Ir direto para menu de acessibilidade.

Greve 2024

• Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2024, 11h20
  • Última atualização em Sexta, 24 de Maio de 2024, 19h29

Sobre a greve:

Nesta seção, a comunidade encontra informações importantes sobre o movimento de greve no Campus Capivari do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Comunicado à Comunidade Externa:
Perguntas e Respostas sobre a Greve no IFSP Campus Capivari

O que é greve?

O que é uma greve? Quais são as melhores estratégias grevistas para garantir os direitos dos trabalhadores?

Neste documentário de 2021, que registra a greve do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo de 2011), pode-se conhecer os bastidores dos grevistas, as perseguições sofridas, a pressão dos reitores e diretores contra o movimento e como os trabalhadores conseguiram se articular e mobilizar a sociedade para fortalecer a luta pela melhoria da educação pública federal!

A atual greve encontra-se em um momento histórico, perto de um ponto de inflexão: ou baixa-se a cabeça para amargar uma derrota, ou fortalece-se radicalizando a luta e trazendo a comunidade para lutar, inclusive, pela viabilidade das obras necessárias do Novo Campus de Capivari. A primeira opção será péssima para todos, inclusive para os alunos, para as novas gerações que virão, pois aceita-se o movimento de precarização da educação pública federal. A segunda opção é a que deve garantir o direito à qualidade da educação pública no país. Os grevistas do IFES conseguiram concretizar essa união e conquistaram por exemplo o direito ao RSC e a progressão por titulação no início de carreira. Se hoje se tem garantidos alguns direitos, é porque outros colegas já lutaram por eles no passado.

Esse é um vídeo curto (38 minutos) que precisa ser visto para se resgatar os valores e o orgulho de ser grevista. A greve é de todos que desejam uma educação de qualidade! Vamos nos unir para lutar!

Informações:

Documentos: