CEX - IFSP Capivari e SAAE Capivari firmam parceria para evolução nos serviços de água e esgoto em Capivari

• Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2024, 14h00
  • Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 14h05

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Capivari formalizou uma parceria estratégica com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Capivari com o intuito de aprimorar os serviços de água e esgoto na região. As tratativas iniciais para esta colaboração começaram com uma reunião realizada em 22/08/2023, registrada no site do campus. Em 19/02/2024, o Prof. Dr. André Peixoto e a Diretora Letícia Pedroso Ramos visitaram o SAAE para conhecer a estrutura e discutir possibilidades de parceria. Nesta nova reunião, o SAAE apresentou sugestões de pesquisa e atividades pertinentes ao tema.

O Campus Capivari, sede do Centro de Pesquisa e Inovação (CEPIN) em Efluentes e Resíduos Sólidos, considera essas parcerias fundamentais para o desenvolvimento de ações e pesquisas que atendam às demandas da comunidade, fortalecendo o aspecto de extensão do IFSP. Com a assinatura do acordo em 12 de abril de 2024, a parceria teve início e, assim, o IFSP Campus Capivari se compromete a desenvolver pesquisas sobre o tratamento de resíduos e água, além de estabelecer protocolos para realizar as análises demandadas pelo SAAE. Já o SAAE Capivari se compromete a permitir visitas técnicas de estudantes do IFSP às suas estações de tratamento de Água e Esgoto, e a participar em conjunto com o IFSP em editais relacionados ao tema, buscando recursos financeiros para melhorias.

A colaboração entre o IFSP e o SAAE reforça o compromisso das instituições com a excelência na prestação de serviços públicos, demonstrando a importância da educação e da pesquisa para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade. O IFSP - Campus Capivari se orgulha de fazer parte dessa parceria e está empenhado em contribuir para a evolução de Capivari.

Guilherme Pereira Rego, superintende do SAAE, e Leticia Pedroso Ramos, Diretora Geral do campus.