metodologias Ativas para auxiliar a dinâmica em sala de aula, aumentando a participação dos alunos e trazendo uma aprendizagem mais significativa (Capistrano; Miranda; 2021). A partir disso, propõe-se o oferecimento da oficina “Primeiros passos no Quizizz: como gamificar as suas aulas” durante o II Seminário de Pós-graduação do IFSP Capivari com duração de 2 horas. Essa oficina tem como objetivo capacitar professores da Educação Básica e/ou Superior para utilizar a plataforma Quizizz como ferramenta de gamificação, promovendo o engajamento dos alunos por meio de questionários interativos, personalizados e dinâmicos. A oficina será prática com foco na experimentação e criação de atividades gamificadas. Inicialmente, será apresentada uma pequena introdução teórica sobre gamificação na educação, enfatizando como os elementos de jogos podem ser aplicados em sala de aula. Posteriormente, os participantes terão uma breve explicação sobre as funcionalidades da plataforma Quizizz com a criação de questionários gamificados e análise dos resultados.
Ministrante: Isabella Capistrano Cunha Soares. Graduada em Ciências Biológicas e Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp. Estudante da Especialização em Educação em Ciências e Matemática do IFSP Capivari.
Assista a gravação da Oficina 1 através do link: https://eduplay.rnp.br/portal/video/240029
OFICINA 2: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DOS VERBOS IRREGULARES EM LÍNGUA INGLESA
É prática comum, durante o ensino dos verbos irregulares em Língua Inglesa, que o professor apresente ao aluno uma lista exaustiva de verbos. Esta lista, por sua vez, apresenta-se ao aluno como “algo” arbitrário e sem sentido, constituindo um verdadeiro desafio para o ensino da língua. Entretanto, como esclarece Steinberg (1985), os verbos irregulares do inglês seguem padrões morfofonológicos, devido a aspectos intra e interlinguísticos. Por exemplo, as formas de passado simples e de particípio passado de verbos como swim e run seguem um mesmo padrão, qual seja, alternância vocálica na base verbal sem acréscimo de morfema flexional de passado (-ed). É com base nesta proposta e nas considerações do AUTOR, que apresento uma abordagem didática para o ensino dos verbos irregulares da Língua Inglesa neste minicurso. Na primeira parte do curso, serão contextualizados tanto aspectos da história da língua bem como o processo cognitivo da analogia (tanto o nivelamento analógico como a extensão analógica, BYBEE 2010), responsáveis pelo estado sincrônico destes verbos no referido idioma. Após esta exposição, na segunda parte do curso, seguir-se-á um debate com os participantes.
Ministrante: Cassiano Luiz do Carmo Santos é doutor em Linguística pela UFRJ e psicólogo pela UFF (Universidade Federal Fluminense). Atualmente é professor EBTT do IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro).
Assista a gravação da Oficina 2 através do link: https://eduplay.rnp.br/portal/video/240028
OFICINA 3: O ENSINO DE LÍNGUAS COM MÚSICA PARA ALÉM DO FILL IN THE GAPS
Esta oficina tem como objetivo apresentar estratégias para o ensino de línguas por meio da música, indo além das atividades fill in the gaps. A proposta central é explorar o potencial crítico e reflexivo das composições musicais, utilizando a multimodalidade e o letramento crítico para fomentar discussões mais aprofundadas sobre temas sociais, culturais e cotidianos. Os participantes serão incentivados a repensar o uso da música em sala de aula como uma ferramenta para desenvolver não apenas competências linguísticas — como gramática e vocabulário —, mas também a criticidade dos alunos. Inicialmente, serão discutidos os conceitos de crítica, conforme proposto por Monte Mór (2015), e criticidade, segundo Rocha (2013) e Janks (2018), culminando na abordagem de letramento crítico por Monte Mór (2015), Jordão (2016), Mattos e Valério (2018), como também Agra e Ifa (2023). Em seguida, traz-se o conceito de Multimodalidade por Zacchi (2016) e Façanha (2018) para demonstrar o uso no trabalho com músicas no ensino de línguas. Serão apresentados, também, exemplos práticos de atividades baseadas em letras de músicas contemporâneas, com foco em interpretação, análise crítica e debates, bem como atividades desenvolvidas a partir dessas perspectivas encontradas nos trabalhos “Beyond the Gaps: O Ensino de Inglês com Música na Perspectiva do Letramento Crítico” (Ismerim, 2023) e “Ensino de inglês com música sob o viés do letramento crítico: uma proposta à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU” (Ismerim; Pellim, 2024). Ao final, os participantes terão a oportunidade de criar suas próprias atividades que integrem o ensino de idiomas à perspectiva crítica, com espaço para discussão e feedback.
Ministrante: Isaac Leandro Santos Ismerim é graduado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e mestrando em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFS). É egresso do curso de Especialização em Ensino de Línguas do Instituto Federal de São Paulo - Campus Capivari.
Assista a gravação da Oficina 3 através do link: https://eduplay.rnp.br/portal/video/240027
OFICINA 4: PROMOVENDO A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES: sugestões práticas para professores
A desmotivação dos estudantes representa uma queixa recorrente entre professores, pedagogos e gestores. Considerando esse cenário, objetiva-se, com esta oficina, sugerir práticas que promovam a internalização da motivação dos estudantes dentro do arcabouço teórico Teoria da Integração Organísmica (TIO). A TIO é movida pelo questionamento “o que nos move a fazer o que fazemos?”. Por esse motivo, a TIO descreve a motivação propondo um continuum de internalização e, quanto mais interno é o motivo, mais altas são as chances de superação de dificuldades, persistência na tarefa e prazer em realizar o exercício (Pelletier; Rocchi, 2023). Nesse sentido, a metodologia contará com os seguintes procedimentos: 1) Exposição dialogada sobre a Teoria da Integração Organísmica; 2) Exposição dialogada sobre a proposição da TIO que versa sobre os tipos de motivação; 3) Exposição dialogada sobre a proposição de internalização da motivação proposta pela TIO; 4) Reflexão sobre os contextos em que os participantes atuam; 5) Elaboração de um esboço de uma atividade segundo o referEncial teórico da TIO; 6) Socialização dos resultados. Espera-se que, ao final desta oficina, os participantes sejam capazes de descrever a Teoria da Integração Organísmica, bem como aplicar esse conhecimento à proposição de atividades que promovam a internalização da motivação dos estudantes.
Ministrante: João Paulo da Mata Nogueira é licenciado em Letras Português-Inglês pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). Mestre em Letras Estrangeiras Modernas pela Universidade Estadual de Londrina e Mestrando em Educação (Unicamp). É egresso do curso de Especialização em Ensino de Línguas pelo Instituto Federal de São Paulo (Capivari).
Assista a gravação da Oficina 4 através do link: https://eduplay.rnp.br/portal/video/240026
25/10 - Comunicações Online
25 DE OUTUBRO - 19H: COMUNICAÇÕES ONLINE
O caderno de resumos dos trabalhos pode ser acessado AQUI.
Sessão 1 Debatedora: Profa. Fabiana Bigaton Tonin Assista a gravação da Sessão 1 através do link: https://eduplay.rnp.br/portal/video/240034 |
|
Título do trabalho |
Autores/as |
A Língua Japonesa no âmbito do livro didático: uma abordagem cultural nas escolas públicas paulistas de educação básica. |
Simone Fernandes Felippe Nagumo |
Ensino-aprendizagem de chinês-mandarim: conflitos e caminhos |
Thais Cabral Murari Meirelles |
Interação Brasil/Japão: o papel das tecnologias no desenvolvimento socioemocional de jovens |
Ana Luiza Henriques Coan Cláudia Maria Borba Gâmbaro |
Fatores motivacionais no aprendizado de línguas estrangeiras em estudantes hiperpoliglotas |
Bruno Diego de Oliveira Clemente |
Sessão 2 Debatedora: Profa. Érica Maio Taveira Grande Assista a gravação da Sessão 2 através do link: https://eduplay.rnp.br/portal/video/240035 |
|
Título do trabalho |
Autores/as |
As orações de conformidade e o ensino de língua portuguesa |
Cassiano Luiz do Carmo Santos |
Propostas de projetos de letramentos em língua portuguesa para o ensino médio integrado ao técnico em mecatrônica no Campus Salto do IFSP sob uma visão transdisciplinar. |
Cristyan Edward de Almeida Costa Joana de São Pedro Inocente |
Ensino de português e direitos dos povos indígenas: proposta de atividade. |
Lafania da Silva Mendes Vinícius Pacheco Paríse de Lima |
A língua de instrução nas unidades escolares indígenas da etnia Xikrin |
Alexandre Malagutti Sodré |
Sessão 3 Debatedor: Prof. Francisco Marcio Barbosa Teixeira Assista a gravação da Sessão 3 através do link: https://eduplay.rnp.br/portal/video/240036 |
|
Título do trabalho |
Autores/as |
Abordagem interdisciplinar para o ensino sobre vacinas: integração de saúde e matemática |
Isabella Capistrano Larissa Capistrano |
Os desafios dos professores frente às avaliações de alunos de inclusão |
Alex Junior Aparecido Leite |
O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de biologia em uma escola cidadã integral |
Gleicy Nieskier Souza Ventura e Alencar Napoleão Fernando do Nascimento |
O enfrentamento do capacitismo no ambiente escolar |
Bárbara Paviotti Janaina da Silva Joelma Santiago Santos Tassio Acosta |
Condições organizacionais de trabalho autorreferidas por professoras de regiões distintas da Paraíba |
Gleicy Nieskier Souza Ventura e Alencar Yolanda Abrantes Paletot |
Percepção de docentes em uma escola integral do agreste paraibano no tocante aos aspectos organizativos laborais |
Yolanda Abrantes Paletot Napoleão Fernando do Nascimento |
Sessão 4 Debatedora: Sabrina Espino Prata Assista a gravação da Sessão 4 através do link: https://eduplay.rnp.br/portal/video/240037 |
|
Título do trabalho |
Autores/as |
Uma breve reflexão acerca do potencial de contribuição de um curso intitulado “English to Face Inequalities” para a mobilidade social e desenvolvimento do capital cultural de alunos da Fatec Itu e comunidade externa |
Thômas Felipe Rodrigues |
Atividade social na aula de língua inglesa: uma revisão de literatura |
|
Letramento crítico e a ideia de um currículo crítico desencapsulado para o ensino de línguas estrangeiras para estudantes do 5º ano do ensino fundamental |
Sergio dos Santos Clemente Júnior Fernanda Tonelli |
Negritude: desconstruindo o preconceito e (re)construindo identidades — exposição de uma sequência de aulas de leitura |
João Paulo da Mata Nogueira Ana Beatriz Cardoso do Nascimento |
A relação entre crenças e emoções na motivação para aprendizagem de língua inglesa |
Ana Beatriz Cardoso do Nascimento |
26/10 - Comunicações Presenciais
26 DE OUTUBRO - 09H: COMUNICAÇÕES PRESENCIAIS
O caderno de resumos dos trabalhos pode ser acessado AQUI.
Sessão 1 Laboratório de Informática 1 Debatedora: Fabiana Bigaton Tonin |
|
Leitura literária e conversação em inglês: uma possibilidade de abordagem crítica por meio da semântica |
Aline Néris Dias |
Ensino de língua portuguesa para haitianos |
Eliana Camargo dos Reis Maria da Conceição Pereira de Oliveira Pinheiro |
Proposta didática de análise linguística para alunos estrangeiros da obra "Triste Fim de Policarpo Quaresma” de Lima Barreto em português e em espanhol / L2 |
Lafania da Silva Mendes Vinícius Pacheco Paríse de Lima |
Acessibilidade nas universidades: empoderamento e direitos dos surdos |
Aline Calixto Eduardo |
Explorando o ensino de espanhol como LE/L2 através do cinema: uma abordagem linguística e pedagógica |
Viviane Rosa Teixeira |
Sessão 2 Laboratório de Informática 2 Debatedora: Profa. Fernanda Tonelli |
|
Prática docente de língua estrangeira: uma abordagem reflexiva e inovadora |
Elton da Conceição Neves Maria Joilma Ferreira dos Reis |
Língua estrangeira moderna no contexto de escola pública - Ensino Fundamental II |
Karoline Ferreira de Camargo Carmen Simone Miranda Santos |
Social media profiles: falando sobre mim |
Renato Pacheco de Freitas Pedro Tiago dos Santos |
Variação linguística e preconceito: explorando a diversidade da língua inglesa através da música Down Under |
Maria Heloisa Saraiva Vicente Patricia Umeko Dacunte |
Proposta didática: o uso de onomatopeias no gênero comic strip |
Mariana Aparecida Padilha Myriam Borges de Matos Pedro Ivo Julio Colani |
Ensino de língua espanhola para brasileiros através de músicas hispânicas |
Léia Andréia de Oliveira Lima |
Redes Sociais