Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

CPI - Pesquisadores do Campus Capivari publicam Artigo sobre "Adsorção de Contaminantes de Efluentes Agroindustriais" na Revista Internacional "Global NEST Journal"

  • Publicado: Quarta, 06 de Novembro de 2024, 14h42
  • Última atualização em Quarta, 06 de Novembro de 2024, 20h16
  • Acessos: 532

Os Pesquisadores Bárbara Fernanda Rosa, Mateus Nordi Esperança e André Luís de Castro Peixoto do Campus Capivari, em conjunto com Rodrigo Fernando dos Santos Salazar, publicaram recentemente o artigo científico intitulado “Adsorption of carotenoids, chloride, and sulfate from annatto dye agro-industrial effluent” na revista científica Global NEST Journal. A publicação internacional, de acesso aberto, tem como foco a difusão de pesquisas originais, artigos curtos e revisões críticas sobre aspectos amplos da Ciência e Tecnologia Ambiental.

A revista, que tem ISSN 1790-7632 para a versão impressa e ISSN 2241-777X para a versão eletrônica, busca destacar temas como Controle de Poluição, Mudanças Climáticas Globais, Qualidade do Ar e da Água, Tratamento de Água e Efluentes, Gestão de Resíduos Sólidos, Substâncias Perigosas e Análise de Riscos, entre outros tópicos emergentes. Sua abordagem interdisciplinar engloba também Políticas de Gestão Ambiental, Gestão de Ecossistemas e Recursos Naturais, Hidrologia, Recursos Hídricos, Energia Limpa e Sustentabilidade.

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do “Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Inovação em Efluentes e Resíduos Sólidos”, que desenvolve trabalhos envolvendo a remoção ou degradação de moléculas como antibióticos e corantes presentes em efluentes. O estabelecimento deste Centro de Pesquisa e Inovação foi apoiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa através do edital IFSP nº 329/2021.

No artigo, os autores abordam a problemática da contaminação ambiental causada por efluentes oriundos da indústria de corantes naturais, como o urucum, cujo processamento gera resíduos ricos em carotenóides, cloretos e sulfatos. Utilizando técnicas de adsorção, a equipe buscou desenvolver uma metodologia eficiente para remover esses contaminantes, contribuindo para a redução de poluentes em corpos d’água e, consequentemente, para a preservação dos ecossistemas.

O trabalho foi desenvolvido por integrantes do Grupo de Química Tecnológica - Research Group on Process Chemistry (ProChem) e reflete a crescente preocupação e comprometimento dos pesquisadores em encontrar soluções viáveis e sustentáveis para problemas ambientais globais.

O artigo completo está disponível para leitura no site da Global NEST Journal através do link: https://journal.gnest.org/system/files/2024-11/gnest_06047_final.pdf.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página