CEX - Reinício das atividade do projeto "Capoeira: Prática e Salvaguarda"

• Publicado: Sexta, 17 de Março de 2023, 11h17
  • Última atualização em Sexta, 05 de Maio de 2023, 10h41

Na última terça-feira, dia 14 de março de 2023, o Câmpus Capivari do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, por meio do projeto de extensão Capoeira: Prática e Salvaguarda e em parceria com a Casa da Criança de Capivari, iniciou as aulas do curso de extensão Capoeira Contemporânea.

Dyesson, bolsista de extensão, ministrando atividades de musicalidade da capoeira.

O projeto, que acontece desde 2016, objetiva praticar e salvaguardar a capoeira, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, e valorizar a capoeira, os grupos de capoeira e os capoeiristas do município e da região onde se localiza o Câmpus Capivari do IFSP. Segundo o Sr. Gustavo Baptistella Leite da Silva, coordenador da ação, "esses objetivos estão em consonância com o Plano Nacional de Cultura (PNC) e com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFSP, que renova o compromisso de tornar o IFSP um lugar de produção e promoção cultural e educacional pautadas na cultura de respeito e na valorização da Diversidade e dos Direitos Humanos".

Nas atividades, que são realizadas, na Casa da Criança de Capivari, todas as terças e quintas-feiras, das 13h30 às 15h00, são atendidas 15 (quinze) crianças maiores de 9 (nove) de idade que residem na região do bairro São Luis, bairro em Capivari, cujos moradores se encontram em extrema situação de vulnerabilidade. Além das crianças atendidas e do coordenador da ação, participa da atividade o Sr. Dyesson Henrique Ferreira, aluno do curso Licenciatura em Química do Câmpus Capivari do IFSP e bolsista do projeto. Para Gustavo, "Dyesson é uma pessoa com deficiência, mas que não desiste dos seus sonhos. Ele tem baixa visão e nanismo, mas pratica capoeira desde 2016, quando começaram as atividades do projeto. Ele já concluiu o curso Técnico em Química e estuda Licenciatura. Ele também é músico. Na capoeira, Dyesson está prestes a conquistar a quarta graduação e está começando seu estágio me ajudando a ministrar as aulas. No trabalho com as crianças, ele é o protagonista nos momentos de musicalidade e de demonstração de movimentos, por exemplo. Aos poucos, durante essas atividades de capoeira, ele tende a incorporar também noções do papel do professor como mediador, incentivador da busca por objetivos e isso pode ser útil para ele no decorrer do curso de Licenciatura.

(O rosto das crianças foram desfocados, pois o Câmpus Capivari ainda não recolheu todos os formulários de direito de uso de imagem)

Sobre a Casa da Criança de Capivari:

A Casa da Criança de Capivari foi fundada em 27 de setembro de 1994 e é uma associação civil voltada ao atendimento assistencial, educacional e moral de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, assim como suas famílias. A Casa da Criança de Capivari aceita todo tipo de doação: mantimentos perecíveis ou não, produtos de limpeza, eletrodomésticos, móveis e contribuições financeiras.

Mais informações:
Casa da Criança de Capivari