Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

RET - Conheça o Gene - Fundo Patrimonial do IFSP

  • Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2024, 07h45
  • Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2024, 07h45
  • Acessos: 123

O fundo foi lançado nesta terça, 2/7, no Conselho Superior do Instituto.

 

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) lançou na terça-feira, 2/7, na reunião do Conselho Superior, o Gene, que é um Fundo Patrimonial com o objetivo de garantir recursos de longo prazo para pesquisa, ensino, extensão e inovação.

Os fundos patrimoniais são amparados pela Lei nº 13.800/2019, que define os fundos patrimoniais como conjuntos de ativos de natureza privada com o objetivo de constituir fonte de recursos de longo prazo a partir da aplicação dos seus rendimentos.

No IFSP, o fundo teve sua criação aprovada pelo Conselho Superior, e é regido pela Resolução normativa IFSP nº 23/2023. Conforme a Resolução nº 373/2023 do conselho, a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) foi escolhida como organização gestora.

As doações ao Fundo Patrimonial compõem o chamado “principal”, que não pode ser retirado. Os rendimentos desse capital serão utilizados para financiar projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação. Com a gestão da Funarbe, a iniciativa tem compromisso com a transparência, de acordo com as melhores práticas de governança, seguindo todas as orientações da legislação, do TCU e da CGU.

A criação do Fundo Patrimonial busca proporcionar benefícios para o IFSP, entre eles:

  • Maior autonomia financeira: A instituição terá mais recursos para investir em projetos estratégicos, sem depender exclusivamente da dotação orçamentária anual.
  • Fomento à pesquisa, ensino, extensão e inovação: Os rendimentos do fundo serão utilizados para financiar projetos nessas áreas, o que contribuirá para o desenvolvimento da instituição e do país.
  • Captação de recursos: O Fundo Patrimonial permitirá que o IFSP capte recursos de doadores, empresas e outras entidades.

Um dos exemplos do uso do fundo é complementar bolsas de estudos para estudantes de iniciação científica, viabilizando a contemplação de projetos que atualmente não recebem recursos por meio da Lei Orçamentária Anual. Estima-se que cerca de 200 projetos não sejam contemplados anualmente por falta de recursos, conforme dados da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Constituição Inicial e formação do fundo definitivo
A fase de constituição inicial tem o objetivo de arrecadar recursos para a criação do fundo definitivo. Essa fase inicial é fundamental para garantir a viabilidade do Fundo Patrimonial do IFSP.

O saldo arrecadado nessa fase será destinado à criação do fundo definitivo. Os doadores dessa etapa serão considerados doadores instituidores e terão seus nomes reconhecidos na página do fundo. Confira a chamada pública e mais informações em https://ifsp.edu.br/component/content/article/160-fundo-patrimonial/4479

A comunidade interna e externa do IFSP é convidada a participar da iniciativa, seja por meio de doações financeiras, trabalho voluntário ou outras formas de colaboração. Ex-alunos, empresas e pessoas físicas podem manifestar interesse em contribuir.

Nosso nome e marca
O nome escolhido para o Fundo Patrimonial do IFSP é GENE, que vem do latim "generatio" e significa "geração". Essa escolha simboliza o objetivo do fundo de unir pessoas que compartilham a mesma origem e de deixar um legado para as futuras gerações.

A marca com a letra G estilizada no centro como uma semente frutificando, reforça essa ideia de crescimento e desenvolvimento. O logotipo foi desenvolvido pelo estudante Henrique Leduhar da Fonseca Ferraro do Campus São Paulo

O nome GENE foi escolhido pela comissão responsável pela criação do fundo após uma busca criteriosa por opções que representassem fielmente a missão e os valores da instituição. Acredita-se que essa escolha seja marcante e memorável, além de transmitir a mensagem desejada de forma clara e concisa.

Pioneirismo
O IFSP é o primeiro Instituto Federal a ter um fundo patrimonial, e são apenas algumas universidades públicas brasileiras que já implantaram um fundo. A cultura de apoio financeiro por parte da comunidade às instituições de ensino ainda é recente no Brasil. A intenção é receber doações tanto de ex-alunos, famílias, como também pequenos doadores que possam contribuir com pequenas quantias.

Trata-se de uma ação com impacto de longo prazo e que atuará de forma perene. Posto que os recursos que podem ser utilizados são os rendimentos do fundo, quanto maior o volume de doações, maior os rendimentos e mais projetos são apoiados.

Acompanhe o Gene:
Site gene.ifsp.edu.br 
Instagram @geneifsp 
Facebook facebook.com/geneifsp
LinkedIn linkedin.com/showcase/geneifsp

 

Participe da campanha “Eu Contribuí para o Fundo Patrimonial do IFSP”

Nesta primeira fase, todas as pessoas que doarem ao Fundo estão convidadas a imprimirem o cartaz abaixo e tirar uma foto, para postar nas redes sociais. Acesse o arquivo

 

 
registrado em:
Fim do conteúdo da página