DRG - Encceja 2023: Período de Inscrições

• Publicado: Terça, 23 de Maio de 2023, 12h24
  • Última atualização em Terça, 23 de Maio de 2023, 12h25

As inscrições para a edição de 2023 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tiveram início no dia 22 de maio e poderá ser feita até 2 de junho. Os interessados devem fazer a inscrição no portal do Encceja.

O exame - voluntário e gratuito - serve para certificar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. A certificação para o ensino fundamental é feita para estudantes acima de 15 anos. Para o ensino médio, é preciso ter mais de 18 anos.

O certificado é o equivalente ao diploma de conclusão dessas etapas do ensino.

Cronograma para a Edição 2023:

• Inscrições: 22 de maio até 2 de junho
  • Provas: 27 de agosto
  • Divulgação do gabarito: 11 de setembro
  • Resultados: 22 de dezembro

Sobre as provas

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha. Provas também incluem uma redação de até 30 linhas. O modelo é de texto dissertativo-argumentativo, o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As provas para certificado do ensino fundamental são:

• ciências naturais;
  • matemática;
  • língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação
  • história e geografia;

No ensino médio, são provas de:

• ciências da natureza e suas tecnologias;
  • matemática e suas tecnologias;
  • linguagens, códigos e suas tecnologias e redação;
  • ciências humanas e suas tecnologias;

Para obter o certificado, o participante deverá atingir no mínimo 100 pontos em cada uma das provas, em uma escala de 60 a 180. Na redação, é preciso ter nota igual ou acima de 5.

Fonte: Adaptado de https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/05/22/encceja-2023-inscricoes-comecam-nesta-segunda.ghtml